quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

70 anos do melhor presidente na história do Criciúma E. C.!!

Dia desses, confraternizando com amigos. Na foto acima estão D. Terezinha Fernandes, Dudú Ávila, Moacir Fernandes, Antônio Roncôni, Lauvir J. Albino, "este que vos escreve" e Vilmar Casagrande. Faz algum tempo...mas, noite de boas histórias e muita descontração!
.................................................................................
Ninguém fez melhor do que o Sr. Moacir Fernandes em todos os 69 anos de vida do então Comerciário, hoje Criciúma E. C.! Não há como negar que todos os ex-mandatários e o atual precisam ser respeitados! Afinal, cada um deu um pouquinho de si para que o Clube chegasse a ser o que é nos dias de hoje. E olha que desde Sinval Rosário Bohrer até Jaime Dal Farra são 24 nomes que presidiram o ex-Bacharel da Pelota mais tarde transformado em Tigre! O aniversariante recente, completando 70 anos de vida, chegou ao Criciúma levado por David e José Ijair Conti...isso nos anos de 1.984/85. Numa época em que tudo era diferente, a eleição de Moacir se deu no ginásio Colombo Sales. Mesa improvisada no canto da quadra...alguns conselheiros presentes e o profissional da antiga Coenco, engenheiro civil formado pela UFSC, Moacir Fernandes lascou: “Se vocês querem alguém pra administrar, podem contar comigo! Mas, de futebol não entendo nada!!”.

Na verdade, não foi uma eleição...propriamente dita! E, sim, uma aclamação! Moacir estava assumindo o Criciúma desclassificado das finais do Campeonato Catarinense e disputando o Torneio da Morte que rebaixaria o último colocado pra 2ª Divisão do Estadual. Inclusive, o Criciúma foi campeão desta etapa da competição já em novembro de 1.985. Vieram as férias, Moacir botou a “mão na massa” e, depois do período de folga, juntamente com Cláudio Wágner e Milioli Neto houve a montagem da equipe de trabalho visando nova temporada. Duas pessoas foram de extrema importância para o sucesso de Moacir Fernandes como dirigente no futebol: Aderlei Porto e Nério Spíllere. Ambos ensinaram muito os “meandros da bola”, fora de campo, para o novo presidente. O técnico Zé Carlos foi contratado e, com um plantel enxuto e extremamente comprometido, o Criciúma ganhou todas as etapas do Estadual de 1.986!

Depois?? Ora bolas...quem conhece a história do Criciúma E. C. sabe na ponta da língua!! O tri-campeonato no Catarinense...89/90 e 91; a inesquecível Copa do Brasil e a marcante campanha na Taça Libertadores da América de 1.992. O hoje “setentão” Moacir Fernandes sairia do Clube para retornar anos mais tarde e conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2.002; além da Série C, em 2.006!! Ah...importante frisar, também, participações na elite do futebol nacional, a Série A; e...como nem tudo são “flores”, alguns rebaixamentos!! Entretanto, observem bem que os maiores feitos do Criciúma em termos de vitórias dentro de campo foram com Moacir Fernandes no comando. O Criciúma deveria erguer uma estátua na pátio que fica em frente ao estádio Heriberto Hülse como forma de agradecimento ao ex-presidente!

Ainda em tempo... do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br e do seu mascote, o Passarinho Arrepiado, um grande e forte abraço em Moacir Fernandes, extensivo à D. Terezinha Fernandes, sua esposa(ambos na foto acima), e aos filhos, Fábio, Anelize e Rafael!! De coração...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário