quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Os dramas atuais dos clubes de SC.

Os cinco principais clubes do Estado vivenciam problemas bastante difíceis de solução. Começo lá pelo Norte onde o Joinville, nos últimos anos, subiu e desceu degraus de forma “meteórica”! Em pouco tempo, o JEC passou por todos os estágios até chegar à elite do futebol nacional e, do mesmo jeito, despencou até cair pra quarta e última divisão!! Tecnicamente, está claro que o tricolor da Manchester perdeu espaços e hoje vive muito mais da sua rica história, lá no passado, do que do presente! Joga num bonito estádio, “reside” na maior cidade de SC, possui uma torcida numerosa e fanática...mas, faz algum tempo que a “bola dentro de campo” tem sido bem abaixo do esperado!!

Indo pro Oeste, a Chapecoense acaba de contratar novo treinador com o intuito de sair da incômoda posição de vice-lanterna do Campeonato Brasileiro! Está há seis anos jogando a Série A, só que, pela primeira vez, com uma campanha tão pífia!! E olha que o plantel não é de tão baixa qualidade assim! Mas, o 1º turno acabou e o “Verdão” não conseguiu se aplumar na competição! Além disso, o clube e o povo de Chapecó ainda sofrem, psicologicamente, com a tragédia de 2.016. E, principalmente, as famílias dos jogadores mortos no vôo da LaMia que, até agora, não receberam nada das seguradoras!!

Na Capital, tecnicamente, o Avaí tenta esboçar uma reação que, pelo menos sob o ponto de vista matemático, parece possível! Na Série A do Campeonato Brasileiro é último colocado, jogou dezenove partidas e ganhou só duas!! Precisará fazer “campanha de campeão”, no returno, pra escapar do rebaixamento! Enquanto isso, no maior rival, a coisa está cada vez pior!! Problemas financeiros, políticos e administrativos atrapalham o Figueirense. Isso, inclusive, tem refletido num baixo rendimento na Série B, levando o time em “queda livre” pra zona do descenso!!

E, aqui na “terrinha”, o Criciúma, por incrível que pareça, ainda é o que mais dá esperanças de uma recuperação na temporada. Afinal, mesmo estando entre os quatro últimos, o Tigre bastará ganhar do Atlético, na próxima sexta-feira, pra deixar as últimas posições! Além disso, o Tigre jogará em casa, ao lado de sua fanática torcida e com boas perspectivas, mesmo tendo de enfrentar uma equipe que está bem acima na tabela!! E, comparando com Joinville, Chapecoense, Avaí e Figueirense, o Criciúma tem calendário o ano inteiro, não vivencia crise psicológica, não está em último e os salários estão em dia!! Se serve como consolo...!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário