quarta-feira, 17 de agosto de 2016

João Havelange fez MUITO pelo futebol!!

Sei que há várias acusações contra ele por seu envolvimento em atos de corrupção!! Mas, quem acompanha e é um amante declarado, assumido do futebol...não pode deixar de reconhecer as benfeitorias que o brasileiro João Havelange promoveu no esporte mais popular do Planeta!! O legado que deixou talvez ninguém consiga repetir, como dirigente de uma entidade como a FIFA!! Ficou na presidência da entidade de 1.974 até 1.998! Antes...havia comandado a então CBD, hoje CBF, de 1.956 a 74. Havelange promoveu algumas alterações no futebol enquanto presidiu a FIFA. Dentre elas, destacam-se o aumento de países participantes numa Copa do Mundo(16 pra 32); a criação da Copa das Confederações, dos Mundiais Sub-20 e Sub-17, além da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Viveu 100 anos e, quando presidente da FIFA, foi responsável por difundir o futebol pelo mundo, principalmente nos países mais pobres! Ah Gilberto...fez, mas foi corrupto!! Com certeza, alguém já falou isso!! Sim, sei disso!! Insisto, contudo, que como “cartola” da FIFA...ninguém fez mais que ele!!

Virando a página e mudando de assunto...passamos a ”entendidos” de todos os esportes!! Claro...em tom de descontração que cito isso!! Masss...acompanhando as Olimpíadas do Rio de Janeiro, nos achamos no direito de comentar ou emitir opinião sobre as mais diversas modalidades que estamos assistindo diariamente! Sendo assim, somos “especialistas” em jogos olímpicos...hehe!! Nunca esquecendo que “a praia” da grande maioria é o futebol...sem dúvida! Aliás, as meninas com Marta e cia., treinadas por Vadão, não conseguiram chegar à final olímpica “caindo” numa semifinal contra a Suécia. Coisas...do futebol!! Até porque, as “galegas” já haviam eliminado o maior favorito ao ouro, o selecionado norte-americano nas penalidades e repetiram a dose diante do Brasil. Jogaram o tempo todo na defesa e se classificaram pra decisão contra a Alemanha. Assim, brasileiras e canadenses vão disputar a medalha de bronze. E o handebol feminino? O time é treinado pelo dinamarquês Morten Soubak e já havia conquistado o título mundial em 2.013. Entretanto, em jogo da 2ª fase nas Olimpíadas perdeu pra atual vice-campeã do mundo, a Holanda. Está fora da briga por medalha. Sobre o futebol e o handebol, ambos no naipe feminino, é preciso que haja mais incentivo financeiro e educacional pra que essas duas modalidades esportivas não sejam lembradas somente em tempos de Olimpíadas!! Há apelo popular, sim!! Portanto, se houver maior capacidade de dirigentes para incremento comercial e interesse do Governo Federal, futebol e handebol, assim como o basquete feminino, poderão crescer e ganhar auto-sustentação!!
O espaço da coluna de hoje está sendo fechado com o Brasil conquistando 11 medalhas, por enquanto. São 3 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. As mais recentes... aquelas que causaram até certa surpresa...o tal de Thiago Braz da Silva, que treina e mora na Itália e seu técnico é um ucraniano chamado Vitaly Petrov. Levou a medalha de ouro no salto com vara/atletismo! O outro “feito” brasileiro, do boxe...categoria peso-ligeiro(até 60 kg), com o baiano Robson Conceição. De outro modo, teve uma situação da canoagem que me chamou a atenção! Quando vi Isaquias Queiroz ganhando com folga a prova na etapa classificatória, logo pensei: “É ouro na certa!”. Pois não é que um alemão tirou o gostinho da vitória e o brasileiro ficou com a prata?! Outra: a badalada Fabiana Murer acabou eliminada na 1ª fase das provas, pois não conseguiu saltar 4m55cm! Surpreendeu negativamente porque era candidata à medalha! Sua melhor marca havia sido no Mundial de Pequim quando saltou 4m85cm!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário