sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Há 34 anos...Criciúma 4 Flamengo 2!! Lembram disso??

Eu estava no estádio Heriberto Hülse como expectador e, confesso a vocês, nem pensava que quatro anos mais tarde estaria na “pista” fazendo reportagens. O dia 25 de fevereiro de 1.982 caiu numa quinta-feira, dois dias depois de acabar o Carnaval daquele ano. Lembro bem que o Criciúma havia se preparado com treinamentos fortes e concentração rígida para um mero jogo amistoso! Só que o adversário viria a ser o “todo poderoso” Clube de Regatas Flamengo que, na oportunidade, ainda vivia seus momentos de glória pelo fato de ter conquistado o Mundial de Clubes em Tóquio, no dia 13 de dezembro de 1.981...pouco mais de dois meses antes. A foto abaixo trás lembranças desta data. Me recordo como se fosse hoje: a cidade parou! Era tudo diferente dos dias atuais!! A começar pelo próprio Criciúma que ainda vestia a camisa azul e branca e não tinha havia conseguido tal projeção em nível estadual...muito menos nacional como ocorreria algum tempo depois!!

O presidente do Clube era Domerval Zanatta, hoje já falecido, e que prometia a montagem de um time bastante competitivo com o intuito de, finalmente, derrubar a hegemonia do Joinville no Campeonato Estadual! O jogo foi tão aguardado que horas antes já se observava filas no entorno do estádio Heriberto Hülse que não era todo coberto como atualmente, não tinha fosso , mas um alambrado que separava o gramado das arquibancadas. Naquele tempo, existia a “geral”...hoje a mesma parte do estádio onde ficam as cabines de imprensa. Quanto ao Flamengo, dos titulares só não vieram o goleiro Raúl e o atacante Tita. Desfalques que, convenhamos, não foram decisivos para a derrota do campeão do mundo no Majestoso!! As torcidas ficaram misturadas e notava-se que camisas azuis estavam praticamente juntas às rubro-negras por toda a arquibancada! Vivíamos um tempo em que os clubes cariocas tinham apelo popular muito grande e as coisas funcionavam desta forma: se torcia pro Flamengo, Vasco... principalmente estes, e, depois, o Criciúma. Claro que o estádio ficou dividido!! Veio flamenguista de tudo quanto foi parte do Estado! A então RCE/TV gravou o jogo e, assim que a partida terminou, pôs no ar o VT...na íntegra!! Saí tão alegre e satisfeito do estádio que corri pra casa afim de ver tudo de novo a inesquecível jornada do Criciúma!!

Bola rolando e há 9 minutos e meio da 1ª etapa, Luiz Freire, meia do Criciúma avançou em direção ao campo adversário e arriscou chute de longa distância. A bola bateu no travessão superior, nas costas do goleiro flamenguista e foi pro fundo das redes...no “gol do Colegião”! Imaginem a festa feita pelo torcedor do Criciúma!! Alguns não acreditavam!! Afinal, o “Azulão” estava ganhando do recém campeão mundial de clubes!! Tinha gente no estádio que apostava numa virada flamenguista em questão de minutos! Ledo engano!! O Criciúma abriu 3 a 0...com mais dois gols do atacante Vargas. Só que o Flamengo encostou...3 a 2 com Zico marcando ambos os gols. E, já quase no fim da partida, Naldo encarregou-se de “matar” os cariocas!! Quase 15 mil torcedores se amontoaram  no Heriberto Hülse(naqueles dias não cabia mais!) e aplaudiram de pé o feito do Criciúma pra cima de Leandro, Andrade, Zico e cia.!!!

Detalhes técnicos? Pois bem...Dalmo Bozzano apitou o jogo. O Criciúma, do técnico Lori Sandri,  jogou com Zé Carlos; Assis, Larry, Eduardo e Álvaro; Edmar, Paulinho Criciúma e Luiz Freire; Mica(Naldo), Vargas(Dagoberto) e Anchieta(Rodrigues). O Flamengo, treinado por Paulo César Carpegiani, teve Cantarélli; Leandro, Figueiredo, Marinho(Môzer) e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Popéia(Andrade), Nunes e Lico. Na foto abaixo aparecem Nunes e Larry. Muito boas lembranças!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário