quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Justa homenagem a atletas e técnicos!!

“Criciúma, cidade de campeões” foi um projeto lançado pela Fundação Municipal de Esportes com o objetivo de homenagear atletas, professores e técnicos que elevaram o nome do município em competições nacionais ou, até, internacionais. Durante esta semana, houve um evento no Salão Irê Guimarães, da Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, que premiou os considerados melhores da temporada, atuando por Criciúma. Assim, em diversas modalidades e categorias tivemos muita gente sendo agraciada. Considero muito interessante a idéia e justo o reconhecimento por parte da administração pública! Claro que precisamos de muito mais!! Não temos, em Criciúma, o mesmo orçamento destinado ao esporte que têm outros municípios como Itajaí, Joinville, Florianópolis, Jaraguá do Sul ou Blumenau...por exemplo. Mesmo assim, dentro das condições oferecidas os “caras” que trabalham na F. M. E. ainda fazem muuuuiittooo!!
Todos sabem que não temos a mesma chamada “cultura” que possuem cidades que, geralmente, dominam o dito esporte amador! Não há grandes convênios ou algo mais relevante, no aspecto financeiro/estrutural, para que o resultado final seja com números ou troféus de campeões alcançados em Jogos Abertos e nos demais torneios da Fesporte. Aliás, é preciso lembrar que “amadorismo” só no nome ou termo usado! Se foi o tempo em que todos sentíamos orgulhosos ao vestir a camisa da cidade onde nascemos ou moramos e sair por aí disputando jogos ou competições. Tudo mudou e faz teemmmppooo!!! Hoje em dia há leis de incentivo ao esporte e, além disso, pra jogar pela Fundação boa parte dos atletas recebe percentual de bolsa de estudo ou até mesmo quantia em dinheiro. É assim!!! Quanto a treinadores e professores, estes, sim, são contratados e, como profissionais, recebem por serviços prestados.

Passarinho Arrepiado aproveita a “deixa” do assunto inicial e me pergunta se não somos mais o “país do futebol” em razão do crescimento de outros esportes que, de certa forma, acabam tirando espaço “da bola”?! Minha opinião é de que não há, hoje, aquela hegemonia brasileira de outros tempos no futebol. Se antes, bem lá atrás éramos soberanos “com a bola no pé”, nos dias atuais tudo é diferente! Até o tal de UFC ganhou espaço na mídia!! Pra mim, inclusive, uma prática estúpida e que não faz parte das minhas preferências na “telinha”. O surfe também cresceu muito. Ano passado foi Gabriel Medina quem conquistou um título mundial no Havaí. Em 2.015, Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, acaba de ser campeão lá... de novo conseguindo o mais alto lugar no pódio para o Brasil. Muito bom! E que haja crescimento em todos os esportes, pelo menos aqueles racionais, onde competir e vencer, sem usar de violência contra o adversário de forma imbecil, seja o objetivo principal!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário