sexta-feira, 28 de abril de 2017

Criciúma é o “mais vezes” vice-campeão do Estado! E...as decisões dos regionais pelo País.

De novo sem o Criciúma inserido na fase final da competição, vamos assistir “de cadeira” Avaí e Chapecoense decidirem o título estadual catarinense deste ano. Alias, o “Azurra da Capital” vai em busca de sua 17ª conquista pra igualar o mesmo número de troféus do arqui-inimigo, Figueirense, que já tem 18! Enquanto isso, a Chapecoense irá tentar seu 6º triunfo. Minha opinião sobre esta decisão é de que não dá pra apontar favoritismo exacerbado pra um ou pra outro!! Claro que o fato de a Chapecoense jogar o 2º jogo em casa, no fim de semana seguinte, dá uma discreta vantagem!! Masssss...decisão é decisão!! O Avaí é tido como o “time da raça” e, a Chapecoense por sua vez, tecnicamente cresce muito quando joga em seu estádio! Além disso, o regulamento indica que a equipe do Oeste joga por dois resultados iguais. Então, mesmo sem favoritismo no aspecto competição e disputa dentro de campo, considero que Vagner Mancini e comandados têm melhores chances pra ficar com o “caneco”!!

Lembro ao leitor e blogueiro que o Figueirense continua liderando o rancking de conquistas na história dos campeonatos estaduais aqui em Santa Catarina. Lá se vão 17 títulos contra 16 do Avaí...os dois mais “velhos” em atividade no futebol profissional barriga-verde. Depois vem o Joinville... campeão em 12 oportunidades e, o Criciúma, com 10. Inclusive, na lista de vice-campeões, quem aparece em 1º lugar é o Tigre!! Da mesma forma, por 10 vezes o Criciúma chegou à final e não ganhou! Depois, aparecem Avaí...9 “vices”; mais Marcílio Dias, 8; Caxias...aquele de Joinville, o próprio Joinville e o Figueirense...estes com 7 “segundos lugares”. Para o torcedor do Criciúma, se vale como consolo...em 20 estaduais o time chegou pra decidir, ganhando a metade!! Nunca esquecendo que um dos títulos, o de 1.968, computado ao Comerciário!!

E as outras decisões pelo Brasil??? Aqui “do lado”, os gaúchos não terão o prazer de “saborear” um Gre-Nal! O time do Renato Gaúcho deu “bobeira” na semifinal contra o Novo Hamburgo. Assim, o “Nóia” enfrentará o Inter na finalíssima em duas partidas, sendo que a segunda será no Vale dos Sinos!! Quanto ao Internacional, classificou-se com as “calças na mão” em decisão nos pênaltis diante do Caxias. Mesmo assim, ainda acredito que os colorados devam levar a melhor! Em São Paulo, a Ponte Preta, do Lucca, ex-Criciúma, surpreendeu e tirou o Santos da briga pelo título. Desta forma, a “Macaca” jogará contra o Corínthians. Claro que o “Timão” é favorito!! Além de ter mais elenco e qualidade, faz o segundo jogo na sua arena! Mas, se há maior probabilidade para Inter, no Rio Grande do Sul; e, Corínthians, em São Paulo, em outros três estados onde desperta nossa curiosidade para acompanhar as disputas regionais, as finais tendem a ser de rigorosa igualdade!! Me refiro, a Minas Gerais...Cruzeiro x Atlético; Paraná...Atlético e Coritiba; e, no Rio de Janeiro, com o tradicional Fla-Flu! Lá nas “alterosas”, tanto o Cruzeiro quanto o “Galo” demonstraram maior força durante praticamente toda a fase de classificação e chegam em condições muito fortes pra decisão. Nas “araucárias”, tanto Coritiba quanto Atlético passaram por instabilidades na etapa anterior do torneio! Assim, sem prognóstco!! E, no Rio...o Fluminense ganhou a Taça Guanabara e o Flamengo fez mais pontos em toda a competição. Trata-se de outra decisão em que é impossível apontar um ganhador antes de a bola rolar!! Com certeza, o Passarinho Arrepiado e eu ficaremos “grudados” acompanhando tudo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário