segunda-feira, 19 de junho de 2017

Os catarinenses no Brasileiro.


Na Série A, a Chapecoense continua sendo nossa maior esperança para confirmar uma boa campanha na competição. O rendimento atual indica 54,2% de aproveitamento com aproximadamente 1/5 da competição já disputada. Pelo que tenho observado as dificuldades aumentaram em relação ao que fez em 2.016 o time de Chapecó. Mesmo com uma remontagem rápida de toda estrutura dentro e fora de campo, após a tragédia de novembro passado, considero normal os obstáculos que precisam ser ultrapassados! Até porque, sabemos que o grande desafio de todo catarinense que emplaca uma Série A de Campeonato Brasileiro é, justamente, manter-se nesta dita elite do futebol nacional! De certa forma, ainda é “começo” de torneio e não imagino que a Chapecoense vá passar por sérios problemas afim de garantir sua permanência entre os grandes. Panorama diferente vive o Avaí!! Lamentavelmente, o Leão não anda rugindo como quer seu torcedor e, com algumas claras limitações, o time de Claudinei Oliveira caiu tanto na tabela de classificação que, hoje, é o lanterna!! Maicon, lateral formado na base do Criciúma, pode estrear contra o Fluminense na próxima rodada. Massss... convenhamos que não é “salvador da pátria avaiana” a ponto de garantir uma perspectiva tão otimista assim para as próximas rodadas. De qualquer modo, o Avaí, por se tratar tradicionalmente de um time de “raça” e força de recuperação, pode, sim, se reabilitar na Série A. Se vai conseguir com os jogadores que tem...só o tempo dirá!! Particularmente, com o atual plantel e futebol mostrado até o momento, entendo ser razoavelmente complicada a situação do Azurra da Capital!!

Na Série B, Criciúma e Figueirense cumprem campanhas bem parecidas! Afinal, os números apontam 33,3% de aproveitamento pra cada um e, inclusive, ambos estão bem próximos da zona do descenso: Figueirense, 15º; Criciúma 16º. A exemplo da Série A, a disputa também tem basicamente 1/5 jogada e muita coisa ainda vai acontecer para que se completem as 38 rodadas! Tanto o Tigre como o Alvinegro do Estreito trocaram de técnico na busca de melhores resultados! Os “manezinhos” iniciaram o campeonato na parte de cima da tabela e caíram bastante! O Criciúma, por sua vez, “patinou” muito nos primeiros jogos e, depois que ganhou do Guarani por 3 a 2, reascendeu esperanças de que as coisas possam realmente melhorar! Há de se entender que um torneio por pontos corridos entre 20 clubes jogando em turno e returno, é extremamente árduo manter boa regularidade! E...nunca é demais lembrar que “largar” bem é bom; masssss...“chegar” entre os 4 primeiros é melhor ainda!!

Sobre a Série C, o Joinville também vem decaindo na competição! Até chegou a liderar nas primeiras rodadas! Contudo, os últimos resultados fizeram com que a equipe tivesse queda considerável!! Hoje, o JEC é 7º e está mais próximo das últimas colocações do que da zona de classificação! À distância, pelo pouco que vejo, o time é cheio de raros “altos” e bem mais “baixos”! Entenderam? Vale frisar que na Série C, os 20 clubes foram divididos em duas chaves de 10 cada, se enfrentam no sistema de “ida e volta” e os 4 primeiros de cada um dos grupos passam de fase. Mas, os 2 últimos em cada chave, serão rebaixados para a Série D!!

Resultado de imagem para catarinenses na série d
Finalmente, na Série D, os três que representam nosso Estado não fazem campanha empolgante nesta etapa onde os 68 clubes foram desmembrados em 17 grupos de 4 cada. Se classificam para a fase posterior os melhores de cada chave e mais os 15 “segundos” com melhor índice técnico. O Brusque está no grupo A-15 e vai precisar ganhar do Operário(PR), em casa, pra poder alimentar chances de classificação. No grupo A-16, o Internacional ainda tem dois jogos, respectivamente diante do São Bernardo, em Lages; e, Foz, em Foz do Iguaçu, para passar de fase. Ganhando os dois se garante em primeiro no grupo! E, por fim, o Metropolitano, no grupo A-17 que decidirá sua sorte em Cornélio Procópio(PR) perante o PSTC precisando ganhar para se classificar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário