quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Roberto Cavalo vai aproveitar o que tem ou dará chance a outros??

Como se sabe, a qualidade do atual plantel do Criciúma é bastante duvidosa! E...será que o novo treinador do Criciúma continuará com alguns critérios usados anteriormente por quem já passou pelo comando técnico? Ou...de repente, oportunizar a outros, inclusive os mais novos ...garotos, chance nos 8 jogos que faltam do Brasileiro? Massss...será que é hora pra lançar “meninos”?? Esse é um questionamento e assunto que muitas vezes vêm à tona pra aguçar a curiosidade de quem observa tudo “do lado de fora”! No momento atual do futebol brasileiro quem mais disponibiliza garotos para o time profissional é o Santos! 

Aliás, já há algum tempo, os meninos formados na Vila Belmiro despontam com algum sucesso na equipe principal. Neymar foi o último craque revelado pelo clube. No próprio Santos, atualmente, há nomes surgindo como o de Gabriel, atacante de 19 anos, apelidado de “Gabigol”. Outro clubes, como São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e Internacional também priorizam o trabalho de formação do atleta profissional de futebol. Aliás, clube de futebol que se preza deve, obrigatoriamente, dar preferência à criação e preparação do seu jogador!! Ah...então o mais correto é colocar um time em campo só com a meninada da casa?? Se for de qualidade, por que não?? Claro que isso acaba sendo pouco provável! O melhor critério é ter no seu C. T. um bom grupo, de certa qualificação, e o complemento ser feito com contratações pontuais...as chamadas posições carentes. A partir de então, uma equipe pode ser composta por atletas criados na base...mais alguns com maior experiência e de qualidade para que possa ser possível projetar uma campanha convincente em determinada competição! Entenderam bem?

Projetando 2.016...isso pode ser pensado pelo Criciúma? Com certeza, não! Primeiro em razão de que as categorias de base do Criciúma não recebem a devida atenção. Não há continuidade de trabalho! Fizeram uma grande injustiça com Evandro Guimarães...lembram? Evandro jogou no Clube, foi campeão da Copa do Brasil, exercia sua atividade de coordenador com extrema competência e acabou sendo demitido do Criciúma até hoje ninguém sabe o real motivo!! Com Sarandi, outro que também tem identificação com o estádio Heriberto Hülse, foi feita a mesma coisa! Mais recentemente, Émerson Almeida acabou contratado e agora corre o risco de perder o cargo em razão da troca na direção! Outra situação que prejudica bastante a árdua função de revelar bons atletas é a constante troca de técnico. E...até na base do Criciúma não há uma continuidade de comando!!

Faço a seguinte pergunta: qual a última boa revelação do Criciúma?? Bruno Lopes(foto acima)? Iago Maidana? Barreto? Cito esses três porque todos já foram convocados pela CBF pra alguma seleção. No caso do atacante, corre sério risco de se perder pelo caminho! Lamentavelmente, suas atitudes fora de campo não são das mais adequadas para quem quer vencer na carreira! O “sereno” e os exageros em noitadas e festas têm prejudicado bastante Bruno Lopes. Embora perseguido por parte da torcida, futebol ele já demonstrou que possui! Precisa, sim, botar a cabeça no lugar e pensar na sua profissão onde pode, com certeza, ser vencedor!! Sobre o zagueiro Iago Maidana, está no meio de uma truculenta transferência para o São Paulo. Tem futuro... dentro do que penso. Torço para que se dê bem e consiga seus objetivos! Quanto a Barreto, depois de algum tempo afastado por lesão, voltou e está numa condição de titularidade no Criciúma. Tem bom futebol tanto na primeira como na segunda função do meio campo. Chegou a ser capitão da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos, disputados em julho passado. Tem bola pra continuar sendo aproveitado no time principal do Criciúma. Há, também, atletas que merecem melhor avaliação...casos do goleiro David, do zagueiro Iânson, do lateral Rômulo, do volante Ruan, do meia Douglas Moreira, e... dos atacantes Andrew, Kalil e Edy. Todos merecem chances! Masss...tudo com muito critério, sem cometer injustiças!!

Um comentário:

  1. Giba
    A diferença da base dos times citados é que a deles têm qualidade visível. A nossa ta longe disso. Concordo que a falta de continuidade do técnico da base pode dificultar o preparo dos jovens. Contudo, nunca é demais lembrar que Luizinho Vieira treinou a base por dois anos seguidos, o time principal, levando muitos dos jogadores da base junto, e o resultado foi pífio.Todos tiveram muitas chances, alguns até demais. Caso do Bruno Lopes. Qualidade tem Ruan, Barreto, David e Yason. O Dodi deveria procurar outra atividade profissional. Nem calcoete de jogador ele tem. Rômulo nunca mostrou qualidade. Dos atacantes citados, talvez o Edy. Vejo um catarinense vexatório a insistir na base para o campeonato. De novo.
    Abraço

    ResponderExcluir