segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Futebol coletivo ou individual?

O esporte em questão é coletivo! Sim...todos sabemos! Mas, quando me refiro aos termos “mancheteados” quero dizer que o futebol de hoje, infelizmente, é muito mais de participação comunitária...grupal, do que com jogadas individuais, dribles...virtudes encontradas em vários atletas que jogavam até pelo menos início dos anos 90. Na atualidade, quando se fala em individualismo no futebol, logo lembramos de Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Ibrahimovic e alguns outros que, obviamente, atuam na Europa.

No Brasil, quem é driblador? Vamos ficar pensando, puxando pela memória e não vamos chegar a nenhum que pelo menos se aproxime dos acima citados. Vou lembrar aqui neste espaço a seleção do último Campeonato Brasileiro: Jéfferson; Marcos Rocha, Dedé, Gil e Egídio; Lucas Silva, Souza, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Diego Tardélli e Guerrero. O jogador revelação foi Érik, do Goiás; e, o craque...Éverton Ribeiro, do Cruzeiro. Alguém se compara aos 4 melhores do mundo? NÃO...com letras maiúsculas! Os últimos jogadores de grande habilidade que tivemos, driblavam mesmo...Romário, Bebeto, Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho. Mais atrás, ainda, Zico, Reinaldo, Rivelino, Joãozinho(um ponta do Cruzeiro na década de 70)...Garrincha, Pelé!! Aí é covardia!!!

Mas qual o motivo de termos “perdido” tais qualidades? As opiniões são das mais diversas. Os próprios técnicos e atletas mais experientes...cada um pensa de um jeito. Conforme meus conceitos são muitos os motivos. Primeiro, o charme do futebol se foi pro espaço faz tempo! Dava gosto ligar a televisão num domingo a tarde e apreciar um Fla x Flu, um Palmeiras x Corítnhians, um Gre x Nal...dentre outros grandes clássicos, na verdadeira e real acepção do termo! Com certeza, assistiria Zico, Júnior, Rivelino, Lula, Falcão, Sócrates, Ademir da Guia, Éder. Bem diferente de agora...não?!

Em Criciúma, lembro que em 1.967/68 meu pai me levava no Heriberto Hülse pra ver Valdomiro jogar. Anos mais tarde, pulei o muro pra observar Ademir Patrício, o Pezão, empilhar gols nos adversários. Foi uma época onde ir num estádio de futebol ou ver pela TV era gratificante e certeza de satisfação! Stress? Não, não! Pelo menos como hoje, com certeza, não!! Depois, vimos o Criciúma de Jorge Veras, Edemílson, Grizzo, Jairo Lenzi, Vanderlei...Paulo Baier, Dejair, Mahicon Librelato, Zé Carlos...!! Todos que citei e mais alguns outros que também merecem referência retribuíam o carinho do torcedor com dedicação, identificação com o clube e “bola”...futebol, que é o que mais importa!!

O futebol virou um negócio, altamente rentável por sinal; dirigentes, técnicos e jogadores estão muito mais interessados nas questões contratuais e financeiras e o modo como o time joga, como o jogador se comporta em campo, a maneira pela qual o treinador arma taticamente seu time...tudo isso fica meio que em segundo plano. De outro modo, na grande maioria dos casos é preciso apresentar algo de bom em campo para poder assinar contrato rentável! Se bem que tem um monte de “perna de pau” por aí jogando e ganhando uma boa grana, não é mesmo??

Passarinho Arrepiado confirma que, conforme suas fontes, o meia Ricardinho pode deixar o Criciúma. O atleta, que hoje está entre os 3 mais bem pagos do que sobrou em termos de plantel da última temporada, despertou interesse do Figueirense. Curiosamente, o técnico Argel Fucks teria dito que ninguém do Criciúma, em princípio, interessaria ao alvinegro do Estreito. Masss...como no futebol o que é verdade hoje pode ser mentira amanhã e vice-versa...o Tigre corre risco de perder mais um pra 2.015!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário