quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sim ao otimismo e o que podemos produzir de bom! Não à turma do azedo e ao “clube do ódio”!

Nunca na história desse País apareceu tanto negativismo como nos últimos anos...meses! E não é só por causa da Copa, não! Como formador de opinião e integrante da área de jornalismo há quase 30 anos...noto que as notícias ruins ganham cada vez mais espaço. Tem TV, inclusive, que praticamente sobrevive do crime, de acidentes, tragédias, derrotas, quebra-quebra e tudo o que envolve o que temos de maléfico. Mas peraí, sr. Gilberto Custódio! Quer dizer, então, que só devemos noticiar as coisas boas e dar ênfase ao ufanismo? Não, não, não!! Em absoluto!! A verdade não pode ser escondida ou deixada de lado! Ela precisa e deve ser dita, doa a quem doer! Entretanto, jornais, rádios, tv’s...os órgãos de comunicação e principalmente as tais redes sociais “adoram” dar destaque ao pessimismo, negativismo e tudo o que a sociedade, o bairro, o município e o País têm de ruim. Por que colegas e pessoas que emitem entendimento agem desta forma? Bem...cada um é dono do seu nariz e em nome da liberdade de expressão...todos falam e dizem o que querem! Não há censura...e nem deve haver! Mas, na minha maneira de pensar, alguns limites deveriam existir numa espécie de consciência de cada um. Entretanto, a realidade é outra. Conheço gente, de outras atividades profissionais, não especificamente ligadas à imprensa, que espera uma morte, um crime, um estupro ou algo ligado a questões políticas para abrir a boca e soltar o som da “corneta”!! Eitaaa!!!
Quem é das antigas vai recordar de alguns fatos que servem como analogia ao assunto em pauta. Lembram da Márcia de Windsor e do José Fernandes? Ela atriz, ele maestro. Ambos fizeram parte do corpo de jurados do Show de Calouros, programa apresentado por Sílvio Santos que fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80. Pois na análise dos que se exibiam no referido evento, Márcia sempre dava nota dez. Já, “Zé” Fernandes, por mais que o candidato mostrasse qualidade, ele sempre encontrava defeitos. Não penso que nem um ou outro! Nem tudo está bom...mas fico longe de ser daqueles que acha defeito em tudo!! Não abro mão, entretanto, do otimismo e da forma positiva de pensar! É uma questão de vislumbrar e, ao mesmo tempo, tentar atrair coisas boas...bons fluídos. Pessoas que nos fazem mal e que promovam “terra arrasada”...que fiquem longe de mim!! Arghhh...!!!
Enquanto isso, segue a Copa...mesmo com um monte de gente “secando” a organização e torcendo até pelo insucesso da Seleção Brasileira, misturando futebol com os problemas políticos e sociais do País. Tem cada um...!!! Pois, graças a Deus, até o momento tudo está dando certo a turma do azedo ta escondidinha...a do clube do ódio também! Então...nos campos e arenas os jogos prosseguem e, no grupo D, a Itália deu adeus! Apareceu a raça uruguaia e eles venceram a Azurra por 1 a 0. Justíssima a vitória e a classificação do Uruguai. Neste grupo, por sinal, vale frisar a campanha da Costa Rica que terminou em 1º lugar de forma invicta! Itália e Inglaterra, duas seleções que já ganharam copa, decepcionaram e estão voltando pra casa antes do previsto!
Por outro lado, enquanto o Passarinho Arrepiado continua se preocupando mais com o Criciúma, nós continuamos na Copa do Mundo. O grupo C também foi concluído nesta terça(24). A Colômbia jogou um futebol plausível até o momento, confirmou a 1ª colocação, após vitória de 4 a 1 sobre o Japão, e vai enfrentar o Uruguai na próxima fase. Já o 2º lugar ficou com a Grécia que arrancou uma vitória dramática contra a Costa do Marfim na última rodada...2 a 1. Os gregos vão pegar a Costa Rica. Esta campanha dos costa-riquenhos, por sinal, vai pra história do futebol daquele simpático país!

4 comentários:

  1. Giba
    Melhor de todas as copas. Tem gente da midia ja se dizendo arrependida de mal agourar o evento antes do tempo: Folha de São Paulo, Arnaldo Jabor, Sistema Globo. O futebol da copa mostra sinais de melhoras, quero dizer, parece que todos os times vieram dispostos a fazer gols e deixar o ferrolho de lado. Acho ótimo isso.
    Espero que o técnico do tigre se sinta inspirado pela copa e lembre que o objetivo de um jogo é fazer gols...rs..
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  2. Este negativismo não é de graça,ou você acha que o povo está contente com o que está acontecendo neste país.?Penso que o resultado vem de encontro aos grandes desmandos e preocupação da maioria do povo brasileiro.Você fala bem,nunca se viu tanto negativismo.Gilberto.....o povo está agonizando.A copa faz bem aquilo que você e mais pessoas estão sentindo neste momento.Na hora que a m"' gruda todos querem que as coisas andem da mesma forma que anda a copa no país.Você não sente na pele as dificuldades que estamos tendo por conta da falta de segurança,falta de assistência na saúde,a corrupção abusiva,o descontrole da justiça,as drogas tomando conta da sociedade.Giba.....a copa é igual a alegria,rapidinha rapidinha.Nossos problemas se não resolvidos tras-nos sofrimentos e até morte a quem vive como cidadão neste país.É muito facil para quem tem dinheiro.Com certeza não se preocupa com tudo isto que acontece com o povo.Sinto,mais você é mais um daqueles que vive o momento sem preocupação com tudo que o povo pede para melhorar.Vamos olhar um pouquinho para quem precisa e não tratar a agonia do povo como um negativismo que na maior parte está pessimista e negativista sim,até porque para melhorar você tem que agir de alguma forma e não simplesmente se acomodar.

    ResponderExcluir
  3. quem devia se sensibilizar com as degraças essas que alguns canais mostram, teria de ser os políticos e governantes, mas eles não estão nem aí pra isso, fingem que não é com eles! Mas receber os altos salários deles, pagos com os nossos impostos, aí eles estão espertos todo mês. Os protestos deviam ter acontecido antes do Brasil ser escolhido como sede, e não agora. Impossível não torcer um pouquinho pra Argentina e Uruguai, dois povos de garra e raça, e alegria do armeiration da Colômbia? Passam pelo caminho do Brasil : Chile, Colômbia ou Uruguai e Alemanha...o problema é se na final o Brasil perde pra Argentina, aí o povo vai quebrar tudo nas ruas de tanta raiva.

    ResponderExcluir
  4. Com este povo covarde que temos....duvido kkkkk

    ResponderExcluir