quarta-feira, 14 de maio de 2014

Semana de três aniversariantes ilustres!!

Olha, nem bolo teve! Mas o Criciúma Esporte Clube completa 67 anos em meio a uma crise instalada por conta da goleada sofrida para o Botafogo! Ruím? Sim! Afinal, passar o aniversário “emburrado” não é legal pra ninguém! Mas, como tudo na vida é aprendizado...que a instituição Criciúma tire suas lições! Eu prefiro projetar coisas boas e ter a certeza de que, internamente, tudo está sendo feito para que o Criciúma mude o seu caminho no Campeonato Brasileiro. Aliás, o tal caminho é árduo mas nada que não já tenhamos observado em outras ocasiões ou temporadas. Nenhum clube vive só de derrotas ou então de glórias e conquistas! Ainda mais com as dificuldades conhecidas em razão de orçamento menor que a grande maioria dos demais participantes da Série A! Masss...quando se faz aniversário costumamos pensar no futuro e lembrar do que já se foi...das coisas boas que vivenciamos. Como Comerciário, os primeiros anos foram de triunfos apenas em âmbito regional...caseiro, como os campeonatos promovidos pela LARM. Ganhar um Campeonato Estadual só quase no final da década de 60 depois de ver o rival Metropol ser campeão várias vezes. Pra quem gosta de relembrar, olha o time campeão de 1.968 na decisão que só ocorreu em 29 de junho de 1.969, contra o Caxias, em Florianópolis, no estádio Adolfo Konder: Batista; Alemão, Lili, Conti e Tôco; Bita, Ivanzinho e Sado; Marcos, Chiquinho e Bossinha. Valdomiro já havia saído para o Internacional. Claro que dá saudade! As mudanças de nome e cores e os títulos que vieram após disso estão bem mais vivos na lembrança de cada um. Alexandre; Sarandi, Vilmar, Evandro e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi...além de Vanderlei, Adílson Gomes e Wílson , mais o técnico Feipão, são nomes inesquecíveis que ganharam o torneio mais importante em toda a história do futebol de Santa Catarina: a Copa do Brasil! Outras feras, como Ademir Patrício, Laerte, Edemílson, Moacir Fernandes, Antenor Angeloni, Zé Carlos(técnico)...e tantos outros nomes que encheríamos algumas páginas pra mencionar quem tanto importante foi para o crescimento do futebol em nossa cidade!
Esta foto virou a mais usada pra relembrar o título da Copa do Brasil. É de 2 de junho de 91, o dia da conquista!
.
A Rádio Eldorado faz parte da minha história como profissional. Lá por 1986, convidado que fui pelo João Nassif e pelo Mário Lima, tive a honra e o prazer de começar minha vida como radialista. Feras como Clésio Búrigo, João Sônego e Milioli Neto faziam parte de um time que, até então, eu só ouvia de longe. Alguns dizem que a Rádio Eldorado é um canhão! Não tenho a menor dúvida disso! Tudo passa pela Eldorado e assim vai continuar sendo! Por certo o Dr. José de Patta, lá em 13 de maio de 1.946 ou até mesmo um pouco mais tarde quando a emissora passou a ser comandada pelo empresário e político já falecido, Diomício Freitas, talvez  não tivessem idéia ou dimensão da força que iria conquistar, ao longo dos anos, a Rádio Eldorado. Hoje, com o comando do empresário Henrique Salvaro, é um dos órgãos de comunicação mais respeitados e de grande credibilidade no Sul do País. Tenho orgulho de, ao lado de colegas, também fazer parte desta história!!
Olha a turma do debate mais ouvido e discutido no rádio de Sta. Catarina. Tudo "capitaneado" pelo empresário Henrique Salvaro.
.
E a ponte Hercílio Luz? O passarinho arrepiado tantas vezes sobrevoou a bela Ilha de Santa Catarina! Pois um dos maiores cartões postais do Estado e até do País também aniversaria neste 13 de maio. Foi inaugurada em 1.926 e passa por mais uma reforma! Há expectativa de que seja devolvida ao tráfego de motos, bicicletas e pedestres. E o “arrepiado” informa que os engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman realizaram o projeto da referida ponte que foi toda construída com material importado dos Estados Unidos. Até o povo começar a utilizar a ponte Hercílio Luz, a travessia continente/ilha/continente era feita só de balsa. O passarinho também  é cultura!!!
Ela é linda! A nossa ponte Hercílio Luz...um dos cartões postais mais vistos e divulgados de Santa Catarina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário