sexta-feira, 1 de abril de 2016

Um ídolo atleta!!

Teria completado 35 anos no último dia 30 e, com toda a certeza, acumulando em seu currículo passagens pela Seleção Brasileira e, quiçá, numa Copa do Mundo. Jogava muito mesmo!! Morreu de forma estúpida num acidente em Florianópolis, dia 28 de novembro de 2.002 quando tinha 21 anos de idade. Me refiro a Mahicon José Librelato da silva, ou simplesmente, Mahicon Librelato. Tive o prazer de, juntamente com o empresário e diretor da base do Criciúma, Mário Ribeiro, este já falecido também, ir assistir em Caravággio uma partida de futsal, final do Campeonato da Liga Amadora Criciumense...isso lá pelo ano de 1.999. Mahicon seria homenageado pelo fato de ter sido o artilheiro da competição. Seu professor ou técnico era João Ribeiro, o “Dão”, homem de forte ligação com o esporte amador de Orleans. Na arquibancada do ginásio, Mário me cochicha: “Vai lá e conversa com aquele menino, o Mahicon, e diz pra ele ir fazer um teste no Criciúma!”. Argumentei: “Mário...mas ele é do futsal e, pelo que sei, já tentou “jogar campo” e não deu certo!”. Mário insistiu: “Vai lá! Não custa tentar de novo! Ele faz gol pra caramba!!”.

Desci até a quadra e conversei com o garoto que se comprometeu, na semana seguinte, estar no Heriberto Hülse para realizar um período de testes. Na época, eu atuava como supervisor das categorias de base do Criciúma e o Clube passava por um momento terrível administrativa e financeiramente. Ademir Patrício era o treinador do time júnior e ainda estavam na equipe que dirigia as equipes juvenis e de infantil, os bons profissionais Audicésar de Souza, o “Catitinho”; Émerson Thomazi; Hériton Sandrini, o “Babú”, hoje auxiliar de Mauro Velha, no Brusque; e o sr. Waldemir Norberto Izaú Pereira, o popularíssimo “Fumanchú”...outro que também já nos deixou. Nos primeiros treinos realizados Mahicon(foto abaixo) já impressionava e não demorou muito para que fosse requisitado pela equipe sub-20, comandada por Ademir Patrício, mesmo tendo o atleta idade ainda pra atuar no time sub-17(juvenil).
Depois de aprovado no Criciúma, Máhicon fez vestibular pra medicina e tentou ingressar na UFSC, em Florianópolis. Aproveitou a estada na Ilha e, “às escondidas”, realizou um período de 3 dias de avaliação no Figueirense. Imaginava o garoto que poderia conciliar os estudos na Capital com a “bola”...jogando por um clube de lá! Dias depois, Máhicon me confidenciou: “Báhh...Gilberto! Fiz teste no Figueirense e nem quis saber o resultado. Me botaram a dormir num corredor frio do alojamento! Quer saber? Vim embora e nem me despedi dos caras!!”. Pro bem dele e do Criciúma, Mahicon permaneceu no Heriberto Hülse e se tornou uma das maiores revelações na história das categorias de base do Clube! Encantou a todos que o viram jogar já nos profissionais...comandado, em 2.001, por Luiz Gonzaga Milioli. Na minha opinião, ninguém que começou ainda garoto no Criciúma, jogou mais do que Mahicon Librelato e...Everaldo!! Após conquistar a torcida, ser unanimidade entre todos os que acompanhavam o Criciúma naqueles anos, Mahicon foi negociado com o Internacional, de Porto Alegre. Juntamente com o saudoso Lussa Librelato, seu tio, o acompanhei até o Beira-Rio onde fomos recebidos pelo então presidente Fernando Miranda. Continuou brilhando, só que com a camisa do Colorado Gaúcho, e...prefiro guardar as lembranças dos bons momentos que tive conferindo muito de perto seu futebol! O que veio depois...deixemos de lado...!!!

Passarinho Arrepiado chega correndo após suas atividades físicas e se mostra meio que perplexo, tipo com o “pé atrás”, em relação ao futuro do Criciúma no Campeonato Catarinense. Nesta sexta(01), encara o Guarani, em Palhoça, e precisa ganhar pra continuar alimentando chances de brigar pelo título do returno. Tem 9 pontos na tabela e 4 a menos que Joinville e Chapecoense, respectivamente, 2º e 1º colocados. Se vencer, terá de torcer contra a Chapecoense, que joga no Orlando Scarpélli, diante do Figueirense; e para que o Camboriú “faça um crime” no Joinville, na Arena. Depois disso, ainda faltarão mais 3 jogos para o Tigre, dos quais, dois em casa. Ainda dá?? Sim!! Masss...a situação já esteve menos complicada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário