quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dizem que jogou mais que Pelé!!

Não sei...não acompanhei a carreira dele com detalhes. Mas, alguns que integram a galera bem das antigas garantem que Garrincha jogou mais que Pelé!! Eu não acredito em tal afirmação, embora respeite quem ache ou pensa desta forma. Vi Pelé jogar a partir de 1.969...lembro até do milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã. Na verdade, já peguei quase o fim da carreira do maior de todos os tempos. Sobre o sr. Manuel(é com “u” mesmo) Francisco dos Santos, o Garrincha, lembro de um jogo festivo no Maracanã, por sinal, feito pra arrecadar recursos em razão dos problemas que ele mesmo tinha com o álcool. Garrincha morreu em 20 de janeiro de 1.983 aos 49 anos. Deixou saudades como todo verdadeiro craque que passou pelo mundo do futebol! Se jogaria hoje? Claro que sim! Com as modernidades existentes na forma de preparar um atleta, imaginem o que fariam ele e Pelé!! Com certeza...os marcadores adversários teriam muito mais trabalho para parar a dupla! Boas lembranças!!
Às vezes paro pra pensar e me questiono sobre o que provoca mais nostalgia no futebol? Reflito e chego à conclusão de que quase tudo no futebol dos anos 60/70/80 era melhor do que o dos dias atuais. A começar pela qualidade, o que se jogava antes não dá pra comparar com o que se vê hoje em dia. Eu não tenho NENHUMA dúvida em AFIRMAR que Ademir da Guia, Rivelino, Zico, Platini, Cruijff, Beckenbauer, Maradona, Bobby Moore, Ronaldo, Romário, Ronaldinho...e alguns outros jogaram BEM MAIS do que Iniesta, Neymar, Cristiano Ronaldo ou Messi. Não vai aqui um desmerecimento a estes últimos citados, em absoluto!! Hoje, obviamente, eles são os melhores que temos! Representam a “nata” do que o futebol mundial tem de mais qualificado! Só que nenhum deles chega ao mesmo nível dos referidos anteriormente!!

Ei...Gilberto! E Pelé? E Garrincha? Sobre o “perna torta”...repito... não posso fazer muitas afirmações porque não o vi jogar durante o auge de sua carreira. Mas, quanto ao Edson Arantes, ora bolas! Ele foi o “cara”...disparado! Com toda a justiça, eleito o atleta do século XX e o maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos!! Quem não viu ainda, que assista “Pelé, o rei eterno”. A produção é de longa metragem(2 horas e 5 minutos) e tem mais de 400 gols do ídolo. Lembrando que não é nem metade dos 1.284 que ele fez durante toda a carreira!!

Vi, em determinada oportunidade, um documentário apresentado no GNT onde os entrevistados falavam sobre o melhor jogador do mundo. Na reportagem, apareciam várias “feras” do futebol do planeta opinando sobre quem, na opinião de cada um, teria sido o “bam bam bam”. Platini disse que foi Maradona, Cruijff falou em Neeskens, Ronaldo apontou Romário. E, assim, uma rodada de opiniões sobre o tema com outras personalidades do meio. Eis que o entrevistador(só aparecia a voz dele e a tradução em baixo, pois era uma produção inglesa) indaga a todos: “Mas e Pelé? Onde fica, na avaliação de vocês?”. Novo giro de avaliações e as respostas seguem numa só direção: “Mas você perguntou sobre o melhor de todos os tempos! Pelé é de uma outra dimensão! Ele é o rei do futebol!”.

Aí o Passarinho Arrepiado me diz o seguinte: “Pois é Giba. Hoje ouvimos que este ou aquele são craques! E, conforme boa parte da mídia estamos cheios de craques no Brasil e fora dele!”. Minha resposta: “Não, não...meu fiel escudeiro Arrepiado! Na Seleção Brasileira atual, por exemplo, ninguém “engraxaria a chuteira” da turma de 82, 70 ou 58!! Na Europa, os caras do passado também jogavam muito mais que os de hoje. Infelizmente, eles são de uma época em que não havia internet e nem jogo na tv todos os dias!”. E o saudosismo do colunista e blogueiro...à flor da pele!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário