quarta-feira, 9 de julho de 2014

Que susto hein, Alemanha???

Sim! A seleção alemã tomou um susto danado ao observar tanta facilidade para chegar a fazer cinco gols nos primeiros 28 minutos de jogo! O que aconteceu? Explicação que seja convincente em relação a tal desastre? Todos nós vamos encontrar uma ou mais...várias talvez! Mas, diante do que vi, houve falha coletiva da defesa no 1º gol; Fernandinho errou individualmente em outros dois e, daí por diante, as coisas foram se sucedendo de uma forma que o mais pessimista brasileiro ou o mais otimista alemão não poderia imaginar! A derrota do Brasil por 7 a 1 foi a pior da história dentre todas as participações do nosso futebol em mundiais. O 1º tempo do Brasil chegou a ser lastimável! Um 8 de julho pra esquecer! O que não consigo assimilar...entender é o espaço e a facilidade com que a Alemanha encontrou para fazer os gols!! Inadmissível!! Júlio César ficou marcado pelos gols sofridos. Mas, em absoluto, não teve culpa em nenhum deles! Maicon, acompanhando os demais, esteve bem abaixo do que pode render. Deu “branco” na defesa brasileira e, David Luiz e Dante, foram completamente envolvidos em quase todos os ataques do adversário. Marcelo tentou jogar...foi a frente procurando o ataque, mas também parou na forte e eficiente marcação alemã. Sobre a atuação do meio campo do Brasil, ela foi desastrosa! Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar quase nada construíram. Fernandinho, inclusive, errou em dois dos sete gols tomados e foi lamentável seu desempenho! Oscar, apesar do gol de honra marcado, também foi “engolido” por Schweinsteinger e cia. Fred, novamente, esteve muito mal! Sai da Copa apontado como responsável por ter tido a pior performance individual! E Hulk, mesmo com sua tão elogiada, por Felipão...função tática, demonstrou pouquíssima capacidade ofensiva e demorou pra ser substituído! Ainda entraram Paulinho, Ramires e Wílliam que deram maior movimentação ao time que já estava batido e humilhado!! E o técnico Luiz Felipe Scolari? Pra mim...errou ao optar por Bernard, arriscar ofensivamente, sem o devido resguardo do meio campo, contra um time que marca muito e joga demais!
Joachim Löw, o responsável pelo grande momento do futebol alemão. Forma de jogar "deles" trucidou o Brasil!!
.
Humilhação é um termo que cabe bem para o que aconteceu no Mineirão! Com 52 anos de idade e tendo assistido e trabalhado em não sei quantos jogos na minha vida...nunca presenciei algo tão vergonhoso!  Comecei a lembrar de outras situações parecidas que vivenciei no futebol e não consegui(ainda) comparar os 7 a 1 sofridos pelo Brasil diante da Alemanha. Jogar em casa uma semifinal de Copa e levar tamanha goleada pode ser considerada uma surra histórica! O vexame foi tão grande que, na minha opinião, ultrapassa a decepção de 1.950 quando a Seleção Brasileira perdeu o título no Maracanã, para o Uruguai. Que coisa, hein?! As vezes parece que estou acordando de um daqueles pesadelos bôbos!
Massss...e a Alemanha? Anotem e gravem nome e imagem de cada um desses jogadores: Neuer; Lahm, Jérôme Boateng, Hummels e Höwedes; Khedira, Schweinsteinger, Toni Kroos e Özil; Thomas Müller e Klose. Este foi o time titular contra o Brasil. Mas ainda tem Schürrle e o técnico Joachim Löw! Este, por sinal, de extrema humildade, seriedade e competência! Penso que acabou sendo uma lição para que muitas coisas sejam aprendidas e assimiladas pelo futebol brasileiro. As principais...a organização técnica, a disciplina tática e o rendimento físico. A Alemanha deu um show sob todos os aspectos. Temos de reconhecer!
E o Passarinho Arrepiado? Ainda está tonto...completamente zonzo!! Entretanto, lembro que ainda há a decisão do 3º lugar contra Holanda ou Argentina. Se for contra o país vizinho, claro...haverá ainda alguma motivação. E, independentemente do adversário, penso que seria interessante colocar em campo alguns jogadores que foram pouco lembrados até agora na Copa. Casos dos goleiros Jefferson e Vítor; do zagueiro Henrique; do lateral Mawuell; dos volantes Hernanes e Ramires; e do atacantes Bernard e Jô. 

2 comentários:

  1. Giba.Você sai por aí e em todo lugar ainda pensam que somos os melhores.Os treinadores brasileiros dizem que hoje não se treina mais.O treinador alemão treina o tempo todo e não fala assim.Será que esta é a evolução apresentada pelo treinador brasileiro?Se é,estamos muito abaixo de uma Costa Rica,Camarões,Nigéria,Gana.Enfim,temos que trazer novos treinadores para que evoluamos daqui pra frente.Os clubes brasileiros terão que repensar nos seus comandos técnicos e mudar recuperando eqto é tempo e não deixarem estes museus acabem com o futebol bonito que tinhamos.

    ResponderExcluir
  2. Brasil 1 x 7 Alemanha
    Figueira 1 x 7 Gremio
    huahahahaha E o Delfim brigando com o Felipão, Felipão disse no blog Guarda Sol que o unico titulo de SC foi ele quem deu, isso em coletiva nacional !!!

    ResponderExcluir