sexta-feira, 7 de abril de 2017

Criciúma x Tubarão...a verdade de 98, cfe. relato do Passarinho Arrepiado!!

Como saudosista assumido que sou, gosto muito desses "duelos" quando revividos entre cidades que alimentam ou já tiveram alguma rivalidade no passado! Claro que...o que vivenciamos hoje não tem nada a ver com as décadas de 50 e 60 onde havia, sim, um antagonismo aberto...declarado!! Na época ocorreram muitas disputas entre Ferroviário, Hercílio Luz, Próspera, Atlético Operário, Metropol e Comerciário. E, além da concorrência entre Criciúma e Tubarão, existia uma "rixa" fortíssima nos jogos envolvendo os dois de lá e no meio dos quatro daqui!! Lembro de um Comerciário x Ferroviário em que a delegação do "Ferrinho" veio de trem e, na volta, a criançada e até alguns adultos iam pra beira do trilho, ali perto do bairro São Cristóvão, e jogavam pedra!!! Quando o confronto era lá na "Cidade Azul"...com certeza, tinha "troco"!!! Quanto aos jogos...dentro do campo não tinha NENHUM refresco!! O "pau comia" e a adrenalina "corria" solta entre os envolvidos!! Muita hostilidade, às vezes brigas, confrontos...!! Mas, nada parecido com o que às vezes presenciamos nos dias atuais quando são jogadas bombas, torcedor é atingido(lembram do "Sêo" Ivo?) ou até mortes acontecem!! Enfim, tempo bom aqueles...que, com certeza, infelizmente, não voltam mais...!! De qualquer modo, só não concordo com as constantes trocas de nomes e razões sociais para "driblar" dívidas!! Já ocorreu com outros clubes do Brasil e, no caso de Tubarão, depois do Ferroviário, veio o Tubarão Futebol Clube, o Cidade Azul, o Atlético..., entenderam bem?? 

Na época considerada "mais recente", a disputa que mais chamou atenção dos torcedores das duas cidades foi em 1.998. No ano anterior, o então Tubarão F. C. havia chegado ao vice-campeonato numa decisão contra o Avaí. Pois, eis que na temporada seguinte chegariam à fase final, Criciúma x Tubarão!! A decisão entre os dois implicou numa série melhor de três jogos. Ou seja, quem vencesse dois, seria o campeão. Ou, ganhasse um e empatasse os outros dois. Primeiro jogo no Aníbal Torres Costa, a casa do Hercílio Luz, cedida ao "Peixe". Um a um o placar final: o lateral Cássio marcou pro Tubarão, Lucianinho empatou para o Criciúma...ambos os gols no 1º tempo. A segunda partida foi no Heriberto Hülse e o Tigre levou a melhor: 1 a 0, gol do atacante Marcos Paulo. No 3º e derradeiro encontro entre os dois, novamente na casa tricolor, um zero a zero acabou por confirmar o Criciúma, campeão catarinense daquele ano! Afinal, nos três jogos realizados, o Criciúma obteve cinco pontos contra dois do rival!!

Todo alvoroçado(e não "alvoraçado" como muita gente diz) chega o Passarinho Arrepiado pra "desvendar" alguns mistérios e refrescar a memória dos torcedores com verdades que precisam ser ditas!! Como o Criciúma havia empatado em Tubarão e vencido no Heriberto Hülse, o empate era suficiente pro Tigre ficar com o título. Só que o pessoal de Tubarão reclama até hoje que o atacante Rogério fez um gol e a arbitragem anulou. Depois, através das imagens da TV, ficou comprovado que o gol foi legal e que o atleta tubaronense não estava impedido! Só que tal gol, até hoje "chorado" por toda a torcida do Peixe, não daria o título a eles!! Até porque, considerando-se que o Tubarão tivesse vencido o 3º jogo, os dois times empatariam em número de pontos e haveria a necessidade de uma prorrogação para se apontar o campeão!! Além disso, erros de arbitragem aconteceram em outras decisões de Catarinense e o Criciúma também já havia sido prejudicado...assim como outros clubes também!! Então...está mais do que na hora de reconhecer e parar de duvidar da legitimidade do titulo estadual de 1.998 conquistado pelo Criciúma E. C.!!

Pra quem gosta de recordar, aqui vão alguns detalhes do jogo final, o 0 a 0 que proporcionou a conquista do Criciúma. A data...21 de junho com aproximadamente 16 mil torcedores no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma era treinado por Vacaria e jogou com Alexandre; Paulo Baier, Wílson, Clésio(Raul) e Paulo Henrique; Carlos Eduardo, Ivair, Luiz Carlos Oliveira(Alciney) e Marcos Paulista; Marcos Paulo(Naldinho) e Lucianinho. Já, o Tubarão, do técnico Arnaldo Lyra, atuou com Miguel; Marcos, Adelmo, Rangel e Rocha; Adriano, Chico Monte Alegre, Sandro Gomes(Eduardo) e Luiz Carlos Silva; Rejane e Rogério. No apito...Luís Orlando de Souza. Os dados desta "ficha técnica" foram colhidos do amigo Jaime Tibúrcio e o seu  http://www.meutimenarede.com.br/partidas/969/campeonato-catarinense/1998-06-21/criciuma-0-x-0-tubaro-sc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário