terça-feira, 25 de novembro de 2014

A gangorra do sobe e desce.

Este é o quarto rebaixamento registrado na história do Criciúma Esporte Clube. Pra quem não lembra...em 1.988 o 1º, na ainda Copa União; em 97; 2.004 e...o de 2.014. O recorde do Criciúma em tempo de permanência na Série A ou 1ª Divisão é de 5 anos...de 93 a 97. Antes, o Tigre só jogou em 88 e, depois, 2.003 e 2.004; 2.013/2.014. Lamentações? Sim, com certeza! O Criciúma fez uma campanha abaixo de qualquer expectativa...por mais negativa que fosse feita antes do começo da competição! Massss...o mundo não vai acabar por causa disso. Dos 20 participantes da atual Série A, só 5 não caíram ainda: Cruzeiro, Santos, Internacional, Flamengo e São Paulo. O restante já visitou a segundona e, alguns, até a 3ª divisão!! É uma situação vexatória? Depende das circunstâncias em que ocorre o descenso cair também faz parte do jogo! O que não pode acontecer e, nessa linha de raciocínio entra o Criciúma de 2.014, é não ser competitivo e aceitar passivamente as derrotas, sem esboçar qualquer reação! Durante todo o Campeonato Brasileiro, até o momento em praticamente todos os quesitos, o Criciúma foi ridículo!! Muricy Ramalho sempre destaca que “a bola pune”! No caso do Criciúma de hoje...ela não perdoou e o castigo está aí!!

Por sua vez, o torcedor vai ter de suportar dos rivais, no Campeonato Catarinense, aquela frase: “Ão...ão...ão, segunda divisão!”. Enquanto não retornar pra Série A...é preciso saber absorver adversidades. Entretanto, o que mais importa é uma resposta imediata dos dirigentes do Criciúma na execução do que for planejado. Inclusive, sobre projetos...imagino que o novo executivo do futebol, Raimundo Queiroz, já esteja traçando objetivos que, obrigatoriamente, deverão ser alcançados em sua grande maioria no ano que vem. Obviamente que o mais importante é reconquistar o acesso no Campeonato Brasileiro. Mas, ganhar o Campeonato Catarinense também deve ser prioridade! Um time é movido a títulos e, chance real de buscar uma conquista está, justamente, na disputa regional. Alguém tem dúvida?

E quanto ao novo técnico? Olha...em algumas das últimas oportunidades que o Criciúma andou trocando de treinador, até citei alguns nomes...especulando aqui  e ali. Não se trata de, no chute, tentar acertar o nome dos integrantes da futura comissão técnica. No entanto, perfil dá pra gente pleitear. Entendo que o técnico do Criciúma pra 2.015 deve ter condição de profissional vencedor, experiente e não abro mão do cara estilo linha dura! Assim, como são Muricy Ramalho, Édson Gaúcho, Levir Culpi, Wagner Benazzi, Argel Fucks...apenas citando alguns como exemplo, não sugerindo necessariamente esses nomes, que fique bem claro!!

Passarinho Arrepiado também está acompanhando a Série B do Campeonato Brasileiro. Com um olhar...assim...não muito “alegrinho”...observa que o Joinville está a um empate de se tornar campeão brasileiro. O problema é que o adversário, o Oeste que joga em casa, precisa ganhar para evitar rebaixamento sem depender de outros resultados. Quanto ao Avaí, está em sexto lugar e tem de ganhar do Vasco e torcer por combinações em partidas de clubes que também brigam pela última vaga. Minha opinião é de que o Boa Esporte, hoje o quarto colocado, tem melhores condições. Só que Atlético de Goiás, América Mineiro e Ceará também alimentam chances. A última rodada promete muito!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário