terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O favoritismo da Chapecoense!

Em razão de minhas atividades profissionais como cronista esportivo, conversei, no último fim de semana, com representantes dos outros nove clubes que vão disputar o Campeonato Catarinense de 2.016. Claro que, no caso do Criciúma, praticamente vivenciamos o dia a dia de tudo o que envolve nosso representante. Assim, algumas conclusões foram tiradas. Por exemplo, o presidente da Chapecoense, Sandro Palaoro, reconhece o favoritismo de seu time para vencer a competição que se inicia sábado(30). Segundo o dirigente do “Verdão do Oeste”, seu clube dispõe de situação financeira/estrutural, hoje, invejável para os padrões do futebol barriga-verde. Importante frisar que Sandro Palaoro não se auto vangloriou!! Apenas foi realista!! Lembrou que há 6...7 anos atrás a Chapecoense nem série tinha pra disputar!! E... passou, dentro de campo, por todos os obstáculos, nas competições envolvendo o Brasileiro da D, C, B...até chegar no ápice que é a elite do futebol nacional!!
Gente...pelo que destacou o presidente Palaoro(foto acima), são oito empresários que “bancam” a Chapecoense, e esta...obviamente, contando com ajuda do poder público na cessão do estádio regional que virou Arena Condá. O pessoal do futebol trata seu produto com extremo cuidado!! O percentual de acerto nas contratações é bem superior ao número daqueles atletas que não correspondem!! A permanência na Série A, de 2.015 pra 2.016, significou quase que um achado de “pote de ouro” para as finanças do Clube. Tanto que, segundo Sandro Palaoro, hoje a Chapecoense tem dinheiro “em caixa”...que sobrou do ano passado, e ainda vai embolsar a verba da televisão, algo próximo dos 35 milhões de reais...mais 4 milhões do patrocínio com a Caixa Econômica Federal e outras quantias através de publicidade. Com todos esses dados levantados, dá pra afirmar que a Chapecoense é hoje, em Santa Catarina, o clube mais preparado para as competições que terá pela frente!!

Dos considerados clubes grandes, pelo que já pude constatar, o Avaí é o que encontra maiores dificuldades. A queda pra Série B do Brasileiro prejudicou demais toda a já não muito sólida sustentação avaiana. Ouvi do gerente de futebol Agnelo Gonçalves que os atletas que ficaram da temporada passada ainda não receberam totalmente os salários de 2.015!!! Além disso, há idéia de investimento nas categorias de base para tentar uma boa campanha e, assim, evitar aumentar ainda mais as despesas!! Quanto ao rival, Figueirense, Húdson Coutinho preferiu adotar um discurso mais otimista. Segundo ele, embora haja respeito com os principais concorrentes, o objetivo do “Furacão do Esxtreito” é continuar sendo o mais vezes campeão do Estado!! E...sobre o Joinville, existe um claro abatimento...reflexo de duas derrotas consideráveis no ano passado. Uma delas a perda, no “tapetão”, do título estadual para o Figueirense; e, a outra...o descenso na Série A do Brasileiro. Pra se recuperar de tais “golpes”, talvez leve tempo...!!

O Passarinho Arrepiado pede e eu aceito! Ele fará suas análises sobre o que espera do outro grande de Santa Catarina, o Criciúma Esporte Clube. Pois bem...é contigo Arrepiado: “Então... acho que o Criciúma vai passar por dificuldades em razão da mudança administrativa e da filosofia de trabalho! Jaime Dalfarra não dispõe dos mesmos recursos de Antenor Angeloni. Entretanto, o que pode fazer a diferença positivamente é que há uma maior identificação por parte de quem está fazendo o futebol no Criciúma de hoje do que nas últimas temporadas!! Por sua vez, o técnico Roberto Cavalo precisará trabalhar muito um time que conta com alguns ditos “reforços” mesclando com atletas que permaneceram de 2.015...em sua grande maioria, oriundos das categorias de base. Vai dar certo? Vai dar errado? Ninguém consegue ter certeza disto ou daquilo! Entretanto, há clara evidência...esperança...de observarmos um time em campo com bem mais comprometimento do que os últimos que proporcionaram seguidas decepções!!”. É isso aí...teclou bonito Passarinho!! (rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário