segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sobrou emoção...faltou melhor futebol, Brasil!

Claro que valeu pela classificação às quartas de finais da Copa do Mundo. Mas a apresentação da Seleção Brasileira foi uma das piores na recente história dos mundiais. Acompanho jogos de Copa, ao vivo, desde 1.970 e por seu um apaixonado por futebol já vi “trocentas” vezes os vídeos de torneios anteriores. Do que vi e revi...a apresentação do Brasil contra o Chile foi a pior que já presenciei em copas, principalmente no 2º tempo! Os chilenos, mesmo sem apresentar “lá grande coisa” conseguiram ser melhores do que os brasileiros. Dentro do que penso sobre futebol, inadmissível uma atuação como a que vimos do Brasil. O começo até que foi animador! Então...numa bola parada, cruzada na área, os zagueiros Jara e David Luiz dividiram o lance. Gol do Brasil! As imagens indicaram que o último toque foi do defensor chileno. Mas, a FIFA confirmou o gol para David Luiz. Depois disso, o Chile cresceu...cresceu...e chegou ao gol de empate. Marcelo cobrou lateral, Hulk devolveu mal, houve a roubada de bola e o gol de Alexis Sánchez. A partir daí só deu Chile, inclusive na prorrogação quando uma bola, no finalzinho, foi chutada contra a trave do Brasil. As questões emocionais também influenciaram no comportamento da Seleção Brasileira e do jogo em si. O time do capitão Thiago Silva sentiu muito a pressão de jogar um mata-mata de copa em casa! Individualmente, o goleiro Júlio César teve grande atuação. Defendeu uma bola de Aránguiz, ainda no tempo normal, quase a queima roupa, e pegou duas bolas nas cobranças de tiro livre da marca penal. Teve sorte também...é importante frisar! A bola na trave, no último pênalte chutada por Jara, classificou o Brasil com o placar de 3 a 2. Os laterais do Brasil, outra vez, não jogaram bem. Daniel Alves...então, abusou de errar passes e, novamente, foi muito pouco ao ataque. Marcelo tenta ser efetivo e útil...mas está muito longe de mostrar o que já vimos dele próprio! Os dois zagueiros do Brasil, defensivamente, estavam desatentos no gol do Chile e, principalmente, David Luiz rifou muitas bolas para o ataque, sem noção do fundamento de passes. Entre os dois volantes, Luiz Gustavo voltou a mostrar boa regularidade e Fernandinho teve maior liberdade pra sair pro jogo. O meia Oscar também ficou devendo. Sua função tática de meia não foi executada...talvez por opção de Felipão que exige do atleta recomposição do sistema de marcação. O mesmo se diz em relação a Hulk. Como se fala popularmente...joga pro técnico! Ou seja, cumpre determinações do treinador e tem de voltar pra ajudar a marcar. Convenhamos...já não é grande coisa e ainda o esquema de jogo não o ajuda...!! Sobre Fred, continua sem corresponder. É verdade, entretanto, que as chances não são tantas assim. Mas, as poucas que aparecem, ele não aproveita!! Quanto a Neymar, foi quase que totalmente anulado pela forma de marcar do Chile. Além disso, exagerou nos dribles e jogadas individuais que, na sua grande maioria, não resultaram em perigo ao gol adversário.
Último pênalte batido pelo Chile. Bola bate na trave e o Brasil se classifica...no sufoco!!
.
O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, precisa parar de ser teimoso! Algumas alterações no time estão “caindo de maduro”! Por favor...o futebol que está jogando Daniel Alves não o credencia para continuar na titularidade. Luiz Gustavo, pelo 2º cartão, não poderá ser usado contra a Colômbia. É mais provável que Paulinho retorne ao time, com Fernandinho fazendo a função de 1º volante. Mas há outros problemas para Felipão resolver...como fazer Oscar, Hulk e Fred renderem mais ofensivamente!!
O Passarinho Arrepiado assistiu com atenção a outra partida deste sábado(28), quando a Colômbia despachou o Uruguai, no Maracanã. Fez dois a zero ao natural. Os uruguaios sentiram muito a falta do atacante Suárez, suspenso pela FIFA. O toque de bola colombiano se sobrepôs ao adversário e, com merecimento, o time do bom James Rodriguez será adversário do Brasil na próxima fase da Copa do Mundo. James Rodriguez que, por sinal, protagonizou o gol mais bonito do Mundial, até agora, o 1º na vitória de 2 a 0. Ele também fez o 2º e, com 5 gols, é o novo artilheiro! Tende a ser um jogo diferente... Brasil x Colômbia. Ambos jogam e deixam jogar. Assim, imagino que quem for melhor na parte técnica e tática sai de Fortaleza, na próxima sexta-feira(04), classificado para a fase semi-final.

Um comentário:

  1. Outro detalhe Giba é que está gritante e cada vez mais unânime a enorme diferença de qualidade entre os jogos da copa e da série A, por exemplo. O atraente mercado estrangeiro ainda é fator decisivo na hora de levar os craques não só do Brasil e do mundo, diminuindo o nível e exigência dos que ficam em suas pátrias e talvez se metade dos brasileiros no estrangeiro voltassem p cá, mtos jogadores titulares em times de série A não jogariam nem na série D... inclusive que sirva de motivação aos jogadores do Tigrão para que não se repita erros infantis que acostumamos a ver e achar normais em detrimento de um condicionamento físico forte, necessário mas insuficiente para alcançar as conquistas que um time grande como o Criciuma sempre almeja... Forte abraço

    ResponderExcluir