domingo, 11 de agosto de 2019

Méritos pra Wilsão! Mas, acho que ele não deve “pegar” essa bronca!!

Se compararmos com os últimos jogos, o comportamento do Criciúma foi bastante diferente nesta vitória dramática, 1 a 0, em cima do Sport Recife! Mesmo entendendo que Gilson Kleina é competente e muito bom treinador...contudo, os méritos da mudança de atitude por parte dos jogadores devem ser creditados ao auxiliar Wilson Vaterkemper. Além disso, a disposição tática do time foi modificada e o Criciúma conquistou três pontos que o deixa um pouquinho afastado da zona do rebaixamento! Vale lembrar que Criciúma e Sport encerraram a rodada e, com os resultados verificados, o Tigre entrou em campo como “lanterna”!!

Mas, o que aconteceu de tão diferente assim, então?? Dentro do que pude observar, a questão anímica foi completamente transformada!! Ficou evidente que os jogadores escalados demonstraram muito mais vontade de buscar o resultado positivo do que nas últimas vezes em que o Criciúma jogou! Além disso, o esquema tático de Wilsão ficou evidenciado com Eduardo fazendo a função de 1º volante, tendo Wesley um pouco mais solto; Daniel Costa com liberdade de “flutuar” na terceira posição do meio, Foguinho quase aberto pela direita; e, no setor de frente, Leo Gamalho centralizado, com Julimar “caindo” pela esquerda. Já, no sistema defensivo, Maicon foi mais liberado pra dar tudo de si enquanto tivesse fôlego. Depois, o plano era colocar Carlos Eduardo, o que acabou acontecendo. E, claro, a estreia positiva do zagueiro Thales, que deu maior segurança e consistência ao setor defensivo.

O Sport, por sua vez, priorizou o toque de bola, possui bons jogadores e criou três oportunidades claras de gol. Uma delas, após erro de Wesley em que o goleiro Luiz foi driblado e Thales tirou em cima da linha; outra, em cabeçada cuja bola bateu na trave; e, a do finalzinho, quando o arqueiro tricolor realizou grande defesa! Mas, e o Criciúma não teve suas chances?? Sim!! Inclusive, com Daniel Costa, este de boa movimentação no jogo; Léo Gamalho, desviando de cabeça e a bola indo de encontro à trave; e, até com o lateral Maicon, que apareceu na frente pra exigir boa defesa do goleiro adversário! Quanto ao gol, ele saiu por volta dos 27 minutos da etapa final quando Marlon cruzou bola baixa, em curva, pra área. O lance foi aproveitado, no 2º pau, após finalização de Foguinho que entrava em velocidade.

Depois do jogo, ouvi atentamente o que disseram treinador interino e o executivo de futebol. Wilson Vaterkemper exaltou o bom jogo do Criciúma, a entrega dos jogadores e deixou a entender que procurou mexer muito com o emocional do grupo. Já, João Carlos Maringá confessou que, se o resultado tivesse sido outro que não a vitória, haveria mais pressa pra definir a questão da vinda do novo técnico. Explicação, pra mim, meio que sem característica de planejamento. E, dentro do que penso e conheço “das internas” do Criciúma, se fosse eu no lugar de Wilsão, NÃO assumiria o cargo de forma definitiva! Falta de capacidade?? Claro que não!! O ex-zagueiro dos bons tempos da turma de 91 tem competência, sim senhor!! Só que o futebol é muito ingrato!! Entendedores entenderão!! Talvez, durante a semana, o Blog comente mais sobre o tema...!!
(Fotos: globoesporte, youtube engeplus e tnsul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário