quarta-feira, 16 de março de 2016

O maior clássico dos anos 80!! O melhor jogo da rodada do Catarinense!!

Assim dá pra definir a partida Joinville x Criciúma que se enfrentam na Arena/Joinville, nesta quarta, 21:45. Lembro de jogos memoráveis...históricos, entre os dois que decidiram alguns títulos estaduais nos anos 80 e 90. Em 1.982, com a força que tinha Waldomiro Schützler junto à Federação Catarinense de Futebol, na época presidida pelo joinvilense José Elias Giuliari, ambos realizaram uma decisão com o Heriberto Hülse lotado. Temendo brigas e invasões...a FCF trouxe um verdadeiro batalhão de policiais e cães para garantir a segurança do “espetáculo”! O 1 a 1, somado à vitória na partida de ida acontecida antes no Ernesto Schlemm Sobrinho, deu mais um campeonato catarinense ao JEC. Já, 4 anos mais tarde, o Criciúma conseguiria sua primeira taça na era do amarelo, preto e branco, com um zero a zero dentro da casa”deles”!! Recordo bem que houve uma euforia tamanha na cidade a ponto de a torcida se mobilizar e esperar a delegação no trevo da Vila Nova, em Içara! Na mesma temporada, o Criciúma jogaria com o Joinville dentro do Heriberto Hülse a última partida já com o título estadual conquistado antecipadamente. Dois a zero ...gols de Jorge Veras!!
 x 
O troco do Joinville viria no ano seguinte! Em Criciúma, o Tigre viu o sonho do “bi” ser adiado com dois a zero contra...gols de Geraldo Pereira e Nardela. A foto deste time do Joinville, tirada no dia do jogo, está acima. Masss...em 1.989, e a foto também está acima, e 90 o Criciúma conseguiu de novo decidir o Estadual em casa e ganhou ambos os jogos do tradicional rival: 89 no 1 a 1, com Adílson Gomes marcando pro Tigre e Moreno empatando pro Joinville; 1.990...1 a 0, gol de Vanderlei. No ano de 2.001, Criciúma e Joinville decidiram o Campeonato Catarinense, juntos, pela última vez. Foi no Majestoso e deu JEC...num melancólico domingo a tarde para a torcida do Tigre. Além destas situações envolvendo partidas decidindo torneios, tivemos outros grandes enfrentamentos entre o tricolor do Sul e o do Norte do Estado. Isso... já desde a metade da década de 70 quando o Comerciário, depois o Criciúma, jogaram o certame regional. Jogadores como Nardela, Galvão, Zé Carlos Paulista, Borrachinha, Wágner, Fontan...dentre outros do lado de “lá”; mais Iúra, Serrano, Eduardo, Luiz Freire, Jorge Veras, Rachede, Vanderlei, Edmílson...dentre outros do lado de “cá”, também fizeram história com a camisa do Criciúma seja de “azul ou de amarelo”, ou do tricolor Joinville!

O jogo deste meio de semana tende a ser bastante difícil tanto pra um quanto pra outro! O Joinville vem embalado por ter batido o Figueirense, em Florianópolis, na rodada passada. Por sua vez, o Criciúma também vem de vitória na competição. Depois que Hémerson Maria assumiu o comando técnico do Joinville houve evolução no time da Manchester. No outro lado, Roberto Cavalo tem sabido muito bem armar suas estratégias para jogos fora de casa. Talvez tenhamos o melhor público da competição. Tanto em Criciúma como em Joinville o torcedor comparece em bom número quando os dois se “pegam”, justamente pela grande rivalidade que há! É jogo de difícil prognóstico! Imagino que o JEC vá tentar encurralar o Criciúma e caberá ao time de Roberto Cavalo ter a inteligência necessária pra saber absorver essa possível pressão e não ficar com a “bunda lá atrás”!!! Entenderam bem??

Nenhum comentário:

Postar um comentário