quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Depois de mudanças na FCF, agora é a vez da Associação de Clubes.

Recentemente...e de forma absolutamente inesperada, a Federação Catarinense de Futebol mudou de “mãos”! Com a morte de Delfim Peixoto, Rubens Angelotti assumiu o cargo. Certo??!! Pois agora... hora e vez da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, entidade fundada em 1.987 com idéias de incrementar o desenvolvimento do produto futebol no Estado. Lembro que os idealizadores foram Manoel Simões de Moura, o “Nequinho”...já falecido, ex-presidente do Marcílio Dias; outro que já nos deixou,  Valdomiro Schützler, à época comandando o fortíssimo Joinville; e o ex-dirigente do Criciúma, Moacir Fernandes.


Recordo também que Delfim Peixoto, ainda meio que iniciando sua série de mandatos, se mostrava contrário à criação da nova instituição achando que poderia tirar um pouco o poder da Federação. Ledo engano!! O tempo passou e mostrou que as duas entidades caminham juntas com os mesmos objetivos! Como a referida entidade é gerida pelos clubes, numa espécie de rodízio sem aquele clima acirrado de disputa pelo poder, a Chapecoense está com o comando. Plínio David de Nês, o “Maninho”, assumiu o clube após o desaparecimento de Sandro Pallaoro naquela tragédia com o avião da Chapecoense. O atual mandato na SCClubes(assim é chamada a Associação) está acabando e possivelmente até o fim deste mês uma nova reunião entre os filiados indicará o novo presidente.

O Passarinho Arrepiado, depois de um merecido período de férias, me trouxe informações dos “bastidores” que seriam três os candidatos. Conforme uma análise minuciosa do “bichinho”, o Criciúma e o Joinville estariam fora da disputa por causa da inexperiência de seus presidentes. Afinal, nem Jaime Dal Farra, tampouco Jony William Stassun têm “bagagem” prá, no momento, tal responsabilidade e incumbência. Então, os pretendentes seriam os presidentes da Chapecoense, do Avaí e do Figueirense. Na minha opinião, dentre os postulantes ao cargo...entendo que o mais viável seria que Wilfredo Brillinger(foto a seguir) fosse o escolhido. A posição de seu clube, o Figueirense, pode ser considerada mais “tranqüila” se comparada a dos outros dois concorrentes. Mesmo com o fato de ter sido rebaixado pra Série B do Campeonato Brasileiro, os “manezinhos do Esxtreito” adotaram a política de gastar menos e tentar render mais. A pressão é menor e, assim, ele teria mais disposição e tempo pra lhe dar com a Associação de Clubes. Não sei se me faço entender junto ao leitor!
Por outro lado, o Avaí conseguiu seu retorno pra Série A e Francisco José Battistotti vai estar MUITO envolvido e com carga significativa nas costas pra poder “segurar” seu time na elite do futebol nacional! E, “Maninho”, tentando reerguer a Chapecoense depois de tudo o que aconteceu no fim de 2.016. Além disso, a “Chape” terá que se “recriar” num ano em que jogará de novo a Série A do Brasileiro e o “filé” que é a Taça Libertadores!! Importante frisar que na superintendência da SCClubes está Claudio Gomes...este desde que chegou, com muito dinamismo, trabalho e mostrando interesse em resolver as questões envolvendo os clubes filiados! Competência não lhe falta e, com certeza, estará também na nova administração!! Então...aguardemos o desenrolar dos acontecimentos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário