quarta-feira, 22 de junho de 2016

Finalmente...a quebra do jejum!!

Fazia mais de um ano que o Criciúma não ganhava um jogo fora de casa pelo Campeonato Brasileiro! Isso havia ocorrido em 16 de junho do ano passado na longínqua Lucas do Rio Verde(MT), diante do Luverdense...1 a 0. E...tabú existe pra ser quebrado!! Pois foi o que aconteceu nesta terça-feira(21) quando o Tigre bateu o Vila Nova, no Serra Dourada, em Goiânia, por 3 a 2. Mesmo que o adversário estivesse numa noite infeliz...desarrumado em campo, o Tigre não teve nada a ver com isso!! Ganhou e de forma merecida!! O esquema adotado pelo técnico Roberto Cavalo, temos de reconhecer, deu certo!! O time foi competitivo, eficiente, disciplinado taticamente e, mesmo sem grande brilhantismo e até com algumas falhas conquistou três pontos que recolocam o Criciúma no G-4. Na “marcha do placar”...20 minutos da 1ª etapa, após cobrança de escanteio bem efetuada por Élvis, Gustavo desviou de cabeça e marcou o 1º para o Tigre. Aos 40...após bola jogada na área, Raphael Silva não usou seu corpo pra impedir a cabeçada de Vinícius, aquele zagueiro que já jogou no Criciúma, em 2.010: 1 a 1. No 2º tempo, Douglas Moreira saiu a dribles desde o meio-campo e, já na área foi derrubado. Eram 14 minutos e Gustavo converteria a penalidade com “bola num canto, goleiro no outro”! Aos 25...outra bola parada, desta feita com Alex Maranhão. Cruzamento pra área do Vila e Raphael Silva “cumprimentou” o goleiro Wágner Bueno que falhou no lance porque espalmou pra dentro do próprio gol! E...aos 41 minutos, Fabinho...outro ex-Criciúma em 2.013, acertou à média distância e Luiz foi surpreendido! Vale frisar que o Criciúma suportou pressão no fim do jogo e garantiu resultado expressivo dentro da competição!
Na foto da esq., Gustavo comemora o 2º gol que ele marcou, batendo penalidade máxima. Niltinho tb. aparece. À dir., Diego Giaretta e Raphael Silva saem pra festejar o 3º gol do Tigre, marcado pelo “3” tricolor! Ao fundo…Niltinho.

Luiz, numa análise geral, levou dois gols e fez duas boas defesas durante a partida. Na 2ª conquista do Vila Nova houve “cochilo” por parte do bom goleiro tricolor!! Nota 5. Ezequiel, até pela proposta mais “cuidadosa” do Criciúma, não atacou tanto como em outros jogos. Esteve discreto...nota 6. Raphael Silva também merece um “6” porque esteve no “céu e no inferno” durante o jogo. Penso que falhou no 1º gol do Vila Nova...masss, marcou o 3º do Tigre! Diego Giaretta, com atuação tranqüila e segura, lembrou os melhores jogos que ele fez quando chegou ao Criciúma ainda pro Camp. Estadual. Nota 7. Márlon também esteve mais tímido...menos agressivo! Insisto que o estilo de jogo do Criciúma no Serra Dourada não foi de atacar com freqüência pelas laterais. Nota 5. Sem “encher os olhos”...o volante Barreto jogou o “feijão com arroz”...fez o simples, com prioridades pra marcação. O mesmo aconteceu com Ricardinho...ambos sem ir ao ataque! Pela aplicação...nota 6 pros dois! De novo, Douglas Moreira jogou grande partida! Sua complexão física, principalmente por ser um atleta rápido e leve, favorece os dribles e os passes de primeira! Nota 8. Por ser um meia de armação e as vezes de chegada na área, Élvis... sempre se espera que faça jogadas de efeito e habilidade. Entretanto...o que conseguiu de melhor foi bater bem o escanteio do 1º gol de Gustavo. Nota 6...também pelo comprometimento e tentativas em acertar! No ataque, Niltinho teve altos e baixos! Por ser canhoto, gostaria que ele jogasse mais pela esquerda! Contudo, talvez por orientação de Roberto Cavalo, se mexe bastante e procura também o meio e o lado direito. Nota 6. Sobre Gustavo...mais uma boa atuação!! Fez dois gols e, hoje, pode-se dizer que é o principal jogador do Criciúma no Campeonato Brasileiro!! Nota 8. Entraram Alex Maranhão...alguma movimentação e a bola levantada na cabeça de Raphael Silva no 3º gol...nota 6; Jheimy...que pouco apareceu, nota 4; além de Ferron...que ajudou a segurar a pressão do Vila Nova no fim do jogo, nota 5. Em relação ao técnico Roberto Cavalo, nota 8 por ter insistido em suas convicções, arriscado uma escalação com três volantes...e mais atenções defensivas, idéias que acabaram levando o Criciúma a uma grande vitória...fora de casa!! Ufffaaa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário