sexta-feira, 28 de outubro de 2011

E o petit-pavé?

É o assunto deste fim de semana em Criciúma. Tudo porque um grupo de 6 pessoas(quatro professores de História, uma arquiteta e uma jornalista) resolveu ingressar com Ação Civil Pública no Ministério Público tentando impedir as obras de revitalização da Pça. Nereu Ramos alegando que a troca dos pisos petit-pavé p/ paver representa uma ameaça ao Patrimônio Histórico do Município. Para o leitor entender melhor, o tal "petit" é um piso formado por pedras que foram colocadas em quase todo o calçadão da área central no começo da década de 80. Em alguns locais, inclusive, formando o desenho do símbolo de Criciúma. Pois com os trabalhos para remodelar praça e ruas adjacentes, o projeto é de mudar a calçada p/ o "paver"... piso com material semelhante às conhecidas lajotas. Pelo menos até segunda-feira(31) as obras continuam. Mas poderão ser paralisadas caso a Administração Pública não vença essa "batalha" que se desenrola na Justiça. Sobre o assunto e a possibilidade de não continuidade das obras, entendo um retrocesso e ao mesmo tempo uma involução! Além do que o piso antigo é alvo de várias reclamações de pedestres e transeuntes. Muita chuva e as pedras se soltam; mulheres com alguns tipos de calçados não conseguem andar com segurança; quem anda de chinelo diz que machuca os dedos!
Ah...só à título de informação, alguns dos integrantes do G-6(que são contra as obras) fizeram parte de uma administração pública que envolveu outro partido político...entenderam??? Lamentável!!!

(Foto amostragem do piso petit-pavé)

Abaixo também uma amostra do piso paver que pode ser colocado na Pça. Nereu Ramos e proximidades.  

2 comentários:

  1. Poderá ser o que for desde que seje em amarelo, preto e branco. Da-lhe, Da-lhe TIGRE!!! essa gente não tem mais o que fazer e o pior é o povo que alimenta tal fato. Até onde sei a marca da cidade não vem de LAJOTA e sim da CERÂMICA e entendo que a praça deveria ter o subsídio de uma empresa local. Quem sabe um piso de PORCELANATO anti-derapante.

    ResponderExcluir
  2. Éverson, penso que as cores devem ser as mesmas da bandeira do município ou neutras. Mas isso é um mero detalhe. Sobre ser em cerâmica, provavelmente o custo seria bem mais alto. Mas o que me deixa indignado é paralisar as obras por um motivo absolutamente "bestial"!!!

    ResponderExcluir