domingo, 29 de dezembro de 2024
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Porque o nome de Anselmo Freitas é a melhor opção??
Por vários motivos! Dentre os quais...o fato de já conhecer o Criciúma, como instituição e clube de futebol, mais do que qualquer outro; porque tem muita credibilidade e prestígio junto à torcida; por saber os "caminhos" de como lidar com atletas; por estar alinhado com as boas ideias do atual presidente, Alexandre Farias; e...por ter melhor amplo conhecimento do futebol, como produto! De fora...é o que penso e, portanto, MINHA OPINIÃO!!
Ah...que fique bem claro: não tenho nada contra qualquer outro nome que queira "abiscoitar" o cargo de vice-presidente administrativo na eleição do próximo dia 15 de janeiro! Também não sou conselheiro. Portanto, nem voto!! Contudo, uso este espaço, que é meu, pra expressar minhas ideias quanto à preferência e torcida por Anselmo Freitas! O conheço há muitos anos! De índole irretocável, dentro do que penso, Anselmo é o melhor parceiro de Alexandre Farias pra reger os destinos do Criciúma E. C.!! Tenho dito(1)!!
Outra coisa, pra refrescar a memória do torcedor. Lá em 2.020, o caixa do Criciúma estava "zerado"! Anselmo Freitas assumiu e aportou UM MILHÃO DE REAIS para que o Clube pudesse ser "reiniciado"! Lembro que o Sr. Vilmar Casagrande e o Sr. Antônio D. Pavei também "colaboraram" com QUINHENTOS MIL REAIS, cada! O resto da história, creio eu, todos já sabem! Ou seja, um Criciúma que acumulou QUATRO TÍTULOS estaduais e DOIS ACESSOS em nível nacional! Nos últimos 4 anos, somente, uma "derrota" que foi a queda deste ano!! Então...tenho dito(2)!!
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Zé Ricardo é o novo técnico do Criciúma!
O Criciúma anunciou nesta quarta-feira (18/12) o nome do seu novo comandante para a temporada 2025. Zé Ricardo chega ao Tigre para comandar a equipe na disputa da Recopa estadual, Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro. Junto com o novo técnico, chegam seu auxiliar e preparador físico, que irão trabalhar em conjunto com a comissão técnica fixa do clube.
José Ricardo Mannarino é nascido no Rio de Janeiro (RJ), tem 53 anos e possui a Licença Pró de formação para treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e é instrutor da CBF Academy. Ele comandou a base do Flamengo até 2016, quando assumiu o time principal e foi efetivado, fazendo quase 90 jogos no comando da equipe carioca. No Rio, ele também foi técnico do Vasco da Gama e do Botafogo. Zé Ricardo ainda comandou o Fortaleza, Internacional e Cruzeiro. Fora do país, ele trabalhou no futebol do Catar e no Japão, no Shimizu S-Pulse. A última equipe do técnico foi o Goiás. O primeiro compromisso do Tigre na temporada será o confronto contra o Concórdia pela segunda rodada do Campeonato Catarinense e valendo o título da Recopa estadual. O duelo entre o Criciúma, atual bicampeão do Catarinense, e a equipe do Oeste, que venceu a Copa Santa Catarina, será disputado no dia 19 de janeiro, no estádio Heriberto Hülse.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Ranking da CBF: Criciúma é o melhor de Santa Catarina!
O Ranking Nacional de Clubes 2024, divulgado nesta sexta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), trouxe o Flamengo na liderança pelo quarto ano consecutivo. Os clubes catarinenses também registraram movimentações, com destaques positivos e quedas. O ranking classifica tecnicamente os clubes das quatro divisões do futebol brasileiro com base no desempenho das últimas cinco temporadas das equipes em competições nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil). Cada temporada recebe um peso distinto, com o da temporada atual sendo multiplicado por cinco e o da mais antiga por um.
O Criciúma se consolidou como o time catarinense mais bem posicionado. Apesar do rebaixamento na Série A nesta temporada, o Tigre subiu quatro posições e ultrapassou Avaí e Chapecoense, alcançando a 26ª colocação, com 5.893 pontos. O Avaí, que ocupava a 25ª posição no ano passado, caiu três lugares e agora aparece em 28º, com 4.861 pontos. A Chapecoense também perdeu três posições e figura em 30º lugar, com 4.492 pontos. O Brusque comemorou sua melhor marca no ranking ao alcançar o 35º lugar, com 3.890 pontos. O Quadricolor foi o quinto time do Brasil, entre clubes de Série A e Série B, que mais subiu na tabela nacional, ganhando oito posições desde a última atualização.
O Figueirense caiu duas posições e está na 52ª colocação, com 2.246 pontos. Já, o Marcílio Dias aparece em 104º lugar, com 646 pontos, uma queda de 10 posições. O Hercílio Luz subiu 34 posições e agora ocupa o 119º lugar, com 479 pontos. O Concórdia conquistou 43 posições, chegando à 125ª colocação, com 459 pontos. Por sua vez, o Joinville caiu 31 posições e ocupa a 151ª colocação, com 281 pontos. E, o Barra teve o maior crescimento entre os catarinenses, subindo 80 posições e alcançando a 153ª colocação, com 255 pontos.
.
(Fonte de informação: reportagem do ge.globo.com)
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
O Passarinho Arrepiado...
...informa que Alexandre Farias não foi apenas ao evento do COB no Rio de Janeiro, mas também que teria se reunido com os responsáveis por trazerem ao Brasil a SAF de maior sucesso no futebol brasileiro!!!
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Conselho do Passarinho Arrepiado: conselheiros do Criciúma, cuidado!!
É preciso ter muita cautela, numa hora como essa! Afinal, os destinos do Criciúma estão nas mãos do Conselho Deliberativo que elegerá, em breve, a nova direção executiva do Clube. Qualquer erro/equívoco pode ser fatal! Não fico em cima do muro e considero o nome do empresário Anselmo Freitas como excelente opção para dirigir o Criciúma após a renúncia, pra mim, precipitada de Vilmar Guedes. Aliás, a atual diretoria tem nomes como Antônio Deoclésio Pavei, Wálter Minotto e, principalmente, Alexandre Farias, o presidente "interino", que poderiam, muito bem, passar a comandar o Clube, efetivamente.
Importante frisar, inclusive, que Alexandre Farias só não fica, de forma contínua, por causa de seu compromisso, já assumido anteriormente, com a presidência da Confederação Brasileira de Tênis. O "Farinha", como é conhecido entre amigos mais próximos, teria tudo pra ser um grande administrador à frente do Criciúma E. C.! Penso o mesmo em relação ao nome de Anselmo Freitas. Já passou pelo Clube em outras oportunidades, conhece "todos os corredores" do Heriberto Hülse e CT! E...tem muita credibilidade junto à torcida e empresariado! Do mesmo modo, sabe os "caminhos" do futebol, é do meio e, insisto, grande nome pra comandar o Criciúma! É só ele querer pra receber aval do CD!!
Quanto aos cuidados que o "Arrepiado" seu referiu, no título da postagem, é que o Criciúma não pode ser entregue nas mãos de AVENTUREIROS! As pessoas que dirigirem o Clube, obrigatoriamente, precisam ter interesses no sucesso SÓ do Criciúma!! Os integrantes do Conselho Deliberativo necessitam avaliar muito o que pretende qualquer interessado em "pegar o Criciúma" para que se evite transtornos futuros!! Depois...que ninguém venha reclamar!! DE OLHOOO!!!
domingo, 8 de dezembro de 2024
Goleada e saída de Claudio Tencati.
A "cereja do bolo" foi a goleada sofrida para o Bragantino, 5 a 1, neste domingo(08)! Verdadeira "coisa horrorosa" o que se viu no interior paulista! Massss...tudo já estava indo "água abaixo" fazia algum tempo. De fora, penso que, desde aquela derrota pro Vitória, em casa, as coisas fugiram de controle. Depois disso, além do empate contra o Fluminense, no Maracanã, o Criciúma, claramente, sucumbiu ao sofrer duas goleadas, consecutivas, no Heriberto Hülse, perante Corínthians e Flamengo.
Aliás, em razão do baixíssimo aproveitamento, o Criciúma teve seu descenso confirmado na penúltima rodada da competição! Foi pra São Paulo, afim de cumprir tabela, e acabou levando "sonora" goleada com cinco gols! O comportamento do time, em campo, foi ridículo! O placar construído pelo adversário aconteceu ao natural, sem que o Criciúma esboçasse qualquer reação! O Bragantino "bateu em morto" e, por tal vitória, confirmou sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro visando a temporada do ano que vem.
Depois do jogo, Claudio Tencati desabafou e resolveu pedir demissão! Destacou a falta de melhor qualidade do plantel montado e disse que "pessoas que estavam próximas ao presidente prejudicaram mais do que atrapalharam"! Segue a vida! Obrigado ao treinador e sua comissão técnica que, em quase quatro anos, ganhou muito mais do que perdeu! Saldo positivo...muito positivo!! Só que, o baque do rebaixamento foi fatal pra decisão do técnico em pedir pra sair!!
E agora?? Ora bolas...este não foi o primeiro e nem será o último rebaixamento na história do Criciúma E. C. Contudo, não é o fim do mundo! Claro que estamos todos abalados com a queda que, durante a grande maioria das rodadas do torneio, parecia que não iria acontecer. Só que...vida que segue, bola pra frente! Tem que resolver essa questão da renúncia de Vilmar Guedes e, a transição, provavelmente com Alexandre Farias. Tudo sendo feito com muito cuidado e habilidade porque, daqui há pouco mais de um mês, já incia a temporada de 2.025!
sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
Passarinho Arrepiado no modo "conversei com..."
Antes mesmo de Vilmar Guedes anunciar, oficialmente, sua renúncia, conversei bastante com ele. Quis tentar entender os reais motivos para tão inesperada e radical decisão. Guedes se mostrou muito chateado...abalado mesmo com a derrocada do Criciúma, no Campeonato Brasileiro. E, mais do que isso, ainda, as ofensas que recebeu, de tudo que é lado, pelo insucesso do Clube, agora, no final da temporada. Senti que o comandante do Criciúma não tinha estrutura emocional, necessária, para sofrer tal golpe e absorver as consequências dele. Lamentei, ponderei e confesso, tentei demovê-lo de tal ideia. Sem sucesso!
Também conversei com Alexandre Farias, atual vice-administrativo. Ele ficará responsável por assumir em lugar de Guedes e conduzir, juntamente com o Conselho Deliberativo, o processo de transição até uma nova eleição. Esta, por sinal, deve ser marcada para o mais breve possível!! Farias seria excelente opção pra dirigir o Criciúma! Mas, recentemente, foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Tênis, esporte no qual tem raízes e ligações há muitos anos, e me disse não ter tempo para fazer as duas coisas... cumprir obrigações com os dois cargos, ao mesmo tempo.
Outro consultado pelo "Arrepiado, aqui do Blog, foi Anselmo Freitas. Este mais da "velha guarda" e que tem enorme identificação com a instituição! A exemplo de Alexandre Farias, seria e pode ser um GRANDE NOME pra comandar o Criciúma E. C.! É inteligente, arrojado e com pique pra encarar uma função tão importante no contexto do futebol catarinense! Contudo, Anselmo prefere adotar a linha mais "cautelosa"! Citou outros nomes e garantiu que o Conselho Deliberativo é quem vai decidir, democraticamente, o futuro do Clube.
Também foi ouvido alguém que falasse como torcedor. O Passarinho Arrepiado conhece a "massa" que vai pra arquibancada e conversou com Luciano Fernandes, professor universitário e analista de sistemas. A "fala" dele foi a seguinte: "Eu como torcedor, sócio patrimonial e conselheiro (atuante) do Criciúma E.C. acredito que a saída do Guedes foi muito precipitada e mais uma vez de forma errada do agora ex-Presidente. Quanto ao futuro, penso que está em boas mãos! Alexandre Farias tem total condição de fazer transição e conduzir o clube a um novo presidente. Penso, tbm, que o Clube e tão somente o Clube, tem que conduzir! O processo que a impressa está fazendo cogitando nomes está errado (mais uma vez)! Ficam criando clima onde não precisa, especulação de nomes onde não devia ter. Repito o que penso: quem deve conduzir e tem competência de sobra pra isso é o senhor Alexandre Farias, o atual presidente do Criciúma. A instituição está bem, muito bem! Deixem as coisas fluírem naturalmente."
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
Tópicos, ainda, sobre o vexame de sábado.
Culpar a derrota pela provocação do mascote do Tigre, no intervalo do jogo, é querer transferir responsabilidade!
Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa! Ele não deveria ter parado, deitado na maca, em frente à confusão da torcida do Corínthians! Precisa e deve ser repreendido, com toda certeza!
Há de se admitir, entretanto, que o Corínthians foi melhor o jogo todo! Graças ao oportunismo e inteligência de Bolasie, o Criciúma achou dois gols nos 15 minutos finais da etapa inicial e deu esperanças de alcançar grande resultado!
Mais uma vez, ficaram claras e evidentes, as limitações do Criciúma! Desde quem sai jogando, passando pelo banco de reservas. As peças de reposição do Corínthians mantiveram o bom ritmo do time. Já, as do Criciúma, pioraram o que já estava ruim!!
Contudo, culpar e "apontar dedos", agora, é complicado! Afinal, até o início do returno, tava tudo certo! Só que, com o passar da competição, foi se notando uma decadência técnica e física, de todo o time, que pode levar à queda pra Série B!
Ainda dá! Só que, OBRIGATORIAMENTE, terá que ganhar do Flamengo, na quarta-feira(04)! Eu não queria e não quero estar "na pele" de dirigentes, integrantes da comissão técnica e, principalmente, dos jogadores! Massss...quem tá na chuva...!!
sábado, 30 de novembro de 2024
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Lá se vão 22 anos sem Mahicon Librelato!!
Nesta semana estamos relembrando seu desaparecimento... ocorrido há 22 anos. Tive o prazer de acompanhar muito de perto a carreira de Mahicon Librelato. Numa noite, já de fim de ano, em 1.998, fui convidado pelo então diretor de esporte amador no Criciúma E. C., Mário Ribeiro, de saudosa memória, para irmos até o ginásio de esportes do Caravaggio acompanhar a final do Campeonato da L. A. C. de futsal. Mário apontou para aquele menino, de 16 pra 17 anos, que havia recebido premiação por ter sido artilheiro da competição mesmo jogando entre os adultos. Desci até a quadra e conversei com Mahicon pra que fosse passar por um período de testes no Heriberto Hülse. Ele argumentou que já havia ido um ano antes fazer avaliações e fora dispensado! Insisti...perante certa irreverência e até desinteresse do garoto. Então, Mahicon prometeu que na semana seguinte iria até o estádio. Um dia antes do combinado, me certifiquei de que Mahicon realmente iria e liguei pra sua casa, em Orleans.
Pra quem não sabe, de 1.998 até início de 2.002 exerci função na área de captação de jovens valores no Criciúma. Pois bem... Mahicon Librelato chegou para ser observado pelo “olheiro” Fumanchu, mais Hériton Sandrini, o “Babú”, e...Ademir Patrício, estes treinadores nas categorias de base. Bastaram dois períodos de treinos para que Ademir viesse correndo e dissesse o seguinte: “Gilberto...assina já com esse rapaz antes que apareça algum empresário ou outro clube e tire ele daqui!!”. Tal pedido meio que foi uma “ordem”!! Não tive nenhuma dúvida e mais do que depressa providenciei seu registro no Criciúma e na Federação Catarinense de Futebol. Dias depois, Mahicon me veio com uma “história” de que precisava ficar uma semana em Florianópolis, pois já havia feito inscrição no vestibular da U. F. S. C. tentando ingressar no curso de medicina. Librelato foi até a Capital, passou no “vestiba” e dias depois fiquei sabendo que ele aproveitou tal período em Floripa pra fazer testes também no Figueirense!! O próprio Mahicon Librelato me contou isso e ressaltou que dormiu uma noite nos corredores do Orlando Scarpelli...passando muito frio!! Acrescentou que, se soubesse, nem teria ido lá!!
Do time juvenil para a equipe júnior e daí pros profissionais do Criciúma foi “um tapa”!! Mahicon era jogador de rara habilidade e oportunismo! Além disso, finalizava muito bem e, com toda certeza, se não tivesse acontecido a fatalidade que envolveu sua morte, teria vestido a camisa da Seleção Brasileira!! Depois de uma temporada memorável em 2.001, surgiu a negociação com o Internacional. O presidente do Criciúma, na época Moacir Fernandes, me disse: “Vai com o Lussa e leva o Mahicon no Beira-Rio. O Fernando Miranda, pres. do Inter, vai estar esperando vocês! Não “larga” ele enquanto não estiver tudo assinado!!”. Acima, a foto em destaque é de Lussa Librelato(tio e procurador de Mahicon). Determinação cumprida!!
Mahicon foi pro Internacional e continuou, lá, jogando MUITO!! Até que o destino...um acidente de carro em Florianópolis lhe tirou a vida!! Sempre que passo pela Avenida Beira-Mar Norte, bem em frente à uma guarnição do Corpo de Bombeiros, observo bem o local e o “guard rail” que foi construído após o ocorrido com o ex-jogador do Tigre!! Ficou muita saudade...do filho da Dona Maurina...!!!
terça-feira, 26 de novembro de 2024
sábado, 23 de novembro de 2024
Será mesmo??
A reportagem, abaixo, consta do globoesporte.com. Se refere ao que pretende o técnico Claudio Tencati, em termos de escalação e, por consequência, com planejamento tático, pro Criciúma enfrentar o Fluminense, nesta terça-feira(26), no Maracanã. Pois bem...vamos à ela:
Escalação Criciúma: sem Claudinho, Wilker e Trauco de volta; veja provável.
Confira como o Tigre deve encarar o Fluminense na próxima rodada do Campeonato Brasileiro
Após a derrota por 1 a 0 para o Vitória, o Criciúma focou no confronto com o Fluminense. Cláudio Tencati deve promover, pelo menos, três mudanças para o duelo no Rio de Janeiro.
O lateral-direito Claudinho foi expulso no confronto do meio da semana. Dudu deve ganhar a vaga na posição.
A boa notícia é que o lateral-esquerdo Miguel Trauco e o zagueiro Wilker Ángel estão de volta após a Data Fifa com suas seleções. Por isso, Tencati pode voltar a apostar na dobra no lado esquerdo com Marcelo Hermes mais avançado.
Provável escalação: Gustavo; Dudu, Rodrigo, Wilker Ángel e Miguel Trauco; Barreto, Newton, Ronald (Matheusinho) e Marcelo Hermes; Vizeu e Bolasie.
O Carvoeiro segue a preparação até domingo em Criciúma. Na segunda treina em Florianópolis, no CT do Avaí, e depois embarca para o Rio de Janeiro.
Fluminense e Criciúma se enfrentam na terça, às 19h (de Brasília), no Maracanã pela 35a rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Ahh se o Claudinho tivesse olhos "na nuca"...!!
Só assim o lateral do Criciúma teria tomado mais cuidado e, talvez, não tivesse cometido a "falta" que originou sua expulsão. No vídeo, anexo, a imagem é clara mostrando o lance em que o atleta do Tigre se "enrosca" com o atacante do Vitória. Numa disputa normal de bola, Claudinho cai, INVOLUNTARIAMENTE, sobre o adversário. A arbitragem de campo nem falta dá! Quase um minuto depois, o VAR chama Rafael Klein que reavalia o lance, no vídeo, e resolve expulsar Claudinho.
O "se" não joga. Mas, creio eu que, "onze contra onze" o jogo teria sido diferente. Mesmo assim, o Criciúma ainda lutou bastante, embora não tenha conseguido o empate. Dentro do que penso, o técnico Claudio Tencati demorou pra mexer no time! As entradas de Jhonata Robert e Pedro Rocha só aconteceram aos 35 minutos da fase final! Houve entrega dos jogadores, mas a inferioridade numérica afetou bastante um melhor rendimento do Criciúma. Alerta ligado: o Criciúma está na Z-4 e, na próxima rodada, jogará contra o Fluminense, fora de casa!!
terça-feira, 19 de novembro de 2024
Escrever ou falar, depois, é fácil!
É o chamado "engenheiro de obra pronta"! Após o resultado acontecer, fica muito cômodo ir pras redes sociais, se manifestar em grupos de WhatsApp ou até mesmo falar...dizer a amigos e conhecidos que o time era pra ter feito daquele jeito ou, o treinador, poderia ter mexido antes, depois, etc..etc... Na verdade, um "blá blá blá" que a gente está bastante acostumado!
Faço tal preâmbulo afim de provocar o leitor e tentar saber dele, ANTES DO JOGO, como deve ser o comportamento e a escalação do Criciúma pra enfrentar o Vitória, neste feriado de quarta-feira, 20, no Estádio Heriberto Hülse, às 16:30. Lembro que o zagueiro W. Ángel e o lateral M. Traucco não poderão ser usados por causa de suspensão. Os demais jogadores, até que se saiba algo contrário, estão à disposição do técnico Claudio Tencati.
Não fico em cima do muro e me antecipo entendendo que o Criciúma não deve fugir daquilo que vem fazendo no Campeonato Brasileiro. Sem invenções, o time ainda não "pisou" no Z-4 e, portanto, qualquer mudança radical, num momento como este, pode atrapalhar, bastante, os planos em reta final de competição. Já disse várias vezes e repito: o técnico é quem trabalha com os atletas "o dia todo, todos os dias"! Portanto, ele sabe o que é melhor pra dispor, em campo, quem joga e a forma de jogar!
Contudo, aqui de fora, fico cá pensando que o Criciúma jogue do mesmo jeito que vem jogando o campeonato inteiro, até aqui! Sempre fui meio que simpático àquela dobra pelo lado esquerdo. Só que, sem Traucco, isso não será possível. Então, com Gustavo recuperado, joga ele, com Claudinho, Rodrigo, T. Figueiredo e M. Hermes. No meio, os dois volantes que mais têm iniciado como titulares: Barreto e Newton; os meias, F. Mateus e Matheuzinho. E, no setor ofensivo, o que há de melhor, na minha opinião: Bolasie e Allano. É o que penso!
sábado, 16 de novembro de 2024
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
O que vem rolando nesta semana.
A direção do Criciúma E. C. reuniu "alegres" rapazes e meninas da imprensa. Objetivo? Fazer uma espécie de corrente de união para que haja mobilização maciça, total e irrestrita quanto ao jogo da quarta-feira, da semana que vem, dia 20, quando o Criciúma enfrentará o Vitória, no Estádio H. Hülse. Tíulo da "campanha": O TIGRE FICA!! Gostei do que vi, li e ouvi dos comandantes tricolores! Afinal, é sabido por TODOS que, com o Criciúma na Série A, TODOS ganham, de algum modo! As ações, como, o Tour do Tigrão, com a presença do mascote do Clube; além da distribuição de ingressos; e, treinamento com portões abertos ao torcedor, visam engajamento necessário em momento de extrema importância na competição!
A Copa Santa Catarina está chegando ao seu final. Oito times participaram da primeira fase, quatro jogaram as semifinais e, agora, Concórdia e Marcílio Dias fazem a decisão. Na primeira partida, realizada em Itajaí, deu empate: 1 a 1. Vi esse primeiro confronto e observei uma partida normal, de nível mediano para os padrões do torneio. Aliás, o campeão será conhecido neste sábado, 16, em Concórdia. O vencedor se juntará a Criciúma e Brusque pra disputar a Copa do Brasil, ano que vem, como representantes do Estado Barriga-verde.
O Caravággio F. C. vai muito bem, obrigado! Depois de ser campeão do último Estadual da Série B e, por consequência, assegurar sua participação na Série A, em 2.025, a equipe "da Montanha" cumpre rendimento impecável na Copa SC Sub-21. O torneio visa movimentar o calendário da FCF e tem como objetivo oportunizar o surgimento de novos valores que, por sinal, ainda nem são profissionalizados. Na próxima sexta-feira, dia 15, o "Caráva" começa a decisão da competição contra o Brusque, em dois jogos. O primeiro, lá, o segundo, no Caravaggio.
terça-feira, 12 de novembro de 2024
Calendário 2025: Campeonato Brasileiro terá 10 meses e terminará dia 21 de dezembro.
A CBF divulgou o calendário do futebol masculino profissional para 2025, que prevê a antecipação da abertura da Série A do Campeonato Brasileiro para março. Pela primeira vez na história, a principal competição do futebol nacional será disputada ao longo de dez meses. A abertura será no dia 29 de março e terminará no dia 21 de dezembro.
Para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que vai acontecer de 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado neste período. Flamengo, Fluminense, Palmeiras já estão classificados. O campeão da Libertadores de 2024 (Atlético-MG ou Botafogo) garante também vaga na competição.
Os campeonatos estaduais foram também antecipados e têm previsão de abertura para o dia 12 de janeiro e final para o dia 26 de março.
Pela terceira vez na história, iniciativa adotada no início da gestão atual, o Brasileirão sofrerá paralisações em todos os períodos de Data FIFA previstos para o próximo ano. "Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro'', anunciou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
"As melhorias no futebol brasileiro precisam de desprendimento e compreensão de todos. Gosto de diálogo, sou uma pessoa democrática, mas preciso decidir. Fizemos bons avanços neste calendário de 2025 e vamos continuar trabalhando. Vamos sempre respeitar o direito de cada um, mas seguiremos com o objetivo de tornar o futebol brasileiro ainda melhor e mais interessante para todos", completou Ednaldo Rodrigues.
SEMIFINAIS DA COPA DO BRASIL TAMBÉM NOS FINAIS DE SEMANA
Outra novidade será as semifinais da Copa do Brasil, que também serão disputadas nos finais de semana, assim com as finais. A medida tem como objetivo tornar a decisão da competição ainda mais atraente, facilitando a promoção das partidas e o acesso dos torcedores aos jogos.
O documento foi enviado pela Diretoria de Competições da entidade a federações e clubes do futebol brasileiro.
Confira os Ajustes no Calendário 2025
O planejamento de 2025 mantém os formatos competitivos de 2024 e respeita as seguintes premissas:
• Manutenção de todos os formatos de competições observados em 2024;
• Preservação das datas FIFA destinadas a competições de seleções;
• Preservação majoritária das datas do Mundial de Clubes de 2025;
• Manutenção do período de recesso de 30 dias após a temporada de 2024;
• Manutenção do período de pré-temporada de 14 dias antes da temporada de 2025;
• Criação de recesso de 15 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A - Considerando o Mundial de Clubes da FIFA;
• Criação de intertemporada de 14 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A - Considerando o Mundial de Clubes e possibilitando equipes brasileiras a realizar treinamentos e amistosos no exterior.
- Campeonatos Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)
- Pré-Temporada de 2025 08/01 a 21/01 1
- Primeira Janela de Registros de Atletas Profissionais 02/01 a 28/02
- Segunda janela de Registros de Atletas Profissionais 02/06 a 10/06
- Terceira janela de Registros de Atletas Profissionais 10/07 a 02/09
Confira as datas das competições nacionais da CBF em 2025:
- Supercopa do Brasil: 02/02 (01 data)
- Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)
- Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)
- Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)
- Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)
- Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)
Início do Recesso 2025/26 (Série A): 22/12/2025 (15 datas)
Datas das competições sul-americanas:
- CONMEBOL Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)
- CONMEBOL Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)
- CONMEBOL Recopa: 19/02 e 26/02 (02 datas)
- Mundial de Clubes da Fifa - 15/06 a 13/07 15
.
Fonte: site da CBF.
sábado, 9 de novembro de 2024
Por que "mais sangue" só no final...???
Somente nos minutos finais do jogo foi que o Criciúma "assustou" o Cruzeiro! O gol do Tigre saiu aos 36 minutos do 2º tempo e, até então, os comandados de Claudio Tencati haviam produzido muito pouco! Tanto que a Raposa teve mais posse de bola, maior domínio na partida e abriu 2 a 0 até com certa tranquilidade...meio que ao natural. No 1º gol do Cruzeiro houve indecisão de Rodrigo, em bola cruzada pra área, e Kaio Jorge se aproveitou pra fazer um a zero. Só que a maior falha, no lance, foi do goleiro Alisson. Em outras situações de perigo, o reserva de Gustavo fez boas defesas. Mas, especificamente, na 1ª conquista cruzeirense, ele foi "mole"... atrasado e oportunizou a antecipação do atacante adversário!
O Criciúma tomou o gol, permaneceu sendo pressionado, não esboçou reação e foi pro intervalo com derrota merecida! O time voltou pra etapa final sem mudanças: de nomes e de comportamento! Ou seja, o Cruzeiro manteve seu rítmo e chegou ao 2º gol. Em contra-ataque rápido, a equipe de Fernando Diniz trocou passes, com espaços, dentro da área do Criciúma, até a finalização certeira de Gabriel Veron. A verdade é que a defesa do Criciúma não esteve bem! O venezuelano Wilker Ángel, após bom tempo afastado por lesão, voltou "fora de tom". Além disso, a tal "dobra", pelo lado esquerdo, não funcionou e, Claudinho, por sua vez, ficou longe de ser aquele lateral ofensivo e incisivo de outros jogos!
O técnico Claudio Tencati, por sua vez, acertou nas substituições. Contudo, elas demoraram pra acontecer: só depois dos 20 minutos da 2º etapa! Todos os que entraram: Ronald, M. Gabriel, F. Mateus, Pedro Rocha e, principalmente, Bolasie, deram boa resposta! Este fez grande jogada, pela esquerda, e cruzou pra área. Pedro Rocha cabeceou, Cássio espalmou e, no rebote, Alano marcou pro Tigre! Depois disso, o Criciúma só não empatou porque o goleiro Cássio fez grandes defesas! Segue o drama! Serão mais cinco jogos, três em casa, dois fora, pra fazer oito pontos e se garantir na Série A pra 2.025!! Haja coração!!
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Como tentar ganhar do Cruzeiro.
Isso é incumbência e responsabilidade de atletas escalados e comissão técnica do Criciúma. Além disso, o blog, aqui, não acompanha treinos e bastidores de vestiário e Depto. de Futebol. Contudo, a gente vê todos os jogos do Tigre e observa, com frequência, as partidas dos demais concorrentes na Série A do Campeonato Brasileiro. Deste modo, podemos, sim, dar "pitácos", mesmo que aqui de fora, na forma de jogar do Criciúma. É o que penso, sem achar ou prejulgar o trabalho que, por sinal, respeito bastante, do técnico Claudio Tencati. Afinal, é ele quem trabalha com o grupo de jogadores todos os dias e sabe o que é mais viável afim de melhorar a campanha do Criciúma.
Assim...sem querer, portanto, "meter o bedelho"...vamos conversando sobre o que fazer pra arrancar três pontos contra o Cruzeiro, no Mineirão. Cruzeiro que, por sinal, está há sete jogos sem ganhar no Campeonato Brasileiro! Depois que chegou lá, o técnico Fernando Diniz ainda não conseguiu vencer, embora a equipe esteja classificada pra final da Copa Sul-Americana. Contra o Flamengo, derrota por um a zero, vi um time disperso...com muitos espaços e errando em jogadas de saída de bola. Imagino, com quase certeza, que o time mineiro não vá impor as mesmas dificuldades ao Criciúma como fez o Internacional!
Assim, cá entre nós...dá pro Criciúma se armar de tal forma a conseguir uma vitória. Claro, contudo, que, nas atuais circunstância de tabela, um ponto será muito bem-vindo! Mas, por que não "sonhar" com um triunfo maior em pleno Mineirão?? Talvez, escalar um time com características fortes de imposição no meio-campo e usar a velocidade pra contra-atacar, podem ajudar o Criciúma neste confronto da rodada 33 do campeonato. Nomes pra sair jogando?? Bom...o técnico Claudio Tencati já disse que vai mudar alguns em relação aos que foram usados contra o Inter. No entanto, adiantar as linhas e não ficar "só com a bunda lá atrás" também podem contribuir pra dificultar as coisas pro adversário! Enfim...ideias que todos nós temos!! Boa sorte ao Tigre!!
terça-feira, 5 de novembro de 2024
domingo, 3 de novembro de 2024
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Ata a estatuto são registrados e confirmam Guedes pra 2025.
A ata e o estatuto do Conselho Deliberativo do Criciúma Esporte Clube foram devidamente registrados, durante esta semana, e confirmam o mandato do presidente Vilmar Guedes, juntamente com o vice-presidente administrativo, Alexandre Reis de Farias, vice-presidente financeiro, Valter José Minotto, e o vice-presidente de patrimônio, Antônio Deoclésio Pavei, até o final de 2025, quando poderá ocorrer a reeleição.
As mudanças estatutárias foram propostas pelo Conselho do clube e aprovadas no início do mês de outubro com 127 votos no total, sendo 111 a favor, 13 contrários e três votos em branco, após dois dias de votação na secretaria do estádio Heriberto Hülse e ratificada pelos sócios patrimoniais em votação.
Agora, o mandato da diretoria executiva do Criciúma está estendida dos atuais três, para quatro anos. "Estamos felizes com essa prorrogação, pois ela contribuirá, e muito, para a gestão do clube, já que a eleição da direção executiva acontecerá sempre no mesmo ano que a da mesa diretora do Conselho. Vamos seguir com muito mais comprometimento, seriedade, transparência e trabalho para elevar o nome do Criciúma a nível nacional", enalteceu o presidente Vilmar Guedes.
No mandato de Guedes, que após ser vice-presidente financeiro em novembro de 2021 foi aclamado presidente em junho de 2022, o Tigre conquistou o bicampeonato Catarinense, a Recopa Catarinense, o título e acesso para a primeira divisão estadual, além do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. Nas categorias de base, na última temporada, o Criciúma conquistou títulos estaduais com todas as suas equipes.
.
(Fonte de informação: site oficial do Criciúma E. C.)
terça-feira, 29 de outubro de 2024
Rodri?????????
Pela primeira vez, em toda sua rica história, a promoção da revista France Football deu ares de perder credibilidade. Ora bolas... escolher o Rodri, meio-campista espanhol, que atua no futebol inglês, como melhor jogador do mundo na atual temporada, pegou todos de surpresa! Acho que até o próprio Rodri ficou perplexo ao saber que, de uma hora pra outra, havia virado "favorito" ao prêmio!
Em nenhum momento, desqualifico o atleta que, realmente, é um dos melhores jogadores do Manchester City. Mas, daí até ganhar a bola de ouro, foi demais...!! Não sou daqueles que fica de olho na tela pra assistir todos os campeonatos da Europa. No entanto, como fanático por futebol, acompanho com discreta frequência o que acontece no maior esporte do planeta. E...nem precisa ser tão entendido, assim, pra saber que todos os três escolhidos entre os quatro melhores, jogaram mais do que Rodri!
E, obviamente que Vinícius Júnior foi quem se destacou dentre todos! De outro modo, o atacante do Real Madrid, é verdade, não tem jogado "tudo aquilo" na Seleção Brasileira. Mas, com a camisa do maior time do mundo, na atualidade, faz gols e grandes apresentações! Há quem diga que Vini Jr. teria sido "castigado" ou "discriminado" por causa de sua luta contra o racismo no futebol! Desconfio...mas, prefiro não querer acreditar em tal absurdo!!
sábado, 26 de outubro de 2024
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
Algumas do fim de semana.
Já conhecemos os dois finalistas da Copa do Brasil: Atlético(MG) e Flamengo. O Galo arrancou empate, quase no fim do jogo contra o Vasco, através de jogada individual do ainda bom e útil Hulk. Chute de fora da área pra tirar do alcance do goleiro Léo Jardim. Claro que se tratava de uma semifinal, mata-mata. Mas, convenhamos que o Atlético tem melhor time do que o Vasco. Merecida a classificação mineira!
No outro confronto, o Corínthians pressionou muito, desperdiçou chances de gol e não conseguiu furar o bloqueio defensivo montado pelo técnico Filipe Luís, do Flamengo. Este, por sinal, perdeu o atacante Bruno Henrique, expulso, ainda aos 28 minutos do 1º tempo. Com um a menos e a vantagem conquistada no jogo de ida, restou ao rubro-negro carioca jogar com o "regulamento debaixo do braço". Assim, Atlético e Flamengo vão decidir o título da segunda competição mais valiosa do futebol brasileiro!
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Seleção Brasileira dando mostras de recuperação.
Imagino que possa ser o início de uma nova fase pra Seleção Brasileira. Os resultados obtidos, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa de 2.026, nos dão esperança de dias melhores. Eu me referi, única e exclusivamente, aos números em campo: posse de bola e placares nos confrontos diante de Chile e Peru. E, só! Até porque, o futebol apresentado está longe de ser aquele que o torcedor gosta de ver! Com todo o respeito que merecem peruanos e chilenos, mas, eles estão nas duas últimas colocações na tabela. Portanto, não podem servir de parâmetro pra uma análise mais aprofundada do rendimento do time comandado por Dorival Júnior.
De qualquer modo, ora bolas...se eles não estão bem, a nossa Seleção fez o que tinha de fazer. Jogou contra os "lanternas" e venceu: 2 x 1, perante o Chile; 4 x 0, no Peru. E, na média, 70% de posse de bola nos dois jogos. Os números são incontestáveis! Mas, a qualidade do futebol ainda deixa a desejar. Dentro do que tenho observado, o Brasil não está mal de goleiros e atacantes. Só que, à exceção de Marquinhos, o setor defensivo carece de melhores laterais; o meio-campo de jogadores que criem mais e sejam objetivos; permanece a ausência de um "10", na verdadeira acepção do termo; e, num todo, de peças que joguem mais vertical do que horizontalmente!!
Também é verdade, contudo, que a nossa safra não é das melhores! Queiram ou não, Neymar faz muita falta! E, os "feras" do momento, tipo Vinícius Júnior, embora tenha estado ausente nas últimas convocações, por causa de lesão; além de Rodrygo, Endrick, este pouco usado; ou até mesmo Gabriel Martinelli...cito esses, e lembro, ainda, de Savinho, que, lá na Europa, em seus clubes, jogam bem melhor do que quando vestem a "amarelinha"! Mas, o returno das Eliminatórias está só no início e tem tempo de o Brasil melhorar e chegar mais forte na Copa do Mundo!!
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Isenção: ter ou só demonstrar??
Uma das coisas que mais irritam meu colega de Debate, Vanderlei Ricken, aqui na Rádio Onda Jovem, onde estou há sete anos, é a tal da hipocrisia! Fecho com ele! É meio que teatral quando acontece no nosso meio: do rádio e do jornalismo. No futebol, então, isso fica bastante escancarado. Comecei, profissionalmente, em 1.986 e sou de uma geração em que fui "ensinado" a ser isento. Ou seja, não demonstrar no microfone, por exemplo, que queria o Criciúma E. C. ganhando jogos...sendo vencedor.
Afinal, em nome da tal isonomia, todos deveriam ter o mesmo tratamento. Só que, com o passar do tempo, tal comportamento foi se modificando. Hoje, AQUI e em todo o restante do "rádio nacional", locutores, repórteres e comentaristas, deixam transparecer suas preferências clubísticas. O que, aliás, considero normal...nada condenável! Até porque, é melhor que os clubes da cidade e/ou região, se dêem bem nas competições em razão de questões comerciais e econômicas! Repito: é HIPÓCRITA quem pensa o contrário!!
Faço este preâmbulo pra chegar nas questões políticas. As últimas eleições municipais, em Criciúma, foram bastante disputadas. Houve polarização entre duas candidaturas e uma delas saiu como vencedora. Quem acompanhou os diversos debates promovidos em período de campanha e tem um pouquinho de sensibilidade cognitiva, percebeu quem estava ao lado deste ou daquele candidato! Não foi uma regra! Mas, com raras exceções, as perguntas feitas foram, claramente, direcionadas com o intuito de pressionar candidato "x" e favorecer "y" e...vice-versa! Assim, ter ou demonstrar "um lado", não é nada recriminatório! Mas, por favor: SEM HIPOCRISIA E VITIMISMO!!
quarta-feira, 9 de outubro de 2024
A longevidade de Claudio Tencati no Criciúma.
No momento, o comandante tricolor é o 3º mais longevo na Série A do Campeonato Brasileiro. Na frente dele, só Abel Ferreira, no Palmeiras, desde outubro de 2.020; e, Juan Pablo Vojvoda, que chegou no Fortaleza em maio de 2021. Tencati, o único brasileiro deste "Top 3", está no Criciúma desde outubro/21. Um recorde no Criciúma! De lá pra cá, marcou ainda mais seu nome na história! Foi com Claudio Tencati que o Tigre ganhou a Série B do Catarinense; é bicampeão da A; conquistou a Recopa e obteve DOIS acessos em nível nacional: da Série C pra B e da B pra A!!
Rememorando um pouco, desde 5 de outubro de 2.021, auxiliado por seu grande amigo e fiel escudeiro, Aléssio Antunes, Tencati chegou com a missão de comandar o Criciúma na reta final da Série C. O que era um trabalho com tempo determinado, passou a ser um feito histórico em Santa Catarina! Os dois possuem 165 jogos no comando tricolor - sendo o terceiro técnico com mais jogos no Criciúma, atrás apenas de Gonzaga Milioli (232) e Lori Sandri (171).
Na primeira vez que treina um time na Série A do Campeonato Brasileiro, Tencati tem, até o momento, nove vitórias, oito empates e doze derrotas. O Tigre ocupa a 12ª colocação e está fora da zona de rebaixamento. Impossível não reconhecer os méritos do "Míster"! Afinal, contra números não há qualquer contestação! Lembro, com isso, que o Criciúma possui o menor investimento dentre todos os 20 participantes da elite do futebol nacional! O próximo compromisso é contra o Botafogo, no dia 18 de outubro, no Maracanã, às 20 horas.
domingo, 6 de outubro de 2024
A festa da Democracia!!
Foi bonito! Em Criciúma, e sua recente história, talvez nunca, antes, tivemos uma eleição municipal tão concorrida! Apesar de seis candidaturas, desde o início já se percebia uma polarização entre Vagner Espindola, o Vaguinho, candidato da "situação"; e, Ricardo Guidi, se destacando entre aqueles que entendiam ser de "oposição". Com todo o respeito que cada um mereceu, durante a disputa, e, claro, continua merecendo...mas, a meu ver, nenhum deles representou "perigo" afim de barrar a preferência por Vaguinho e Guidi.
Apesar de lutarem bastante, Arilindo Rocha, Paulo Ferrarezi, Julio Kaminski e Jorge Godinho, com o passar da campanha, foram se "firmando", apenas, coadjuvantes de todo o processo eleitoral. E, o resultado final apontou Vaguinho, vencedor! Aliás, vou um pouco mais longe e digo que Clesio Salvaro, o prefeito afastado, também saiu ganhando! Foi preso...e a justiça vai dizer, ali na frente, se ele tem culpa ou não. So que, sua prisão, contribuiu, sim, para que Vaguinho disparasse nas pesquisas! Assim, Clesio, com todos os percalços de seu momento político, conseguiu o que queria: eleger o sucessor!
Independentemente da verdadeira batalha que mostrou a campanha política em Criciúma, entendo que a cidade fica em boas mãos! Não há como contestar a competência de Clesio Salvaro ao longo de todos esses anos comandando a cidade! Simples: a maioria do eleitorado criciumense entendeu que Criciúma cresceu, em vários aspectos, e melhorou a qualidade de vida do seu povo, depois que Salvaro passou a comandar a Prefeitura! Com certeza, Vaguinho, que é extremamente "técnico", dará sequência a esse bom trabalho! E, o mais importante, é a cidade, as pessoas e o bem-estar delas! Que assim seja!!