sexta-feira, 25 de março de 2016

Johan Cruyff também é “Top-10”!!

Numa postagem recente fiz menção a Ronaldinho Gaúcho que, dos que vi jogar, está entre os 10 melhores...sem dúvida alguma!! Pois também tenho absoluta certeza de que Johan Cruyff, o maior jogador de futebol na história da Holanda, também é um dos 10 melhores que assisti jogando. Começou no Ajax, do seu país, isso lááááá em 1.964. Mais tarde, transferiu-se para o Barcelona onde apareceu com maior notoriedade para o mundo! Jogou ainda no futebol dos Estados Unidos e retornou pra Holanda onde encerrou carreira no Feyenoord, em 1.984. Lembro bem do que ele e seus companheiros fizeram na Copa do Mundo de 1.974, disputada na Alemanha. Cruyff comandou o carrossel holandês que encantou o mundo e só não foi campeão daquela copa por causa de mais uma de tantas fatalidades que o futebol às vezes nos prega!!

O técnico era Rinus Michels que colocou em prática o tal de “futebol total” onde todos os 10 jogadores de linha não guardavam posição. Atacar e defender, independentemente do setor do campo, era responsabilidade de todos. A Seleção Brasileira, comandada por Zagallo, foi eliminada na fase semifinal pela Holanda e, lembro bem...o jeito de jogar de Ruud Krol, Wim Jansen, Johan Neeskens, Rob Rensenbrink, Johnny Rep e, claro, Johan Cruyff. Infelizmente, Cruyff morreu aos 68 anos, nesta quinta-feira(24), depois de lutar contra um câncer no pulmão. Nunca negou que fumou bastante...embora tivesse deixado o vício há 24 anos!! Uma das frases marcantes de Cruyff...já depois de ter encerrado carreira de jogador de futebol: “Eu tive dois vícios na vida:fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo, e o cigarro quase jogou tudo fora!”. Ficam as lembranças de seus 708 jogos oficiais e os 402 gols marcados!!

Virando a página e mudando o assunto...Fluminense e Atlético Paranaense vão decidir a Copa da Primeira Liga. Um “convidado”...o Flu, de Levir Culpi, contra o Atlético, treinado por Paulo Autuori. Jogo único...dia 7 de abril, na outra quinta-feira, em local ainda a ser definido pela organização do torneio. Infelizmente, os catarinenses foram meros participantes...sem grandes aspirações. Tanto Criciúma quanto a dupla da Capital, Figueirense e Avaí, só jogaram a competição por jogar...!! Nenhum dos 3 deu prioridade à Sul/Minas/Rio!! Aliás, quem dos 12 participantes deu preferência ao certame em detrimento do estadual que participa?? Convenhamos...nenhum deles!! Vi maior interesse nos jogos da fase semifinal, quando o Fluminense eliminou o Internacional e o Atlético bateu o Flamengo. De qualquer modo, mesmo que meio aos “trancos e barrancos”...a Primeira Liga está chegando ao seu final. Fico na torcida para que a próxima edição já conte com o apoio da CBF...com calendário aprovado e conciliando datas para uma participação dentro da normalidade dos clubes envolvidos.

Passarinho Arrepiado e seus costumeiros palpites pra mais uma rodada do Campeonato Catarinense. Então, diga lá...meu “bichinho” predileto!! “Esta será a 5ª “volta” do returno e o maior favorito é a Chapecoense que joga em casa contra o Brusque. Ou alguém duvida disso?? Aposta “seca” ...coluna um!! O Camboriú pega o Internacional de Lages que precisa dar uma resposta depois dos 5 a 0 que levou em Criciúma. O “Cambúra” ensaia uma melhora de sua campanha em relação ao returno. Vou de empate! Jogo enfarruscado está programado pra Ressacada: Avaí x Joinville. Como diriam os “manezinhos”...o Leão está em “frangalhos”!! O JEC vive melhor momento. Acho que dá os visitantes! O Guarani, já quase com um pé no rebaixamento, vai a Jaraguá do Sul pra enfrentar o Metropolitano. Fico com o Metrô! E... Criciúma x Figueirense, jogo de condições iguais...masss, prefiro apostar no Tigre!! Ok...blz?”. Então ta...grande Arrepiado!! Vamos ver tudo o que se passa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário