domingo, 28 de abril de 2019

A ruindade da maioria dos jogadores do Criciúma não tem limites!!


O que vi na derrota pro Cuiabá, 1 a 0, neste sábado(27), em pleno Estádio Heriberto Hülse, me deixou muito preocupado!! Prova, mais uma vez, que jogar um torneio como o Catarinense não serve como parâmetro pra qualquer competição em nível nacional! E olha que a qualidade técnica do campeonato lá de Mato Grosso é mais baixa do que o nosso!! Pois, após participação apenas de semifinalista aqui em Santa Catarina, o Criciúma encontrou um adversário bem entrosado e “ajustadinho”, e se deu mal na estreia do Brasileiro/ Série B! Assim, ficou bem escancarado que a reação do time na reta final do Campeonato Estadual foi muito mais em razão de motivação por causa da troca no comando do futebol e pela fragilidade da maioria dos oponentes enfrentados nas últimas rodadas!!

Outra situação que preciso destacar...as opções de formatação tática do Criciúma durante o jogo e as alterações efetuadas no time considerado titular!! Discordo do técnico Gilson Kleina quanto à utilização de Léo Santos, na zaga; e, de Caíque, na lateral esquerda!! Caramba...Derlan foi bem em todos jogos que atuou; e, Marlon, escolhido  como o segundo melhor lateral do Estadual. Por que, então, colocá-los na reserva?? Lembro ao leitor e blogueiro que Kleina disse, após o jogo, que preferiu Léo Santos por ser um zagueiro alto e de boa presença ofensiva em jogadas de bola parada; e que Caíque “vai mais no fundo” do que Marlon!! Pois não vi nada disso, pelo menos contra o Cuiabá!! E...convenhamos, Caíque fez UM bom jogo: aquele contra a Chapecoense, em Chapecó, na “ida” pela 3ª fase da Copa do Brasil!

Quanto ao modelo tático empregado pelo treinador tricolor durante a partida, com variações de dois pra três zagueiros e vice-versa, sinceramente, não surtiu o resultado esperado!! Talvez, jogar com um trio na zaga possa ser mais viável quando Marcos Vinícius puder ser usado e atuar como ala. Assim, Maicon poderia ser o tal líbero. Fico cá me perguntando algumas coisas. Por exemplo: por que o Reis era o “cara” lá no Vila Nova e aqui rende muito abaixo do que se espera dele?? E, o Daniel Costa...que “deitava e rolava” no CSA e, no Criciúma, é “paradão”!! Qual o motivo?? Por que exigir que o Andrew vá à linha de fundo ofensiva pra cruzar e ainda tenha que retornar, bem rapidinho, pra marcar no fundo defensivo?? 

E...o que mais me intrigou no jogo: por que o zagueiro Sandro(foto), bastante experiente que é, não fez falta no atacante Júnior Todinho, durante o lance que originou o gol da vitória dos visitantes, aos 48 minutos do 2º tempo??? Tudo muito revoltante?? Mais do que isso!! De novo, é “de doer” ver o Criciúma jogar, seja em casa ou fora do H. Hülse!! Gilson Kleina é bom treinador, mas não precisa ficar inventando variações táticas num mesmo jogo, nem privilegiando a escalação deste ou daquele só porque foi indicação sua!! Faz MUITO tempo que os outros times vinham a Criciúma com certo medo ou respeito!! Hoje, os “caras” fazem o que bem entendem sem encontrar pouquíssima ou quase nenhuma reação!! De qualquer modo, foi a primeira de 38 partidas até se saber o destino do Criciúma em 2.019!! Que coisa mais intrigante!!

2 comentários:

  1. Giba
    Concordo integralmente com teu comentário. E conhecendo tuas restrições quanto a chamar esse ou aquele jogador de ruim, imagino que realmente estejas preocupação. E eu também. O Kleina não precisava inventar. Sistema tático bom é aquele que funciona. No caso do Criciúma acho que adequado seria um clássico 442, não achas?
    Abraço

    ResponderExcluir