quinta-feira, 23 de junho de 2016

A CBF e suas intransigências para com os repórteres de rádio.

A entidade que comanda o futebol brasileiro baixou determinação que acabou sendo recebida com antipatia pela grande maioria de quem acompanha jogos de futebol... principalmente pelo rádio. Isso aconteceu em maio passado e, de lá pra cá, os “alegres rapazes” da reportagem estão proibidos de realizar suas entrevistas com os personagens do espetáculo antes e durante as partidas! Aquilo que tanto vivenciamos...aliás com grande prazer, de poder ouvir integrantes da delegação chegando no estádio; os bons papos com atletas, técnicos e dirigentes; e até aquela “palinha” rápida quando da saída dos jogadores para o intervalo...tudo isso não pode mais!! Por que?? Olha...em 2.012, numa visita que fiz ao então pres. do Criciúma E. C., Antenor Angeloni em cia. de meu amigo e presidente de honra da ACESC, a Assoc. dos Cronistas Esp. de SC, J. B. Telles(foto acima), este já havia me dito que a TV Globo tinha intenção de pedir à CBF para que tomasse tais medidas. Telles que é “nascido” no rádio ponderou em favor dos cronistas e algumas temporadas se passaram com poucos e discretos cerceamentos. Masss...a pressão “global” continuou e, desta vez, a CBF cedeu e o trabalho dos repórteres de rádio ficou mais limitado!!
Bem...sou do tempo em que o rádio teve elevadíssima parcela de contribuição na divulgação do futebol brasileiro. Aliás...tem ainda, com toda certeza!! Na foto acima...década de 80, flagrante do então repórter Fausto Silva, à beira do campo, entrevistando Sócrates, craque do Corínthians. Diferentemente da Europa, aqui no Brasil há uma cultura bastante difundida das transmissões radiofônicas! O torcedor leva o seu “radinho” de pilha pro campo ou fica em casa mesmo...querendo acompanhar e ouvir o que seus ídolos têm pra dizer!! Por sorte, peguei uma época em que corria pra dar informação em primeira mão!! Caiu o técnico, este ou aquele foi contratado, jogador “x” não veio com a delegação, “y” foi escalado de última hora...algumas das manchetes que só quem é do meio sabe o quanto significa!! Com certeza, as “jornadas esportivas” perderam muito com as novas regras impostas pela TV Globo, encampadas pela CBF! Sou testemunha, entretanto, que a ACESC...leia-se pres. José Mira e sua diretoria da qual faço parte, mais as associações nacionais da categoria, no caso ABRACE e ACEB, não se cansam de tentar reverter tal situação!

No entanto, é preciso destacar o “outro lado da moeda”!! A Globo e seus canais de comunicação paga para que ela tenha exclusividade em suas transmissões! Visão mercantilista? Sim...é!! Mas, como as coisas mudam e alguns dizem que “evoluem”... enquanto não houver um acordo entre emissoras de rádio, Globo e CBF e cada um cedendo aqui e ali, vamos ficar sem algumas boas reportagens que podem ser feitas pela crônica de campo! E...o que está escancarado mesmo é que as emissoras de rádio não pagam aos clubes pra transmissão de jogos!! Apesar da divulgação e da propaganda desta ou daquela agremiação, as rádios...na verdade, exploram comercialmente os jogos e, algumas, arrecadam apenas quantias!! A grande maioria...só “empata” lucro/despesa!! Por sua vez, há anos a Rede Globo vem fazendo a cobertura das séries A e B do Campeonato Brasileiro e cada um dos 40 clubes envolvidos têm sua quota financeira já definida!! Na prática, a Globo “vende” suas transmissões para patrocinadores, recebe pomposas quantias, repassa à CBF e clubes e, obviamente, fica com a maior “fatia”...esxtão compreendendo?? Enquanto isso, as rádios...que trabalham com poderio financeiro bem menos expressivo, acabam tendo seu trabalho prejudicado!! Em suma...num mundo tão “dinheirista” que vivemos...quem paga, pode! Quem não pode, não paga e não tem...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário