sexta-feira, 20 de maio de 2016

Joinville 0 Criciúma 1...há 9 anos e 38 dias!!!

Este é o tempo exato que se passou desde a última vitória do Criciúma em Joinville, no estádio da Arena!! O colunista, ainda atuando como repórter de rádio, estava lá! Era jogo da segunda fase do Campeonato Catarinense daquele ano. Num meio de semana...à noite, com gol de Athos(foto abaixo)...o Tigre batia o Coelho, na casa do adversário!! Paulo Henrique Bezerra, que já não apita mais, foi o árbitro. E...”tirando a poeira do arquivo”...passo a vocês a ficha técnica daquela “memorável” vitória do Criciúma em cima de seu tradicional rival. O técnico do era Gélson da Silva. Escalação? Zé Carlos; Rodrigo, Cláudio Luiz e Sílvio Criciúma (esquema com 3 zagueiros); Alex Sandro e Fernandinho, os alas; no meio, Felipe, Mateus e Athos; Delmer e Clodoaldo, na frente. Foram usados, ainda, Odair, Carlos Magno e Neném. O Joinville, por sua vez treinado por Zé Carlos Paulista, teve Marcelo Pitol; Thôni, Douglas, Jonas e Álvaro; Jean Carlos, Ramires e Vinícius Julianetti; Fantick, Jales e Gringo. Utilizados, ainda, Eduardo, Kaíque e Ânderson Pedra. Que coisa hein?? De qualquer modo...simples! Tabú existe pra ser quebrado!!

Virando a página e mudando o assunto, escrevo sobre estilos de se jogar futebol...faz tempo que o jogo bonito...de toques com qualidade tornou-se cada vez mais raro!! Alguns treinadores e jogadores apregoam que é preciso jogar “feio” pra ter melhor chance em determinada competição! Infelizmente, os atributos técnicos não são mais os mesmos por parte de comandantes e comandados. Daí...a gente acaba assistindo verdadeiras peladas!! Quem é “das antigas” sabe bem o que me refiro!! Antes, tudo era mais aprimorado...sobravam virtudes e capacidade! Pouco se via cruzamentos por detrás da linha de fundo, bola na canela, passes errados, chutes sem direção...e outras situações que observamos a toda hora, seja pela TV ou “in loco” mesmo!! E...a cada ano, cada temporada que passa fica mais difícil aparecer alguém, no Brasil, que jogue “fácil”...esbanje categoria e habilidade!! O “último” foi Neymar!! Depois dele...quem podemos encher a boca pra dizer que esse é craque?? No momento...não tem!!

Massss...porque os técnicos querem tanto que os atacantes voltem pra ajudar na marcação?? Ora bolas...o outro time, se organizado taticamente, vem em bloco para o ataque e o sistema defensivo, na maioria das vezes, não consegue efetuar bloqueio com eficiência. Então...é mais viável para os técnicos determinar que sua equipe se posicione toda atrás da linha da bola quando a posse dela estiver com o adversário! Não gosto desse tipo de esquema tático que predomina no futebol brasileiro! Entretanto, admito que o baixo nível de qualificação dos atletas que por aqui atuam não permite exigir muito mais, não!! Então...quem pode colocar em campo goleiro seguro e zaga sólida; dois bons laterais, que tenham  maior aptidão ofensiva; volantes que marquem e consigam sair pro jogo passando a bola no pé do companheiro; meias que sejam agressivos e, principalmente, atacantes que “metam a bola pra dentro”...obviamente que há tendência de maior sucesso!! E...para tal, não é necessário ter uma “seleção”!! Mas, sim, um técnico trabalhador que treine seus jogadores ensaiando exaustivamente jogadas; e...um grupo de atletas comprometido com sua profissão!! Assim...é bem mais do que meio caminho andado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário