quinta-feira, 16 de junho de 2016

Homenagem pra quem foi um craque no Criciúma!!

Esteve completando 53 anos de idade nesta quarta-feira(15/06). Na foto ao lado, com Roberto Cavalo...nos áureos tempos de grandes vitórias no Criciúma e, acima, com mais de “meio século” de vida!! Hoje trabalha nas categorias de base do próprio Clube...é técnico do time sub-20. Me refiro ao cidadão Vitalino Adolfo Barzotto, gaúcho de Tapera(RS), o popularíssimo Grizzo!! Chegou no Heriberto Hülse em 1.988, ano em que o Criciúma não faria boa campanha no Campeonato Estadual e, no fim da temporada, sentiria o sabor amargo de um descenso na então Copa União! Mas, participou do processo de reestruturação que levou o Tigre ao tri-campeonato estadual: 1.989, 90 e 91. Obviamente que jogou e muito na campanha vitoriosa da Copa do Brasil e na Taça Libertadores, em 92. Nesse mesmo ano, foi negociado com o Bahia e, desde então, o Criciúma nunca teve jogadores do tipo “camisa 10” com a qualidade de Grizzo! Ele mesmo conta até hoje que o futebol de salão, o futsal dos dias atuais, lhe ensinou muito!! Sua habilidade e dribles curtos Grizzo “herdou” das quadras! Eu diria que jogou “na época errada”! Com certeza, no futebol de hoje teria grande destaque!! Grizzo atuou em 9 clubes. Desde o início de carreira...pela ordem, Pato Branco, Joinville, Colorado, Criciúma, Bahia, Hercílio Luz, Ponte Preta, Avaí e Passo Fundo. No Criciúma foram quase 233 jogos e, segundo dados, 48 gols marcados. Poucos tinham a perspicácia e inteligência para encontrar um companheiro melhor colocado e então deixá-lo na “cara do gol”!! Em tempo...aqui da coluna e do Passarinho Arrepiado, parabéns Grizzo!! Merece...com “estrelinha”...!!

A Confederação Brasileira de Futebol está confirmando o sr. Adenor Leonardo Bacchi, 55 anos(foto ao lado com crédito para o globo.com), o Tite, como substituto de Dunga no comando técnico da Seleção Brasileira principal. Ao mesmo tempo, também há a informação de que Rogério Micale será o treinador para dirigir a equipe olímpica que representará o País nos jogos do Rio, em agosto. Sobre a saída de Dunga e a entrada de Tite...entendo que o presidente Marco Polo Del Nero e seus pares de diretoria na CBF estão tentando amenizar uma situação que há algum tempo vem incomodando muito quem gosta do futebol brasileiro. O agora ex-Corínthians, Tite, é quase uma unanimidade nacional e, de certa forma, as questões envolvendo os maiores problemas que cercam a CBF e seus comandantes ficarão momentaneamente em segundo plano...meio que de lado, entenderam?? Ou seja, todas as atenções agora estarão voltadas pro que pode fazer Tite como uma espécie de “salvador da pátria”!! Assim, todo o “lamaçal” em que estão metidos dirigentes e a própria entidade CBF...ficam pra mais tarde...depois...!!!

Sobre Rogério Micale, cidadão baiano, 47 anos...é bom lembrar que ele conhece bem o futebol de Santa Catarina! Por aqui trabalhou durante duas temporadas no Marcílio Dias, em 2.001 e 2.002; além de mais 4 anos no Figueirense...clube onde conquistou a Taça São Paulo de Juniores, em 2.008. Entendo que ele, sim, é o “cara” pra comandar a seleção sub-23 nas Olimpíadas!! Foi ele quem esteve à frente em toda a fase de preparação, viu os jogadores mais de perto e, com certeza, sob o ponto de vista técnico, tem conhecimento à altura pra desenvolver bom trabalho! Vou torcer pra ambos, Tite e Micale! Masss...continuo afirmando que pra mudar verdadeiramente o futebol no Brasil precisa, com certeza, trocar os nomes de quem manda...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário