sábado, 5 de dezembro de 2015

Dar ou não importância ao Campeonato Catarinense??

A pergunta serve apenas pra colocar o assunto em discussão...em pauta aqui no criciumanews.com.br. Porque eu não tenho nenhuma dúvida de que o Campeonato Estadual deve, sim senhor, ser priorizado por clubes como o Criciúma, o Figueirense...Joinville, Avaí e Chapecoense, as cinco principais agremiações do futebol barriga-verde! Mesmo que vez por outra a competição, em oportunidades anteriores, tenha apresentado raras surpresas...os demais integrantes da 1ª Divisão são considerados coadjuvantes! Casos de Camboriú, Brusque, Atlético de Ibirama, Metropolitano e Internacional de Lages. Se formos rememorar a época contemporânea do nosso futebol, dentro de cada Catarinense disputado, vamos constatar que raramente o título ficou fora de Criciúma, Joinville, Florianópolis ou Chapecó. Exemplos? Brusque, em 1.992; e, antes, Ferroviário...em 1.970.
Alguém pode perguntar o seguinte? Massss...Gilberto, quais os méritos e as vantagens de ser campeão aqui em Santa Catarina? Pois tenho vários motivos para fundamentar minha tese! E meu contraponto também questiona: qual outra competição no calendário atual do futebol brasileiro proporciona maiores chances de conquista?? Claro que é o campeonato regional!! Ou alguém acha que é menos complicado ganhar qualquer outro torneio em nível nacional??!! Obviamente que não!! Sei que o Criciúma já ganhou Copa do Brasil, o Figueirense andou “beliscando”...ficou com o vice; o Tigre e o Joinville já ganharam a Série B; o Criciúma também “papou” a Série C. Massss...em termos técnicos, jogar o estadual catarinense provoca menos dificuldades!!

Quanto às vantagens, olha...entendo que qualquer clube de futebol é movido a títulos e conquistas. Trazendo o tema aqui pro nosso chão...o Criciúma só ganhou maior projeção e aumentou consideravelmente o número de torcedores e simpatizantes à partir de façanhas como o Catarinense de 1.986 de forma invicta; o tri estadual em 89, 90 e 91; a Copa do Brasil e o Brasileiro de 2.002. Outras vitórias marcantes como o catarinense de 2.005, em Ibirama; a Série C de 2.006; e mais um estadual...em Chapecó, no ano de 2.013, também fazem parte da rica história do Clube. Todos estes triunfos estão até hoje com lembranças bastante vivas na memória da torcida. Assim, fica mais do que provada a importância de se ganhar títulos, buscar mais e mais vitórias pra elevar cada vez mais a popularidade da marca Criciúma Esporte Clube!

O leitor também pode estar me perguntando o seguinte: Não seria melhor permanecer por uns 10 anos na Série A e abdicar do Catarinense...deixando-o de lado?? Minha resposta é “não”!! Pelo simples fato de que não há como ter a certeza de que, “esquecendo” a competição regional, as campanhas em cada Brasileiro serão convincentes a ponto de garantir boa colocação em todas as participações!! Aliás, sobre a Série A do Campeonato Brasileiro, entendo que os clubes catarinenses ainda não são merecedores de “cadeira cativa” no respectivo certame. Bom frisar, entretanto, que ninguém é tão superior assim que, em absoluto, não corra riscos de descenso!! Gostaria, contudo, que o Criciúma pudesse criar uma boa estrutura, dentro e fora de campo, para subir e ficar na elite por, pelo menos, 3 a 4 anos!! Depois...caso haja rebaixamento, faz time de novo...se reformula novamente e sobe outra vez!! Se assim fosse já estaria de “bom tamanho” pro tamanho do Criciúma!! Entenderam bem??

2 comentários:

  1. Giba
    Concordo plenamente. Catarinense é o único campeonato que podemos disputar as veras, com chance de título. Por isso discordo de montar time improvisado para o catarinense. Penso que tem que ser formado um elenco forte já para o catarinense. Buscar, sendo necessário, um ou dois nomes durante a série B. Esses cinco jogadores que se fala em contratar já é para o catarinense?
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. Imagino que nem todas os "cartuchos" serão queimados para o Catarinense!!

    ResponderExcluir