segunda-feira, 7 de julho de 2014

O lance que tirou Neymar da Copa.

Ele foi de jogo! Não consigo acreditar que Juan Zúñiga, lateral da Colômbia que atua no Napoli, da Itália, tenha sido maldoso a ponto de querer machucar o craque brasileiro. Já vi o lance váááárias vezes! Mas, analisando por vários ângulos e até com recursos tecnológicos, continuo com a mesma opinião do momento da jogada. Ou seja, Zúñiga foi imprudente e fez uma falta pra impedir o contra-ataque da Seleção Brasileira. Atitude, é bom que se frise, passível de cartão amarelo. Entretanto, o árbitro espanhol Carlos Vellasco sequer deu a falta! Quanto a conseqüência da joelhada do atleta colombiano pra cima de Neymar causando a fratura que tirou o jogador da Copa do Mundo, interpreto como uma fatalidade. Insisto que o cara não foi pra provocar tal lesão e tirar o craque do Brasil do Mundial! Há alguns exageros que já li e ouvi de que Zúñiga deveria ter sido “preso”...assassino...!! Exagero, claro! Quanto a uma possível punição ao lateral da Colômbia, imagino ser pouco provável, embora o assunto esteja sendo estudado pela FIFA. Aliás, quem deveria ser penalizado é o tal de Vellasco que fez, pra mim, a pior arbitragem da Copa, permitindo jogadas duras de ambas as equipes sem a devida repreensão! Masss...voltando a Neymar, um gurizão...22 anos, que planejou jogar um Mundial em seu país, ser artilheiro, craque e campeão do referido torneio! Imagino que momentos ele deve estar passando em sua casa, no Guarujá, em São Paulo! Sei que não é um problema que vai impedir Neymar de continuar sua carreira. Entretanto, o fato de estar fora da Copa do Mundo logo no Brasil, deve estar sendo extremamente frustrante! Ainda mais pra alguém que trabalhou e objetivou jogar dia 13 a final no Maracanã!!
Por causa desta entrada do lateral Zúñiga, o Brasil perdeu seu principal jogador para o restante da Copa.
.
E o lance que provocou o cartão amarelo de Thiago Silva? Há quem entenda que foi normal e a arbitragem teria errado ao anular o lance e ainda punir o atleta brasileiro. Também vi e revi a jogada e está claro que Thiago Silva usa o corpo para se projetar contra o goleiro David Ospina, da Colômbia. Se ao invés disso, o zagueiro do Brasil tivesse conseguido usar o pé para tirar a bola, a jogada poderia ter sido validada, sim! Mas o fato de Thiago Silva ter se projetado de corpo inteiro no lance e, visivelmente, atrapalhando e impedindo a reposição de bola de Ospina...então, configura-se a falta.
E quem substitui Thiago Silva? Entendo que deve ser Dante. O zagueiro já chegou a ser titular com Felipão e penso ter melhores condições se comparado com Henrique, outro candidato à vaga. Sobre quem deve jogar em lugar de Neymar? Aí existem bem mais opções: Ramires, Hernânes, Wílliam, Bernard...ou a simples volta de Luiz Gustavo que, aliás, acho será o escolhido do treinador brasileiro. Paulinho foi razoavelmente bem contra a Colômbia e pode ser mantido ao lado de Fernandinho e, então, Luis Gustavo. Oscar completaria o setor e continuariam no ataque, Hulk e Fred.
Nem eu...muito menos o Passarinho Arrepiado...gostamos dos jogos treino do Criciúma contra o Novo Hamburgo, realizados no estádio Heriberto Hülse, na tarde de sábado(05). Curiosamente, os dois clubes combinaram jogar reserva de um contra o titular do outro! O mais coreto, dentro de uma lógica natural, seria A contra A, B versus B! Afinal, exigências e observações seriam mais apuradas por parte dos dois treinadores, no caso, Wagner Lopes e Itamar Schülle. Pois os reservas do Criciúma ganharam dos titulares do Novo Hamburgo, 2 a 0; e os reservas “deles” venceram os titulares do Tigre: 2 a 1. De positivo, vi boa movimentação e participação de Rafael Costa e Hígor, recentemente chegados; e Zé Carlos que está “fino” e afim de jogo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário