quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Criciúma, Seleção Brasileira, VAR e cinco substituições.

Essa questão envolvendo a zona do rebaixamento e o Criciúma não é grande surpresa! Quem convive os bastidores do Clube sabe que algumas coisas são feitas sem muito critério! Inclusive, há casos em que o presidente Jaime Dal Farra(foto) reúne seus parceiros de G. A e de diretoria, combina uma coisa hoje e, depois, sem dar muitas explicações, muda tudo! Isso é falta de planejamento consistente e convicção em relação ao que pretende e acaba fazendo! Contudo, Jaime diz ter “aberto o cofre” pra trazer alguns jogadores que custam mais caro. Casos, por exemplo, de Wesley, Daniel Costa, Vinícius e Léo Gamalho, além da passagem, meio que decepcionante, de João Carlos Maringá e Gilson Kleina. Há “remédio”? Sim! E tempo pra recuperação, também! Mas que tende a ser dramático... ah, isso sim!!

Seleção Brasileira jogou amistoso contra Senegal e só empatou em 1 a 1. Apresentação discreta de todo o time comandado por Tite! Em alguns momentos, inclusive, os senegaleses demonstraram maior volume de jogo! Mas, o resultado de igualdade acabou sendo justo!! Se foi o tempo em que as camisas de tradição no futebol mundial eram temidas!! Não precisa jogar esses amistosos só contra grandes! Mas, pelo menos um time mediano e de certa projeção no futebol mundial! De qualquer modo, domingo(13) tem a Nigéria e, mês que vem, um Brasil x Argentina.

Que o VAR tem contribuído pra diminuição de erros e injustiças nos jogos de futebol...não há dúvida alguma!! Mas, aqui no Brasil, os caras demoram MUITO pra tomar uma decisão!! Além disso, atletas e integrantes de comissões técnicas ainda não assimilaram bem o novo recurso e se comportam muito mal perante as decisões!! São “detalhes” que precisam ser aprimorados, além de questões envolvendo a atuação do árbitro central. Muitos estão se “escorando” no VAR e deixam seguir o lance. Se vier um comunicado eletrônico, pára tudo e vamos pra revisão!! E tem a emoção do torcedor que comemora um gol sem ter total certeza de que será validado!!

Pra fechar a postagem, algo que venho observando há muito tempo. A FIFA precisa repensar o número de substituições a ser feita num jogo de futebol. Cada vez mais a condição física é exigida e muitos atletas não suportam tanta correria! Por que não, ao invés de três, cinco alterações em cada partida?? Isso, com certeza, elevaria a dinâmica de jogo e faria com que os clubes investissem mais pra qualificar os seus grupos. O técnico olharia pro banco e já teria trabalhado, durante os treinamentos, a forma de jogar e de tentar modificar algo, usar este ou aquele como opções pra mudar a história de determinada partida. Mas, sem dúvida alguma, as questões físicas seriam as mais favorecidas! Fica a dica...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário