sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Diego Costa quer jogar pela Espanha. E daí?!

A opção é dele e a lei permite que o atleta escolha por qual país queira atuar. Pois que seja feliz! De qualquer forma o assunto é polêmico. Em entrevista concedida, o jogador deu várias justificativas e, entendo, todas convincentes. Diego Costa não tem nenhuma identificação com o futebol brasileiro. Foi ainda garoto pra jogar na Europa e está lá até hoje. Com 25 anos e artilheiro nas duas últimas temporadas, o atleta natural de Lagarto, estado de Sergipe, descartou a Seleção Brasileira preferindo a espanhola. Foi mal? Penso que não! Na Espanha ele conquistou prestígio, fama e conseguiu dar sequência a sua vida profissional. Já imaginaram se ele optasse pelo “não” à Espanha e “sim” ao Brasil, mesmo jogando por lá?! Qual seria a reação dos hispânicos?? O problema é que a legislação atual da F.I.F.A. permite que o atleta profissional de futebol possa se naturalizar por outra nação e então jogar pela seleção do referido país. Conforme minha maneira de pensar, isso tira um pouco da essência, do charme e até da identificação do futebol. Sou do tempo em que o Brasil jogava de um jeito, a Argentina de outro, a Itália...a Alemanha...o Japão, e assim outros selecionados dos mais diversos países. Hoje está tudo diferente! Ou melhor, a maneira de se jogar futebol é meio que unificada...quase tudo igual! Penso que brasileiro joga pela seleção brasileira...russo pela Rússia, etc...etc! Masss...em nome da modernidade ou globalização, temos essas situações que tendem a crescer mais assim como no futsal onde tem brasileiro espalhado por tudo quanto é canto jogando por países diferentes...! Saudosista e conservador...Gilberto? Sim, com muito orgulho!!
Atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid, pode jogar pela Espanha a Copa no Brasil, ano que vem.

4 comentários:

  1. Acredito que para um brasileiro poder jogar ou até ter dupla cidadania tem que ter algo que o identifique com o pais, por exemplo, em nossa região temos varias pessoas com dupla cidadania italiana, penso que essas pessoas tem o direito pois seu vó vô vieram de lá tem vinculo de sangue, de origem com tal pais. Agora me respondam, qual a identificação desse jogador com a espanha?? a unica coisa é que ele joga e teve fama lá e nada mais. isso é totalmente irrelevante. Tem que ser proibido isso.

    ResponderExcluir
  2. Giba,tenho ouvido muito você falar em seus comentários que a escolha deste jogador está certa..Você várias vezes defendeu o patriotismo.Defendeu sempre a seleção brasileira.Afinal ela é brasileira.Hoje,você defende a escolha deste cidadão Esbrasil.Incoerência ,não?Como também vejo hoje o Felipão querer fazer crítica ao jogador se ele próprio deu exemplo.Quanto ao que penso,tenho a ideia de que futebol de seleção deve ser exclusivo.Messi é um argentino,fez a vida e deve tudo a Espanha mais não tem dupla cidadania e honra o seu país.Seria aí a diferença entre brasileiro e argentino?Argentino defende sua pátria até a morte,brasileiro ajuda a destruir a pátria sem importar.Agora...numa coisa está certíssimo,o futebol do patriotismo vai acabar e daí parceiro vai virar só brincadeira de pelada.Você acha que este sujeito vai jogar no Brasil em 2014 depois de tudo que fez contra o seu país?Então,o que quiz fazendo isto?Se pelo Brasil ainda poderia ser entendido pelos espanhóes.Agora,pela Espanha,como dizem os manezinhos...mofas com a pomba na balaia.O Deco jogou pelo Portugal e na época não foi selecionado nenhuma vea pelo treinador brasileiro e mesmo assim nem seouvia falar nele,Felipão o convocou.Ele não teve opção e Costa teve.Esta é a diferença.Este cara está numa fase boa e foi lembrado pelo treinador,deveria jogar pela seleção brasileira.Dizer que vai para a seleção espanhola porque é um sonho é pedir pra se queimar mesmo.Por tudo isto não concordo com a escolha dele.Messi já foi melhordo mundo na Espanha,fez a vida na Espanha e nemporisto abandonou o país.Mais,brasileiro é assim mesmo,cuspir no prato que come é comum.Afinal,temos o país mais corrupto do muno onde ningue, que rouba bilhões não vai pra cadeia e quem rouba um alfinete é colocado na solitária e condenado a ficar preso por vários anos.Ah..o tigre tambem está numa situação de pena.Parece o Brasil quando no comando do Lula.Está afundando mais ninguém reprime quem deu a maioria dos necessitados 50 pila para comprar o leitinho das crianças.

    ResponderExcluir
  3. Leandro, pela seu comentário percebo que não leu ou não prestou atenção na postagem! Afinal, sou claro qdo digo que prefiro que brasileiro jogue pelo Brasil..etc... Mas, a lei permite isso a ele e a qualquer atleta! Não há incoerência, em absoluto!

    ResponderExcluir
  4. Em absoluto,leio toda as suas postagem .Qdo falo incoerência me refiro a forma que você se expressa,passa-me a impressão que você o defende.Justamente porque a lei permite.Mesmo assim,independente de lei, brasileiro que é brasileiro não nega sua pátria com este tipo de atitude,seja no esporte ou em qualquer situação.É o meu pensamento.Seria esta a minha atitude,no entanto,cada um faz da sua vida o que achar melhor.Abç

    ResponderExcluir