terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Vilmar Rodrigues dos Santos.

Lembram dele? Como eu, os mais saudosistas dizem que marcou o gol mais importante da história do Criciúma E. C. Nunca é demais relembrar...dia 30 de maio de 1.991, 15 minutos do 1º tempo, de cabeça Vilmar fez o gol do empate em 1 a 1 diante do Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, que dias depois daria o título da Copa do Brasil ao Tigre, a conquista mais importante da história do futebol catarinense! Sobre esse gol, inclusive, Vilmar conta até hoje que estava voltando pra defesa e considera que chegou “atrasado” na área pra cabecear!! Sim! Ele estava voltando pra recompor o sistema defensivo quando Altair, seu parceiro de zaga, disse: “Ô Vilmar...vai pra área. Eu fico!”. Vilmar, que naquele momento estava na intermediária ofensiva, dá uma olhada e percebe que Jairo Lenzi está ajeitando a bola pra cobrança do tiro esquinado. Corre rapidinho e quando vai chegando, quase sem marcação, acerta um “chute” de cabeça, sem chances para o goleiro Gomes. O resto da história todos vocês que acompanham ou não este blog...já sabem, não é mesmo?!

Pois puxo o assunto e cito o nome de Vilmar pra informar ao torcedor do Criciúma que ele está voltando pra cidade. Depois de 12 anos na Suiça, o ex-campeão vai trabalhar como guia de viagens e pretende fixar residência ali pertinho do Jardim Maristela. Pra quem não sabe, Vilmar, que é casado com uma criciumense, tem um filho de 13 anos e trabalhou 5 anos como lavador de pratos num restaurante em Berna. Durante este período andou se arriscando como cozinheiro. Os outros 7 anos vividos na Europa, Vilmar foi motorista! Durante esta semana o encontrei no Balneário Rincão. Me garantiu que ficar na Suiça não o faria rico de dinheiro. Então...resolveu voltar ao Brasil e morar aqui na “terrinha”!! Confidenciou que o “filhão”, apesar do tamanho de zagueiro e centroavante, não é daqueles que tem intimidade com a bola. Assim, como vááários outros de sua idade, prefere as ocupações eletrônicas.
A foto, em branco e preto, é do lance histórico com o gol de Vilmar. Do Criciúma, só dá pra ver o "10", Grizzo, e a cabeça do zagueiro do Tigre antecipando aos defensores gremistas e a bola indo em direção às redes adversárias! Coisa linda, hein?!
.

Vilmar, hoje com 49 anos, nasceu em Fronteira dos Vales, uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, que tem pouco mais de 5 mil habitantes. Quando garoto, se aventurou na capital, Belo Horizonte, e conseguiu passar num teste pra jogar nas categorias de base do Cruzeiro. Atuou no time principal e, com 24 anos, em 1.989, foi trazido para o Criciúma pelo ex-presidente Moacir Fernandes. Nunca demonstrou grande habilidade técnica. Mas sempre se impôs com bom comportamento tático e disciplinado, dentro de campo. Fora, entretanto, como outros do timaço do Criciúma de 91, cometia alguns deslizes...umas cervejinhas a mais, além da conta!! No Brasil, só jogou no Cruzeiro e no Criciúma e, como todos daquela época, deixou MUITAS saudades como atleta!!
.
Em tempo, o Passarinho Arrepiado me liga e registra com pesar o falecimento do ex-presidente do Avaí, João Nílson Zunino. Era natural de São João Batista, tinha 68 anos e lutava contra um câncer no pulmão desde 2.012. Como dirigente, comandou o Avaí de 2.002 a 2.013. Zunino marcou seu nome na história avaiana conquistando o acesso para a Série A em 2.008 e os títulos estaduais de 2.009, 2.010 e 2.012. Sentimentos da coluna!


Nenhum comentário:

Postar um comentário