sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Futebol se despedindo em 2.016.

Sem nenhum brasileiro em campo está acabando o Mundial de Clubes, no Japão. Na competição, o time mais próximo de nós brasileiros é o Atlético Nacional, da Colômbia, campeão da última Libertadores, que vai disputar o 3º lugar contra o América, do México. O título fica entre o espanhol Real Madrid e o Kashima Antlers, do futebol japonês. Neste ano, o torneio teve a participação, ainda, do Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul; do tal de Mamelodi Sundowns, sul-africano; e do Auckland City, clube da Nova Zelândia. O futebol brasileiro anda tão em baixa que fechamos três anos consecutivos sem nenhum representante no torneio!! A última vez foi o Atlético Mineiro que conquistou o 3º lugar em 2.014. Que fase, hein??!!
Ainda sobre este campeonato que está sendo jogado no Japão, não tenho gostado e não aprovo a forma como as dúvidas das arbitragens estão sendo tiradas através de vídeos. Caramba...não dá pra ficar esperando  aquele tempo todo pra decidir se houve lance penal ou se um jogador estava impedido! As coisas precisam ser BEM mais rápidas!! Além disso, entendo que houve grave equívoco da FIFA ao testar tal recurso da tecnologia num Mundial Interclubes!!

A revista francesa France Football já concedeu, conforme seus critérios, o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo, na temporada 2.016, para Cristiano Ronaldo. Por sua vez, a Fifa fará sua escolha em festa no próximo dia 9 de janeiro/2.017.  Desta feita, o brasileiro Neymar não está entre os três finalistas. O troféu Bola de Ouro ficará com o português que joga no Real Madrid; com Lionel Messi, o argentino do Barcelona; ou então com Antoine Griezmann, atleta revelação nos últimos anos atuando pelo Atlético, de Madrid, e que é natural da França. Particularmente, não tenho nenhuma dúvida de que a predileção dos votantes da FIFA confirmará Cristiano Ronaldo, de novo, como o melhor deles!! Suspeito, até, que Griezmann possa surpreender e ficar em segundo lugar... desbancando Messi, craque do Barça!!

Quanto a Neymar ter ficado fora da final, considero justos os critérios...afinal, o brasileiro não fez uma temporada tão boa assim como nos últimos anos. Pelo que pude perceber, apesar de alguns bons jogos, assistências e gols importantes pelo Barcelona...Neymar se destacou mais pela Seleção Brasileira onde teve papel importantíssimo na “ajuda” aos técnicos Rogério Micale e Tite. Com o primeiro, a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e; com o segundo, a valorosa contribuição para que o time principal do Brasil pudesse melhorar a tal ponto de terminar o ano na liderança das eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da Rússia, em 2.018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário