sexta-feira, 13 de junho de 2014

Estréia tensa e com futebol abaixo do esperado!

Assim, mancheteando, defino em palavras rápidas o que vimos no jogo inaugural da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira ficou devendo e muito em relação ao que se espera dela para que possa conquistar o hexa! A Croácia surpreendeu positivamente. Nada de especial...mas um futebol de certa consistência e muita...mas muita marcação! Sem qualquer dúvida o Brasil sentiu o peso da estréia. Como já havíamos previsto, jogar uma Copa em casa provoca mais reações emocionais do que o considerado normal. Massss... a vitória por 3 a 1 foi injusta, então?! Não, em absoluto! O Brasil teve maior percentual em relação a posse de bola, jogou bem mais no campo do adversário, principalmente na 1ª etapa e mereceu ganhar. Sobre os lances capitais da partida...a defesa brasileira foi frouxa no lance que culminou com o toque de Marcelo, contra; Neymar acertou chute no cantinho em jogada individual para empatar; Fred foi tocado dentro da área mas não para ser derrubado e se caracterizar o pênalte; foi falta, sim, em Julio César na bola do 2º gol da Croácia, corretamente anulado pela arbitragem; e Oscar acabou premiado com um biquinho no 3º gol pra matar a partida. Sobre as atuações individuais do Brasil, Julio Cesar correspondeu quando exigido. Daniel Alves não jogou bem. O mesmo aconteceu com Marcelo, o outro lateral, que ainda teve o azar de marcar contra. Os dois zagueiros, Thiago Silva e David Luiz não mostraram a mesma segurança de outros jogos. Em relação aos dois volantes, Luiz Gustavo esteve bem melhor do que Paulinho. O ex-corinthiano não se comportou bem taticamente, atrapalhando o parceiro de posição e talvez tenha sentido bastante a estréia em casa. Quanto a Oscar, fez muito boa partida! Com dribles e passes precisos, foi destaque na atuação do Brasil. Dividiu o conceito de ter feito bom jogo com Neymar, que também contribuiu bastante para a vitória brasileira com dois gols. No ataque, Hulk teve uma atuação muito ruím...produziu pouquíssimo! O mesmo pode se dizer sobre Fred que, pelo menos, teve o “mérito” de “cavar” a penalidade. Entraram Hernanes, Ramires e Barnard que pouco acrescentaram. Valeu pela vitória! Entretanto, insisto que pra “chegar lá” tem de melhorar bastante!!
Jogadores croatas reclamaram muito(e com razão!) do árbitro japonês Yuichi Nishimura.
.
A solenidade de abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão em São Paulo, não foi recheada de tecnologia e efeitos especiais. Bem ao estilo brasileiro...muita dança, apresentações artísticas e culturais. Bonita a abertura? Sim, foi! Mas nada de exuberante!! Torcida e atletas cantaram com muita vontade o Hino Nacional. A presidenta Dilma Rousseff foi vaiada em alguns momentos. Sobre a líder do governo brasileiro, lamentável o fato de ter se “escondido”. Afinal, preferiu não discursar com medo de vaias. No meu entendimento, uma atitude vergonhosa e que prova que ela tem “culpa no cartório”. Pois, se tivesse certeza de sua “inocência”...agiria como uma estadista, o que convenhamos, ela nunca foi e não é!!
Passarinho arrepiado observou “de rabo de olho” a vitória do Brasil sobre a Croácia. Mesmo que o placar tenha sido com folga, as circunstâncias do jogo não confirmaram a vantagem numérica. Preocupante? Sim, sem dúvida! Masss...cá entre nós, melhor que tenha sido assim! Ganhou sem convencer...e vai ter de jogar BEM mais pra ser campeão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário