segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Criciúma erra muito e perde pro Figueirense! Arbitragem também colaborou...!!

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!! Vamos separar as situações em relação a Figueirense 4 Criciúma 2, neste domingo(12), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 5ª rodada do Campeonato Catarinense/2.017. Mesmo com um futebol até certo ponto envolvente na 1ª etapa, do meio pra frente...é bom que se frise; o Criciúma errou MUITO durante todo o jogo, em seu sistema defensivo e de marcação, e acabou sendo derrotado por um placar relativamente elástico!! Pelo que vi e observei o Figueirense não jogou “isso tudo” pra fazer 4 gols no Criciúma!! Ocorre que falhas, nos respectivos lances, determinaram tal escore!! Pois vejamos que, na 1ª conquista do Figueirense, o zagueiro tricolor Raphael Silva “esticou” passe forçado pra Douglas Moreira que escorregou. Josa, meio-campo do adversário, se aproveitou...bateu pro gol e a bola desviou em Barreto, tirando completamente Luiz da jogada. No 2º gol, houve “moleza” de Alex Maranhão, cobrindo o 1º pau após escanteio que Hélder se antecipou e marcou de cabeça. No 3º, em bola jogada pra área a defesa do Criciúma não conseguiu tirar e o zagueiro Bruno Alves chutou pra gol com a colaboração do goleiro Luiz que deixou a bola escapar pras redes! E, no 4º, com o Criciúma tentando o empate, em contra-ataque o Figueirense definiu o jogo após chute de Hélder.
Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que Diego Giaretta fez muita falta!! O sistema defensivo do Criciúma estando completo já não é lá grande coisa!! E o esforçado Ferron é nitidamente inferior aos demais!! Além das falhas na retaguarda, no 2º tempo o Criciúma permitiu muitos espaços ao Figueirense!! Pressionado pela situação ruím na tabela, o time da Capital foi pra cima e acabou levando a melhor perante o Tigre. Quanto aos erros da arbitragem, eles foram claríssimos!! Wílliam Machado Steffen demorou muito pra aplicar cartões mesmo com jogadas mais ríspidas de parte a parte. Seus auxiliares, Alex dos Santos e Henrique Ribeiro também erraram em lances capitais e prejudicaram mais o Criciúma ao não validar um gol legítimo de Raphael Silva, alegando impedimento! Em tal momento, a partida estava empatada em 1 a 1 e o desenrolar da mesma poderia ter sido diferente!! De qualquer modo, situações que já “cansamos” de constatar aqui em Santa Catarina e em vários outros estados do País!! Importante frisar, mais uma vez, que os equívocos do árbitro e de seus assistentes devem ser avaliados por quem é de dever na Federação Catarinense de Futebol!! Já as diversas falhas do Criciúma precisam ser corrigidas, sim, por Deivid de Souza e pelos próprios jogadores!!

Individualmente, no Criciúma:
O goleiro LUIZ errou em saídas de bolas e num dos gols. Apenas uma defesa com maior grau de dificuldade. Nota 4.

MAICON SILVA, comum e sem inspiração ofensiva. Nota 4.

RAPHAEL SILVA sentiu muito a ausência do companheiro Diego Giaretta. Também cometeu erros...no 1º gol do Figueirense e em outros lances na área do Criciúma. Nota 4.

FERRON é atleta que demonstra espírito de luta...se serve como consolo!! Contudo, há falta de ritmo de jogo e, tecnicamente, já se sabe que tem limitações! Nota 4.

MARLON, desta vez, foi o que menos errou no sistema defensivo do Criciúma! Mas, necessita ser mais competitivo...estar mais “aceso”! Nota 5.

No meio, com o sistema de jogo implantado pelo treinador em insistir sair jogando de trás sem dar chutões, os volantes acabam sobrecarregados! O Figueirense marcou muito a saída de bola do Criciúma! Por isso, BARRETO errou mais passes e arriscou bolas na frente da área. Nota 5.

DOUGLAS MOREIRA, novamente, foi o jogador mais lúcido do Criciúma nas duas etapas de partida! Mesmo com a queda de produção coletiva do time no 2º tempo, ele conseguiu manter média razoável de aproveitamento do meio pra frente. Nota 6.

ALEX MARANHÃO...atuação discreta e baixo rendimento como meia de criação! Nota 4.

Sobre o setor de frente, claro que os dois gols marcados por PITBUL pesam bastante para que ele seja destaque positivo! Pelo que vi até agora, foi seu melhor jogo com a camisa do Criciúma!! Além dos gols, procurou usar bastante sua velocidade! Nota 7.

JHÊIMY...fica muito preso entre os zagueiros e não consegue sair da marcação e nem chutes a gol!! Penso que vai perdendo seu espaço entre os titulares! Nota 4.

PIMENTINHA, razoável no 1º tempo e apagado no 2º. Convenhamos que, num time verdadeiramente competitivo ele não teria vez como titular! Nota 4.

Entraram CAÍQUE VALDÍVIA, CAIO RANGEL E JOÃO HENRIQUE. Estes dois últimos se movimentaram melhor do que Caíque que continua sendo jogador que joga muito pros lados! Então, nota 4 pra ele e 5 pra Caio e João Henrique.

Sobre DEIVID DE SOUZA, sua idéia de sair jogando com muitos toques, sempre com a bola no chão...evitando os chutões, é revolucionária no Criciúma! Entretanto, só com MUITO treino e mais entrosamento tal estratégia poderá proporcionar melhor resultado! Deivid é trabalhador, interessado em evoluir junto com seus comandados!! Só que os “4 a 2” foram doídos demais!! Nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário