quarta-feira, 29 de junho de 2016

Em forma...Messi ou Maradona??

Fiquei surpreso com o que disse o craque Lionel Messi após o selecionado de seu país ter sofrido mais uma derrota em final de Copa América. E...de novo pro mesmo adversário e nas mesmas condições: Chile, cobranças de tiros livres da marca penal! À distância me parece que foi algo de cabeça quente o que disse o melhor jogador do mundo, na atualidade! Num primeiro momento, acredito que ele vá rever suas idéias e ainda voltar a vestir a camisa azul e branca da Argentina. De qualquer modo, o caminho do “abandono à seleção” poderá ser o mesmo a ser tomado por Ángel di Maria, Gonzalo Higuaín, Sergio Agüero, Javier Mascherano e até do técnico Tata Martino!! Sei que é difícil absorver tal situação. A Argentina não “levanta um caneco” desde 1.993 quando ganhou a Copa América no Equador, em final diante da seleção do México. De lá pra cá, foi vice-campeã em quatro oportunidades no torneio sul-americano...duas derrotas pro Brasil, em 2.004 e 2.007; além destas últimas pro Chile, ano passado e este. Há também as finais na Copa das Confederações, em 2.005, na Alemanha, vencida pela Seleção Brasileira; e, a de 2.014, aquela final no Maracanã em que os alemães ganharam na prorrogação!! Messi esteve participando em quatro destas competições e em nenhuma delas conquistou a 1ª colocação. Desolado, o craque argentino quer dizer “adeus” à sua seleção!!

O assunto ganhou repercussão internacional e as TVs chegam a fazer enquetes junto ao público pra saber da opinião popular. Claro que o torcedor...aquele que alimenta rivalidades com o país vizinho usa as redes sociais pra “deitar e rolar” em cima dos “hermanos”!! É o lado bom da disputa por supremacia no futebol que se estende por outros esportes também. Eu mesmo “tirei uma casquinha” no facebook tão logo acabou a final do último domingo! O que não posso “misturar”, contudo, é a questão paixão com a razão!! Considero “falta de inteligência” não reconhecer que Messi é, hoje, o maior craque do futebol mundial...ostentação pra muitos dividida com outra fera, o português Cristiano Ronaldo! Há quem considere este, inclusive, melhor do que Messi! Eu...fico com o “10” argentino! Também precisamos admitir que a seleção argentina é melhor do que a nossa, no momento!! Lá...mesmo com sucessivas frustrações em termos de grandes conquistas, existe maior organização,  comprometimento e patriotismo! Virtudes que, por aqui, há algum tempo não constatamos!!

 

Aproveitando o “gancho” do assunto Messi e o futebol argentino que anda melhor do que o nosso...em todos os aspectos, o Passarinho Arrepiado me pergunta o seguinte: “Em forma, gostarias de ter no teu time Messi ou Maradona??”. Sem pestanejar...respondo de “peito empinado”: Diego Armando Maradona!! Pra mim, jogou MUITO MAIS do que Lionel Messi!! Individualmente não conquistou tantas “bolas de ouro” como Messi. Massss...”comeu” a bola de todos os jeitos e formas na sua época...pelo Boca Juniors, Nápoli, Barcelona e, principalmente, pela seleção argentina!! No popular...ganhou “sozinho” uma Copa do Mundo pro seu país, em 1.986, no México!! Dava gosto vê-lo jogar!! Foi protagonista de conquistas como Pelé, Zico, Platini, Beckembauer, Cruijff...dentre outros tantos craques que tive o prazer de ver jogar!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário