quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Ahh se o Claudinho tivesse olhos "na nuca"...!!

Só assim o lateral do Criciúma teria tomado mais cuidado e, talvez, não tivesse cometido a "falta" que originou sua expulsão. No vídeo, anexo, a imagem é clara mostrando o lance em que o atleta do Tigre se "enrosca" com o atacante do Vitória. Numa disputa normal de bola, Claudinho cai, INVOLUNTARIAMENTE, sobre o adversário. A arbitragem de campo nem falta dá! Quase um minuto depois, o VAR chama Rafael Klein que reavalia o lance, no vídeo, e resolve expulsar Claudinho. 

Isso aconteceu aos 27 minutos da etapa inicial e mudou, radicalmente, o andamento da partida! Até então, o jogo era igual, com o Criciúma tendo mais posse de bola...pressionando mais o Vitória. Após a expulsão de Claudinho, tudo conspirou a favor dos baianos. Eles passaram a ter o comando da situação e, no 2º tempo, aos 22 minutos, houve falha da defesa do Criciúma, inclusive do goleiro Gustavo! O camisa 1 errou na saída de bola, pelo alto, e Janderson se aproveitou pra desviar de cabeça, após cobrança de escanteio, assinalando o único gol do confronto.

O "se" não joga. Mas, creio eu que, "onze contra onze" o jogo teria sido diferente. Mesmo assim, o Criciúma ainda lutou bastante, embora não tenha conseguido o empate. Dentro do que penso, o técnico Claudio Tencati demorou pra mexer no time! As entradas de Jhonata Robert e Pedro Rocha só aconteceram aos 35 minutos da fase final! Houve entrega dos jogadores, mas a inferioridade numérica afetou bastante um melhor rendimento do Criciúma. Alerta ligado: o Criciúma está na Z-4 e, na próxima rodada, jogará contra o Fluminense, fora de casa!! 

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Escrever ou falar, depois, é fácil!

É o chamado "engenheiro de obra pronta"! Após o resultado acontecer, fica muito cômodo ir pras redes sociais, se manifestar em grupos de WhatsApp ou até mesmo falar...dizer a amigos e conhecidos que o time era pra ter feito daquele jeito ou, o treinador, poderia ter mexido antes, depois, etc..etc... Na verdade, um "blá blá blá" que a gente está bastante acostumado! 

Faço tal preâmbulo afim de provocar o leitor e tentar saber dele, ANTES DO JOGO, como deve ser o comportamento e a escalação do Criciúma pra enfrentar o Vitória, neste feriado de quarta-feira, 20, no Estádio Heriberto Hülse, às 16:30. Lembro que o zagueiro W. Ángel e o lateral M. Traucco não poderão ser usados por causa de suspensão. Os demais jogadores, até que se saiba algo contrário, estão à disposição do técnico Claudio Tencati.

Não fico em cima do muro e me antecipo entendendo que o Criciúma não deve fugir daquilo que vem fazendo no Campeonato Brasileiro. Sem invenções, o time ainda não "pisou" no Z-4 e, portanto, qualquer mudança radical, num momento como este, pode atrapalhar, bastante, os planos em reta final de competição. Já disse várias vezes e repito: o técnico é quem trabalha com os atletas "o dia todo, todos os dias"! Portanto, ele sabe o que é melhor pra dispor, em campo, quem joga e a forma de jogar!

Contudo, aqui de fora, fico cá pensando que o Criciúma jogue do mesmo jeito que vem jogando o campeonato inteiro, até aqui! Sempre fui meio que simpático àquela dobra pelo lado esquerdo. Só que, sem Traucco, isso não será possível. Então, com Gustavo recuperado, joga ele, com Claudinho, Rodrigo, T. Figueiredo e M. Hermes. No meio, os dois volantes que mais têm iniciado como titulares: Barreto e Newton; os meias, F. Mateus e Matheuzinho. E, no setor ofensivo, o que há de melhor, na minha opinião: Bolasie e Allano. É o que penso!

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

O que vem rolando nesta semana.

A direção do Criciúma E. C. reuniu "alegres" rapazes e meninas da imprensa. Objetivo? Fazer uma espécie de corrente de união para que haja mobilização maciça, total e irrestrita quanto ao jogo da quarta-feira, da semana que vem, dia 20, quando o Criciúma enfrentará o Vitória, no Estádio H. Hülse. Tíulo da "campanha": O TIGRE FICA!! Gostei do que vi, li e ouvi dos comandantes tricolores! Afinal, é sabido por TODOS que, com o Criciúma na Série A, TODOS ganham, de algum modo! As ações, como, o Tour do Tigrão, com a presença do mascote do Clube; além da distribuição de ingressos; e, treinamento com portões abertos ao torcedor, visam engajamento necessário em momento de extrema importância na competição!

A Copa Santa Catarina está chegando ao seu final. Oito times participaram da primeira fase, quatro jogaram as semifinais e, agora, Concórdia e Marcílio Dias fazem a decisão. Na primeira partida, realizada em Itajaí, deu empate: 1 a 1. Vi esse primeiro confronto e observei uma partida normal, de nível mediano para os padrões do torneio. Aliás, o campeão será conhecido neste sábado, 16, em Concórdia. O vencedor se juntará a Criciúma e Brusque pra disputar a Copa do Brasil, ano que vem, como representantes do Estado Barriga-verde.

O Caravággio F. C. vai muito bem, obrigado! Depois de ser campeão do último Estadual da Série B e, por consequência, assegurar sua participação na Série A, em 2.025, a equipe "da Montanha" cumpre rendimento impecável na Copa SC Sub-21. O torneio visa movimentar o calendário da FCF e tem como objetivo oportunizar o surgimento de novos valores que, por sinal, ainda nem são profissionalizados. Na próxima sexta-feira, dia 15, o "Caráva" começa a decisão da competição contra o Brusque, em dois jogos. O primeiro, lá, o segundo, no Caravaggio.


terça-feira, 12 de novembro de 2024

Calendário 2025: Campeonato Brasileiro terá 10 meses e terminará dia 21 de dezembro.

A CBF divulgou o calendário do futebol masculino profissional para 2025, que prevê a antecipação da abertura da Série A do Campeonato Brasileiro para março. Pela primeira vez na história, a principal competição do futebol nacional será disputada ao longo de dez meses. A abertura será no dia 29 de março e terminará no dia 21 de dezembro.

Para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que vai acontecer de 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado neste período. Flamengo, Fluminense, Palmeiras já estão classificados. O campeão da Libertadores de 2024 (Atlético-MG ou Botafogo) garante também vaga na competição.

Os campeonatos estaduais foram também antecipados e têm previsão de abertura para o dia 12 de janeiro e final para o dia 26 de março.


DATAS FIFAS PRESERVADAS

Pela terceira vez na história, iniciativa adotada no início da gestão atual, o Brasileirão sofrerá paralisações em todos os períodos de Data FIFA previstos para o próximo ano. "Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro'', anunciou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. 

"As melhorias no futebol brasileiro precisam de desprendimento e compreensão de todos. Gosto de diálogo, sou uma pessoa democrática, mas preciso decidir. Fizemos bons avanços neste calendário de 2025 e vamos continuar trabalhando. Vamos sempre respeitar o direito de cada um, mas seguiremos com o objetivo de tornar o futebol brasileiro ainda melhor e mais interessante para todos", completou Ednaldo Rodrigues.

SEMIFINAIS DA COPA DO BRASIL TAMBÉM NOS FINAIS DE SEMANA

Outra novidade será as semifinais da Copa do Brasil, que também serão disputadas nos finais de semana, assim com as finais. A medida tem como objetivo tornar a decisão da competição ainda mais atraente, facilitando a promoção das partidas e o acesso dos torcedores aos jogos.

O documento foi enviado pela Diretoria de Competições da entidade a federações e clubes do futebol brasileiro.

Confira os Ajustes no Calendário 2025

O planejamento de 2025 mantém os formatos competitivos de 2024 e respeita as seguintes premissas:

• Manutenção de todos os formatos de competições observados em 2024;

• Preservação das datas FIFA destinadas a competições de seleções;

• Preservação majoritária das datas do Mundial de Clubes de 2025;

• Manutenção do período de recesso de 30 dias após a temporada de 2024;

• Manutenção do período de pré-temporada de 14 dias antes da temporada de 2025;

• Criação de recesso de 15 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A - Considerando o Mundial de Clubes da FIFA;

• Criação de intertemporada de 14 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A - Considerando o Mundial de Clubes e possibilitando equipes brasileiras a realizar treinamentos e amistosos no exterior.


Abaixo o calendário das competições

- Campeonatos Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)

- Pré-Temporada de 2025 08/01 a 21/01 1

- Primeira Janela de Registros de Atletas Profissionais 02/01 a 28/02

- Segunda janela de Registros de Atletas Profissionais 02/06 a 10/06

- Terceira janela de Registros de Atletas Profissionais 10/07 a 02/09


Confira as datas das competições nacionais da CBF em 2025: 

- Supercopa do Brasil: 02/02 (01 data)

- Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)

- Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)

- Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)

- Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)

- Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)


Início do Recesso 2025/26 (Série A): 22/12/2025 (15 datas)


Datas das competições sul-americanas: 

- CONMEBOL Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)

- CONMEBOL Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)

- CONMEBOL Recopa: 19/02 e 26/02 (02 datas)

- Mundial de Clubes da Fifa - 15/06 a 13/07 15


.


Fonte: site da CBF.

sábado, 9 de novembro de 2024

Por que "mais sangue" só no final...???

Somente nos minutos finais do jogo foi que o Criciúma "assustou" o Cruzeiro! O gol do Tigre saiu aos 36 minutos do 2º tempo e, até então, os comandados de Claudio Tencati haviam produzido muito pouco! Tanto que a Raposa teve mais posse de bola, maior domínio na partida e abriu 2 a 0 até com certa tranquilidade...meio que ao natural. No 1º gol do Cruzeiro houve indecisão de Rodrigo, em bola cruzada pra área, e Kaio Jorge se aproveitou pra fazer um a zero. Só que a maior falha, no lance, foi do goleiro Alisson. Em outras situações de perigo, o reserva de Gustavo fez boas defesas. Mas, especificamente, na 1ª conquista cruzeirense, ele foi "mole"... atrasado e oportunizou a antecipação do atacante adversário!

O Criciúma tomou o gol, permaneceu sendo pressionado, não esboçou reação e foi pro intervalo com derrota merecida! O time voltou pra etapa final sem mudanças: de nomes e de comportamento! Ou seja, o Cruzeiro manteve seu rítmo e chegou ao 2º gol. Em contra-ataque rápido, a equipe de Fernando Diniz trocou passes, com espaços, dentro da área do Criciúma, até a finalização certeira de Gabriel Veron. A verdade é que a defesa do Criciúma não esteve bem! O venezuelano Wilker Ángel, após bom tempo afastado por lesão, voltou "fora de tom". Além disso, a tal "dobra", pelo lado esquerdo, não funcionou e, Claudinho, por sua vez, ficou longe de ser aquele lateral ofensivo e incisivo de outros jogos!

O técnico Claudio Tencati, por sua vez, acertou nas substituições. Contudo, elas demoraram pra acontecer: só depois dos 20 minutos da 2º etapa! Todos os que entraram: Ronald, M. Gabriel, F. Mateus, Pedro Rocha e, principalmente, Bolasie, deram boa resposta! Este fez grande jogada, pela esquerda, e cruzou pra área. Pedro Rocha cabeceou, Cássio espalmou e, no rebote, Alano marcou pro Tigre! Depois disso, o Criciúma só não empatou porque o goleiro Cássio fez grandes defesas! Segue o drama! Serão mais cinco jogos, três em casa, dois fora, pra fazer oito pontos e se garantir na Série A pra 2.025!! Haja coração!!

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Como tentar ganhar do Cruzeiro.

Isso é incumbência e responsabilidade de atletas escalados e comissão técnica do Criciúma. Além disso, o blog, aqui, não acompanha treinos e bastidores de vestiário e Depto. de Futebol. Contudo, a gente vê todos os jogos do Tigre e observa, com frequência, as partidas dos demais concorrentes na Série A do Campeonato Brasileiro. Deste modo, podemos, sim, dar "pitácos", mesmo que aqui de fora, na forma de jogar do Criciúma. É o que penso, sem achar ou prejulgar o trabalho que, por sinal, respeito bastante, do técnico Claudio Tencati. Afinal, é ele quem trabalha com o grupo de jogadores todos os dias e sabe o que é mais viável afim de melhorar a campanha do Criciúma.

Assim...sem querer, portanto, "meter o bedelho"...vamos conversando sobre o que fazer pra arrancar três pontos contra o Cruzeiro, no Mineirão. Cruzeiro que, por sinal, está há sete jogos sem ganhar no Campeonato Brasileiro! Depois que chegou lá, o técnico Fernando Diniz ainda não conseguiu vencer, embora a equipe esteja classificada pra final da Copa Sul-Americana. Contra o Flamengo, derrota por um a zero, vi um time disperso...com muitos espaços e errando em jogadas de saída de bola. Imagino, com quase certeza, que o time mineiro não vá impor as mesmas dificuldades ao Criciúma como fez o Internacional!

Assim, cá entre nós...dá pro Criciúma se armar de tal forma a conseguir uma vitória. Claro, contudo, que, nas atuais circunstância de tabela, um ponto será muito bem-vindo! Mas, por que não "sonhar" com um triunfo maior em pleno Mineirão?? Talvez, escalar um time com características fortes de imposição no meio-campo e usar a velocidade pra contra-atacar, podem ajudar o Criciúma neste confronto da rodada 33 do campeonato. Nomes pra sair jogando?? Bom...o técnico Claudio Tencati já disse que vai mudar alguns em relação aos que foram usados contra o Inter. No entanto, adiantar as linhas e não ficar "só com a bunda lá atrás" também podem contribuir pra dificultar as coisas pro adversário! Enfim...ideias que todos nós temos!! Boa sorte ao Tigre!!

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Ata a estatuto são registrados e confirmam Guedes pra 2025.

A ata e o estatuto do Conselho Deliberativo do Criciúma Esporte Clube foram devidamente registrados, durante esta semana, e confirmam o mandato do presidente Vilmar Guedes, juntamente com o vice-presidente administrativo, Alexandre Reis de Farias, vice-presidente financeiro, Valter José Minotto, e o vice-presidente de patrimônio, Antônio Deoclésio Pavei, até o final de 2025, quando poderá ocorrer a reeleição. 

As mudanças estatutárias foram propostas pelo Conselho do clube e aprovadas no início do mês de outubro com 127 votos no total, sendo 111 a favor, 13 contrários e três votos em branco, após dois dias de votação na secretaria do estádio Heriberto Hülse e ratificada pelos sócios patrimoniais em votação.

Agora, o mandato da diretoria executiva do Criciúma está estendida dos atuais três, para quatro anos. "Estamos felizes com essa prorrogação, pois ela contribuirá, e muito, para a gestão do clube, já que a eleição da direção executiva acontecerá sempre no mesmo ano que a da mesa diretora do Conselho. Vamos seguir com muito mais comprometimento, seriedade, transparência e trabalho para elevar o nome do Criciúma a nível nacional", enalteceu o presidente Vilmar Guedes.

No mandato de Guedes, que após ser vice-presidente financeiro em novembro de 2021 foi aclamado presidente em junho de 2022, o Tigre conquistou o bicampeonato Catarinense, a Recopa Catarinense, o título e acesso para a primeira divisão estadual, além do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. Nas categorias de base, na última temporada, o Criciúma conquistou títulos estaduais com todas as suas equipes.

.

(Fonte de informação: site oficial do Criciúma E. C.)

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Rodri?????????

Pela primeira vez, em toda sua rica história, a promoção da revista France Football deu ares de perder credibilidade. Ora bolas... escolher o Rodri, meio-campista espanhol, que atua no futebol inglês, como melhor jogador do mundo na atual temporada, pegou todos de surpresa! Acho que até o próprio Rodri ficou perplexo ao saber que, de uma hora pra outra, havia virado "favorito" ao prêmio! 

Em nenhum momento, desqualifico o atleta que, realmente, é um dos melhores jogadores do Manchester City. Mas, daí até ganhar a bola de ouro, foi demais...!! Não sou daqueles que fica de olho na tela pra assistir todos os campeonatos da Europa. No entanto, como fanático por futebol, acompanho com discreta frequência o que acontece no maior esporte do planeta. E...nem precisa ser tão entendido, assim, pra saber que todos os três escolhidos entre os quatro melhores, jogaram mais do que Rodri!

E, obviamente que Vinícius Júnior foi quem se destacou dentre todos! De outro modo, o atacante do Real Madrid, é verdade, não tem jogado "tudo aquilo" na Seleção Brasileira. Mas, com a camisa do maior time do mundo, na atualidade, faz gols e grandes apresentações! Há quem diga que Vini Jr. teria sido "castigado" ou "discriminado" por causa de sua luta contra o racismo no futebol! Desconfio...mas, prefiro não querer acreditar em tal absurdo!!


segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Algumas do fim de semana.

Já conhecemos os dois finalistas da Copa do Brasil: Atlético(MG) e Flamengo. O Galo arrancou empate, quase no fim do jogo contra o Vasco, através de jogada individual do ainda bom e útil Hulk. Chute de fora da área pra tirar do alcance do goleiro Léo Jardim. Claro que se tratava de uma semifinal, mata-mata. Mas, convenhamos que o Atlético tem melhor time do que o Vasco. Merecida a classificação mineira!

No outro confronto, o Corínthians pressionou muito, desperdiçou chances de gol e não conseguiu furar o bloqueio defensivo montado pelo técnico Filipe Luís, do Flamengo. Este, por sinal, perdeu o atacante Bruno Henrique, expulso, ainda aos 28 minutos do 1º tempo. Com um a menos e a vantagem conquistada no jogo de ida, restou ao rubro-negro carioca jogar com o "regulamento debaixo do braço". Assim, Atlético e Flamengo vão decidir o título da segunda competição mais valiosa do futebol brasileiro!

Na Série A do Campeonato Brasileiro, o revés do Bragantino perante o Vitória; a vitória do Internacional, sobre o Grêmio; e, a derrota do Juventude pro Palmeiras, foram resultados que  "ajudaram" bastante o Criciúma. Claro que, isso tudo, somado ao brioso empate alcançado pelo Tigre, contra o Botafogo! Continuo imaginando que, pra não correr riscos de queda, o Criciúma vai precisar somar mais 9 pontos. Somados aos 36 que já tem, Tencati e seus comandados, com certeza, farão com que, em 2.025, possamos ver, de novo, o Criciúma na elite do futebol nacional!! 

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Seleção Brasileira dando mostras de recuperação.

Imagino que possa ser o início de uma nova fase pra Seleção Brasileira. Os resultados obtidos, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa de 2.026, nos dão esperança de dias melhores. Eu me referi, única e exclusivamente, aos números em campo: posse de bola e placares nos confrontos diante de Chile e Peru. E, só! Até porque, o futebol apresentado está longe de ser aquele que o torcedor gosta de ver! Com todo o respeito que merecem peruanos e chilenos, mas, eles estão nas duas últimas colocações na tabela. Portanto, não podem servir de parâmetro pra uma análise mais aprofundada do rendimento do time comandado por Dorival Júnior.

De qualquer modo, ora bolas...se eles não estão bem, a nossa Seleção fez o que tinha de fazer. Jogou contra os "lanternas" e venceu: 2 x 1, perante o Chile; 4 x 0, no Peru. E, na média, 70% de posse de bola nos dois jogos. Os números são incontestáveis! Mas, a qualidade do futebol ainda deixa a desejar. Dentro do que tenho observado, o Brasil não está mal de goleiros e atacantes. Só que, à exceção de Marquinhos, o setor defensivo carece de melhores laterais; o meio-campo de jogadores que criem mais e sejam objetivos; permanece a ausência de um "10", na verdadeira acepção do termo; e, num todo, de peças que joguem mais vertical do que horizontalmente!!

Também é verdade, contudo, que a nossa safra não é das melhores! Queiram ou não, Neymar faz muita falta! E, os "feras" do momento, tipo Vinícius Júnior, embora tenha estado ausente nas últimas convocações, por causa de lesão; além de Rodrygo, Endrick, este pouco usado; ou até mesmo Gabriel Martinelli...cito esses, e lembro, ainda, de Savinho, que, lá na Europa, em seus clubes, jogam bem melhor do que quando vestem a "amarelinha"! Mas, o returno das Eliminatórias está só no início e tem  tempo de o Brasil melhorar e chegar mais forte na Copa do Mundo!!

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Isenção: ter ou só demonstrar??

Uma das coisas que mais irritam meu colega de Debate, Vanderlei Ricken, aqui na Rádio Onda Jovem, onde estou há sete anos, é a tal da hipocrisia! Fecho com ele! É meio que teatral quando acontece no nosso meio: do rádio e do jornalismo. No futebol, então, isso fica bastante escancarado. Comecei, profissionalmente, em 1.986 e sou de uma geração em que fui "ensinado" a ser isento. Ou seja, não demonstrar no microfone, por exemplo, que queria o Criciúma E. C. ganhando jogos...sendo vencedor.

Afinal, em nome da tal isonomia, todos deveriam ter o mesmo tratamento. Só que, com o passar do tempo, tal comportamento foi se modificando. Hoje, AQUI e em todo o restante do "rádio nacional", locutores, repórteres e comentaristas, deixam transparecer suas preferências clubísticas. O que, aliás, considero normal...nada condenável! Até porque, é melhor que os clubes da cidade e/ou região, se dêem bem nas competições em razão de questões comerciais e econômicas! Repito: é HIPÓCRITA quem pensa o contrário!!

Faço este preâmbulo pra chegar nas questões políticas. As últimas eleições municipais, em Criciúma, foram bastante disputadas. Houve polarização entre duas candidaturas e uma delas saiu como vencedora. Quem acompanhou os diversos debates promovidos em período de campanha e tem um pouquinho de sensibilidade cognitiva, percebeu quem estava ao lado deste ou daquele candidato! Não foi uma regra! Mas, com raras exceções, as perguntas feitas foram, claramente, direcionadas com o intuito de pressionar candidato "x" e favorecer "y" e...vice-versa! Assim, ter ou demonstrar "um lado", não é nada recriminatório! Mas, por favor: SEM HIPOCRISIA E VITIMISMO!!


quarta-feira, 9 de outubro de 2024

A longevidade de Claudio Tencati no Criciúma.

No momento, o comandante tricolor é o 3º mais longevo na Série A do Campeonato Brasileiro. Na frente dele, só Abel Ferreira, no Palmeiras, desde outubro de 2.020; e, Juan Pablo Vojvoda, que chegou no Fortaleza em maio de 2021. Tencati, o único brasileiro deste "Top 3", está no Criciúma desde outubro/21. Um recorde no Criciúma!  De lá pra cá, marcou ainda mais seu nome na história! Foi com Claudio Tencati que o Tigre ganhou a Série B do Catarinense; é bicampeão da A; conquistou a Recopa e obteve DOIS acessos em nível nacional: da Série C pra B e da B pra A!!

Rememorando um pouco, desde 5 de outubro de 2.021, auxiliado por seu grande amigo e fiel escudeiro, Aléssio Antunes, Tencati chegou com a missão de comandar o Criciúma na reta final da Série C. O que era um trabalho com tempo determinado, passou a ser um feito histórico em Santa Catarina! Os dois possuem 165 jogos no comando tricolor - sendo o terceiro técnico com mais jogos no Criciúma, atrás apenas de Gonzaga Milioli (232) e Lori Sandri (171). 

Na primeira vez que treina um time na Série A do Campeonato Brasileiro, Tencati tem, até o momento, nove vitórias, oito empates e doze derrotas. O Tigre ocupa a 12ª colocação e está fora da zona de rebaixamento. Impossível não reconhecer os méritos do "Míster"! Afinal, contra números não há qualquer contestação! Lembro, com isso, que o Criciúma possui o menor investimento dentre todos os 20 participantes da elite do futebol nacional! O próximo compromisso é contra o Botafogo, no dia 18 de outubro, no Maracanã, às 20 horas.


domingo, 6 de outubro de 2024

A festa da Democracia!!

Foi bonito! Em Criciúma, e sua recente história, talvez nunca, antes, tivemos uma eleição municipal tão concorrida! Apesar de seis candidaturas, desde o início já se percebia uma polarização entre Vagner Espindola, o Vaguinho, candidato da "situação"; e, Ricardo Guidi, se destacando entre aqueles que entendiam ser de "oposição". Com todo o respeito que cada um mereceu, durante a disputa, e, claro, continua merecendo...mas, a meu ver, nenhum deles representou "perigo" afim de barrar a preferência por Vaguinho e Guidi.

Apesar de lutarem bastante, Arilindo Rocha, Paulo Ferrarezi, Julio Kaminski e Jorge Godinho, com o passar da campanha, foram se "firmando", apenas, coadjuvantes de todo o processo eleitoral. E, o resultado final apontou Vaguinho, vencedor! Aliás, vou um pouco mais longe e digo que Clesio Salvaro, o prefeito afastado, também saiu ganhando! Foi preso...e a justiça vai dizer, ali na frente, se ele tem culpa ou não. So que, sua prisão, contribuiu, sim, para que Vaguinho disparasse nas pesquisas! Assim, Clesio, com todos os percalços de seu momento político, conseguiu o que queria: eleger o sucessor!

Independentemente da verdadeira batalha que mostrou a campanha política em Criciúma, entendo que a cidade fica em boas mãos! Não há como contestar a competência de Clesio Salvaro ao longo de todos esses anos comandando a cidade! Simples: a maioria do eleitorado criciumense entendeu que Criciúma cresceu, em vários aspectos, e melhorou a qualidade de vida do seu povo, depois que Salvaro passou a comandar a Prefeitura! Com certeza, Vaguinho, que é extremamente "técnico", dará sequência a esse bom trabalho! E, o mais importante, é a cidade, as pessoas e o bem-estar delas! Que assim seja!! 

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Que as alterações no estatuto do Criciúma sejam SÓ em prol do Clube!!!

O Conselho Deliberativo do Criciúma E. C. está tentando promover algumas mudanças estatutárias. Pelo que se sabe, estas se fazem necessárias para readequações e modernização. Afinal, o estatuto do Criciúma é bastante antigo e, com o passar do tempo, ajustes precisam ser providenciados. Uma das alterações que mais chama a atenção diz respeito ao mandato da atual Diretoria Executiva. Este tem prazo até o fim deste ano. Com a proposição, Vilmar Guedes e parceiros do "alto comando" tricolor, podem ficar até 31/12/25. Deste modo, o pleito eleitoral a ser realizado, ano que vem, elegerá a nova direção do Conselho Deliberativo e a Direção Executiva para um período de quatro anos.

Minha opinião: tudo o que for feito, alterado, modificado ou preparado, favoravelmente SOMENTE em prol da instituição Criciúma E. C., é salutar! Sou completamente contra e avesso á manobras, político/internas, que, lá na frente, alguém ou "alguéns" queira(m) tirar proveito pessoal! Lembro, a quem possa interessar que, à partir da fase em que o Criciúma passou a ser dirigido por Anselmo Freitas, muita coisa mudou e pra melhor! Vieram, posteriormente, Vilmar Guedes e Alexandre Farias que, acompanhados de Valter Minotto e Antônio D. Pavei, até nos dias atuais, fazem administração IMPECÁVEL!!

Além disso, todos os demais setores do Criciúma, como área jurídica, médica e, é claro, o futebol...tudo isso, vai muito bem, obrigado!! Portanto, que as coisas possam ser conduzidas com as melhores das intenções, repito: em benefício SÓ do Criciúma E. C. Assim, os conselheiros adimplentes, têm hoje e amanhã(terça e quarta-feira), das 9 às 19 hs, pra votar "sim" ou "não", em relação às tais alterações!! ENTENDEDORES ENTENDERÃO O TEOR DA POSTAGEM!!

domingo, 29 de setembro de 2024

Bahia 1 Criciúma 0: ganhou quem jogou melhor!

O "Baêa" fez por merecer resultado alcançado diante do Criciúma. Este, por sua vez, não tem o que contestar. É simples: o tricolor da "Boa Terra" foi superior, principalmente no 1º tempo, e justificou esta supremacia com os três pontos conquistados. Vale ressaltar, inclusive, que, na etapa inicial, na minha opinião, o Criciúma fugiu de suas características costumeiras e ficou muito atrás! Só deu Bahia!! Rogerio Ceni mandou seu time pressionar, bastante, a saída de bola do Tigre e, os comandados de Claudio Tencati, de outro modo, não conseguiram suportar a pressão!

Assim, de tanto "encurralar" o Criciúma no campo de defesa, o Bahia chegou ao gol. Eram 32 minutos. Marcelo Hermes foi driblado, até com certa facilidade, pelo bom lateral colombiano, Santiago Arias. Este chegou perto da linha de fundo, pela direita e cruzou pra chegada de Cauly. Da entrada da área, pelo meio, ele bateu, de primeira, pra tirar do goleiro Gustavo. O chute foi daqueles em que a bola bate, primeiro no chão, ganha elevação e vai no canto alto direito da trave do Tigre. Vale frisar, contudo, que Cauly finalizou sem marcação próxima...incisiva. Portanto, um descuido do sistema defensivo do Criciúma!

Já, no 2º tempo, o Criciúma adiantou as linhas e o time melhorou um pouco. Só que faltou criar mais chances de gol. Por outro lado, o Bahia teve alguns contra-ataques pra "matar" o jogo e os desperdiçou! No rescaldo de tudo o que aconteceu na Arena Fonte Nova, o Bahia ganhou porque tem mais time e fez prevalecer tal superioridade jogando mais, na 1ª etapa; e, administrou com competência a vantagem até o fim da partida. Segue o campeonato com as dificuldades que, já se sabia, o Criciúma iria enfrentar numa competição de nível elevado. Quinta-feira, dia 3, tem o Atlético(GO), em casa e, claro, por ser adversário direto, o Criciúma tem obrigação de vencer!!

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Rescaldo da semana.

Dos quatro times envolvidos nos dois jogos atrasados do Campeonato Brasileiro, só um levou maior vantagem: o Criciúma. Ganhou do Grêmio, fora de casa, e subiu duas posições na tabela de classificação. O tricolor gaúcho, claramente, não vive bom  momento e volta a integrar o grupo de times mais ameaçados de chegar mais perto ou, até mesmo, entrar no Z-4.

Quanto ao outro confronto, Bragantino 2 Internacional 2...tipo do resultado que ajudou mais o Colorado do que o Massa Bruta. O Inter, por sinal, faz campanha de recuperação e já se candidata, até, a entrar, em breve, no G-4. Quanto à equipe paulista, é outro que, se não tomar mais cuidados, vai brigar só pra não ser rebaixado.

Na Taça Libertadores e na Copa Sul-Americana, havia chances mais concretas de que, em ambos os torneios, só tivéssemos brasileiros na disputa final. Agora, com a desclassificação do Flamengo, na "Liberta"; e, do Athlético, na "Sula", as possibilidades diminuíram um pouco. E, em ambas as competições, os times do Brasil vão decidir vaga, nas semifinais, fora de casa. O que, com certeza, vai dificultar mais a tarefa de Atléitco Mineiro e Botafogo, na Libertadotes; Cruzeiro e Corínthians, na Sul-Americana.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Grêmio 1 Criciúma 2: partidaça do Tigre! Vitória com o dedaço de Claudio Tencati!!

Contrariando a grande maioria da torcida, o treinador do Criciúma bancou a escalação do contestado Arthur Caíke. E...eis que ele fez o 1º gol da vitória do tricolor catarinense, em Porto Alegre. Inclusive, em lance com boa dose de oportunismo e frieza! Isso, aos 13 minutos da etapa inicial. Mais tarde, já no 2º tempo, Tencati optou pela entrada de Ronald, na vaga de Matheuzinho. E foi dele o gol que garantiu a importantíssima conquista do Tigre, na Arena! Méritos do time...dos jogadores?? Com certeza! Até porque o Criciúma venceu e convenceu! Além disso, e obviamente, Claudio Tencati tem gigantesca responsabilidade por manter suas convicções!!

Quanto ao jogo, observei um Grêmio muito confiante de que conseguiria ganhar, de novo. Não que tenha ocorrido "salto alto"! Mas, tipo...Renato Gaúcho e comandados já haviam vencido o Criciúma, no jogo do turno, e, na rodada anterior, passaram pelo  Flamengo. Ora bolas, são situações que deixam a equipe mais "leve" pra buscar mais outro resultado positivo. Só que o Criciúma, dentro dos seus limites e atual contexto, foi "perfeito"! Me arrisco a dizer que não houve erro de ninguém! Desde a escalação escolhida por Claudio Tencati, passando pelas opções táticas e formatação de jogo, o Criciúma fez um de seus melhores jogos no atual Campeonato Brasileiro! Só não foi superior àquela vitória diante do Vasco, por 4 a 0!

Quanto à competição, em si, trata-se de um momento melhor do que o esperado! O Criciúma coloca a tabela em dia, estando fora do Z-4! E mais do que isso: em 13º lugar com 4 pontos acima do primeiro que cai, no caso, hoje, o Corínthians. Claro que ainda não é o afastamento desejado, em relação às posições "perigosas" da tabela de classificação. Mas, mesmo assim, ganhar do Grêmio, lá na casa deles, sem dúvida alguma, eleva e muito o moral de todos no Criciúma! Nota dez pra direção, que deu ônibus e ingresso, de graça, pra torcida ir a Porto Alegre. E, claro, parabéns, também, pra quem foi e acreditou no Tigre!! 


sexta-feira, 20 de setembro de 2024

As chances de título, vagas na Libertadores e quem pode cair.

Dei uma pesquisada em sites aqui e ali...acabei encontrando uma reportagem sobre o tema no https://jornaldaparaiba.com.br/esportes/brasileirao-2024-titulo-libertadores-rebaixamento. Achei interessante e resolvi reproduzir aqui neste espaço. Leiam e tirem suas conclusões. Vamos lá:

O Brasileirão é certamente um dos campeonatos de pontos corridos mais disputados do mundo. E a edição 2024 não tem sido diferente. Até aqui, já foram 26 rodadas, duelos equilibrados e batalhas acirradas pelo topo da tabela. Ao fim de cada rodada, o Jornal da Paraíba atualiza as chances de título, vagas por competições internacionais e, é claro, a luta contra o rebaixamento. As probabilidades são baseadas em cálculos matemáticos do site estatístico Chance de Gol.


Chance de título? De vaga na Libertadores? E de rebaixamento?

Com 26 rodadas já disputadas, o Brasileirão 2024, o Botafogo está de volta a liderança, com 53 pontos, e chegou a 47,1% de chance de conquistar o título. O Palmeiras, que agora é vice-líder, tem 50 pontos e possui 42,9% chance de ser campeão.

Fortaleza e Flamengo completam a lista dos quatro primeiros, sendo o time cearense aparece com 49 pontos, enquanto os cariocas possuem 45. O Leão(Fortaleza) tem, neste momento, 3,1% de chance de ser campeão, enquanto o Flamengo, com um jogo a menos, possui 6% .

Na zona de rebaixamento, o lanterna é o Atlético-GO, com 18 pontos. O Dragão possui 97.8% de chances de disputar a Série B em 2025.

Já as chances de Libertadores seguem altas para os quatros primeiros colocados da tabela:

Botafogo (99.9%), Palmeiras (99,8%), Fortaleza (90,7%) e Flamengo (94,3%).

Saiba como os cálculos são feitos:

O site Chance de Gol calcula as probabilidades com base nas chances de vitória, empate e derrota para cada uma das partidas que ainda não foram realizadas. A partir de simulações em todos os jogos, são contabilizadas as chances de cada um dos clubes se classificarem ou serem rebaixados. Mas como as probabilidades são calculadas? Cada jogo depende, em suma, da força de cada time. Além disso, outros atributos são considerados, como local de jogo — casa ou fora —, a partida mais recente que cada clube fez etc. Por outro lado, não são contabilizadas informações de cunho histórico, tabus, invencibilidades, desfalques etc.



terça-feira, 17 de setembro de 2024

Sem caça às bruxas!!

Depois de uma derrota, da forma como aconteceu, pro Palmeiras, não faltam comentários e burburinhos pra arranjar ou direcionar culpados. E isso acontece aqui e com qualquer torcida! Afinal, o Criciúma E. C. é o que temos de mais valioso na cidade e região quando se pensa em divulgação do que é nosso pro resto do País e do mundo. Normal! Ainda mais depois que surgiram as redes sociais e todo mundo bota pitaco em tudo quanto é assunto!!

A verdade é que o Criciúma ficou "olhando a banda passar" e quando viu já estava 3 a 0, em 17 minutos ainda da 1ª etapa! E, depois disso, a "maionese só desandou"! Ou seja, ninguém marcou, ninguém jogou, o técnico Claudio Tencati errou na escalação e na estratégia de jogo e o resultado de 5 a 0, pró Palmeiras, acabou sendo desastroso. Aliás, tomar duas vezes de cinco, em uma só edição de Campeonato Brasileiro da Série A, abala qualquer estrutura! 

O que não pode é ficar remoendo o que passou, embora seja tudo muito recente! Duro assimilar ter a segunda pior defesa da competição! Mas, não há o que fazer após o "leite derramado"! A solução é "juntar os cacos" e se remontar porque o Criciúma ainda tem 13 jogos por fazer, sendo 6 em casa e outros 7, fora. Dos confrontos no H. Hülse, destacam-se dois adversários que, no momento, de um jeito ou de outro, estão na mesma luta que o Tigre trava, que é de permanência na Série A. No caso, Atlético(GO) e Vitória. Portanto, mãos à obra e com bem menos erros daqui pra frente!!

domingo, 15 de setembro de 2024

Com sonolência incrível, Criciúma deu vexame no Allianz Parque!!

Tomou 5 a 0 ao natural! O Palmeiras fez o que quis, durante todo o jogo, e impôs uma goleada humilhante perante o Criciúma! Este, por sua vez, "ficou olhando" tudo acontecer desde os 48 segundos da etapa inicial quando o Porco fez seu 1º gol. Os demais foram consequência de uma apresentação, absolutamente, abaixo da crítica por parte de Claudio Tencati e seus comandados! O time todo jogou muito mal! Tobias Figueiredo teve participação decisiva e negativa, pelo menos, nos três primeiros gols do Palmeiras. 

Até o goleiro Gustavo "comeu mosca" no último gol, através de falta cobrada por Raphael Veiga. A bola veio "do meio da rua" e o camisa 1 tricolor ficou estático, parado, vendo a bola entrar, justamente, no canto onde ele deveria estar! De outro modo, é preciso reconhecer que o Criciúma até teve, pelo menos, dois chutes perigosos contra a meta adversária. Só que as conclusões de Matheusinho pararam no goleiro Wéverton, foram pra fora e, uma delas, acertou o travessão.

Só que não podemos culpar SÓ a atuação bastante comprometedora do zagueiro Tobias Figueiredo ou da inércia no setor ofensiva. Todo o Criciúma não jogou NADA! Como se dizia antigamente "do goleiro ao ponta-esquerda", aliás, partindo desde a comissão técnica, ninguém produziu algo pra merecer melhor sorte! A goleada sofrida acabou sendo justíssima e, convenhamos, se o Palmeiras "não tirasse o pé" a tragédia poderia ter sido maior ainda!! Com certeza, é o tipo do resultado que "acende o sinal amarelo" pra todos no Heriberto Hülse! Resta saber, à partir de agora, como será a reação após o que se viu em São Paulo...!!!


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Como deve se portar o Criciúma no Allianz Parque?

Ora bolas...é 11 contra 11! Durante a semana, encontrando torcedores, pela rua, e vendo manifestações de outros nas redes sociais, dá pra sentir que paira um ar de temeridade quanto ao jogo de domingo(15), contra o Palmeiras, em São Paulo. A gente ouve e lê que é preciso fechar e muito "a casinha" pra não sofrer um vexame! Sugestões afim de evitar uma goleada não faltam: usar três zagueiros, quatro volantes, só um atacante...!!

Na minha maneira de ver futebol, é óbvio que o Palmeiras é superior e favorito perante o Criciúma! Não dá pra se "meter a bobo" e jogar "aberto" contra uma equipe que briga na parte de cima da tabela, lutando pelo título! Mas, entendo que Claudio Tencati sabe como agir diante das dificuldades inerentes a um confronto como este. O Criciúma já enfrentou outros "grandes" e pretendentes ao título, fora de casa, e não foi massacrado em nenhum deles. Lembro os jogos contra Atlético(MG), Vasco, São Paulo e Flamengo, só como alguns exemplos. 

Então, penso que o Criciúma deve se armar, sim, com cuidados defensivos! Mas, jamais abdicar de agredir o adversário! Não vou meter o bedelho na escalação nominal! Sempre entendi que o treinador, que trabalha com os jogadores "todos os dias, o dia inteiro", sabe quem está melhor pra jogar! Só insisto que, jogar o jogo e marcar com sabedoria um adversário que é, claramente, melhor qualificado tecnicamente, pode ser caminho pra alcançar bom resultado na grama sintética do Allianz Parque. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Assistir jogos da Seleção Brasileira, nos tempos atuais, é só pra se estressar!!

Depois da saída de Tite, no fim de 2.022, a Seleção Brasileira passou pelas mãos de Ramon Menezes e Fernando Diniz. Agora, o trabalho segue comandado por Dorival Junior. Este, pelo que vi até agora, pouco acrescentou, positivamente, nos quesitos táticos e de organização de jogo. Caramba...Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Danilo, que vem sendo usados como titulares, com frequência, podem jogar muito mais! Só que não dá pra culpar apenas esses três! Pelo que tenho visto, se "salvam" só o goleiro Alisson, o zagueiro Marquinhos e o volante André. O restante tem deixado muito a desejar!

Claramente, falta maior comprometimento, mais vontade e, principalmente, padrão de jogo! Não há um setor que funcione! Do meio pra frente, então, o rendimento tem sido pífio!! Como frisei, antes, Dorival Júnior pouco acrescentou! Há de se levar em conta, contudo, que a "safra" de jogadores não é lá das melhores!! Aliás, muito longe dos tempos dos "Ronaldo's", Rivaldo, Roberto Carlos, Cafú, dentre outros que, mesmo não ganhando todas as copas que jogaram, tiveram bem melhor performance do que o visto atualmente! 

O que fazer a curto/médio prazo? Não tem muito! A tentativa de solução passa por manter o trabalho. Permaneço pensando que, trazer técnico de fora do País, não é a melhor solução. Talvez, a convocação de mais jogadores que atuam no Brasil, possa ajudar na questão de identificação e comprometimento com a Seleção. Até porque, o futebol brasileiro cedeu 43 atletas nessa data FIFA. E, os mesmos têm complicado a vida da nossa seleção quando são enfrentados. Que coisa, hein??

domingo, 8 de setembro de 2024

Que seja feita justiça! Não, politicagem!!

É uma questão de meritocracia! Penso que, quem joga mesmo, trabalha, faz tudo por seu time e pelos seus companheiros, deve, sim, obter o caminho do sucesso! Desse modo, não é necessário "jogar sujo" pra alcançar êxito! Mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e o "golpe baixo" vira contra si!! Lembro que a justiça "lá de cima" pode tardar, mas não falha!!! Talvez, por isso,  Botafogo, Fortaleza, Palmeiras e Flamengo estejam no G-4 e, com toda certeza, por pura capacidade de cada um deles! Claro que é uma situação de momento, não indicando que um  desses quatro,  obrigatoriamente, será campeão!

Aproveito essa pausa no Campeonato Brasileiro da Série A pra fazer algumas reflexões. Pode haver erro de arbitragens, falha da defesa aqui ou ali, uma ou outra chance de gol "imperdível" sendo desperdiçada. Mas, no "frigir dos ovos", a recompensa vem pra quem faz tudo com amor, carinho e dedicação! Mesmo de fora, a gente vê! Não há necessidade de fazer coisas se utilizando da obscuridade! É aquela história de "jogar limpo" e esperar que a vitória, mais cedo ou mais tarde, será conquistada!

No Criciúma, a receita do sucesso está com o presidente Vilmar Guedes, seus pares de diretoria, a comissão técnica e, claro, o grupo de atletas. É, praticamente, o "mesmo time" desde 2.022. Um acréscimo aqui e ali e o Tigre tem colecionado sucessos ao longo desses dois anos! Assim, o Criciúma tem sido exemplo pra admiradores e até adversários! Dá inveja em alguém? Ahhh...normal!! Mas, que seja "inveja boa"! Até porque, além de ser bom pra cidade e região, nos enche de orgulho!!