sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Surpresas e decepções!!

Frustrou a campanha do vôlei feminino do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ora bolas...nossas atletas chegaram pra competição com status de favoritas!! Na partida em que foram eliminadas pela China, 3 sets a 2, claramente houve um “já ganhou” antes da hora!! Até então, as meninas do Brasil não haviam perdido nenhum set e, diante das chinesas, “golearam” por 25 a 15 na primeira parte do jogo. Ficou um clima no ginásio do Maracanãzinho e até pra quem assistia pela TV que seria mais uma vitória certa de Natália, Fernanda Garay e cia. Ledo engano! A experiente e “matreira” Lang Ping, técnica da China, dirige um time com média de idade em torno dos 23 anos e superou a “rodagem” das brasileiras que estão há bastante tempo jogando juntas. Com média de idade de 30 anos, o vôlei feminino do Brasil ficou “pelo caminho” e não conseguiu corresponder a expectativa de conquistar o tri olímpico!! O mérito de tais títulos vencidos pela seleção de José Roberto Guimarães não pode ser tirado! Já ganharam o Mundial, o Grand Prix e Olimpíadas. Massss...contra a China “imperou” o salto alto, com certeza!! Sendo assim, de favoritas ao ouro, as “brazucas” ficaram fora da briga por medalha!

No basquete masculino... desapontamento em relação à campanha realizada? Afinal, o time foi desclassificado ainda na fase de grupos! Nem tanto!! Contratado em 2.010, o argentino Rubén Magnano(foto em destaque) acena com a possibilidade de deixar o cargo de treinador. Quando chegou pra comandar a Seleção Brasileira de Basquete, deu “pinta” de que tudo seria diferente! Os “basqueteiros” sonharam até em título mundial e outras conquistas importantes como havia acontecido com a Argentina, anos antes. Pra quem não sabe, Magnano foi treinador de seu país quando ganhou a medalha de ouro nos Jogos de Atenas, em 2.004. Pelo que observo, nosso basquete nos dois naipes é muito fraco tecnicamente! Não há investimento consistente pra que o esporte seja forte com jogadores e times qualificados!! Os poucos bons jogadores, tanto no masculino como no feminino, vão “rapidinho” pros Estados Unidos ou Europa. Meio que parecido com o futebol, o que fica por aqui é comum! Além disso, não há competições de grande nível, são poucas as instituições esportivas que “jogam” o basquete e o trabalho de base que visa formar jogadores(as) é restrito!! Então...não dá pra exigir resultado melhor do que o já visto nos últimos anos!!

Fecho a coluna de hoje com o Brasil conquistando 15 medalhas na Rio/2.016: 5 de ouro, 5 de prata e outras 5 de bronze. Até o momento, pra ser sincero, dos que subiram ao pódio, só esperava mesmo da dupla Alysson e Bruno, do vôlei de para masculino; Diego Hipólyto e Arthur Zanétti, ambos na ginástica; além de imaginar que o vôlei de praia feminino iria “abiscoitar” pelo menos uma medalha como realmente aconteceu com Ágatha e Bárbara. Os demais atletas que “medalharam”... algumas surpresas, mesmo!! Por exemplo, as duas até agora do canoísta Isaquias Queiroz(na foto); do atirador Felipe Wu; de Thiago Braz, no salto com vara; da maratonista aquática Poliana Okimoto; e, de Robson Conceição, no boxe. De outro modo, confesso que o judô e a vela, por tradição, sempre proporcionaram medalhas para o esporte brasileiro em outras olimpíadas. E... aguardamos os 3 dias que faltam pra torcer pelos esportes que ainda podem dar medalhas ao Brasil...!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário