terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Projeções modestas.

Estas devem as perspectivas em relação ao Criciúma para a temporada do ano que vem. Depois de tanta insistência da coluna, o presidente Antenor Angeloni, finalmente, concedeu entrevista e falou sobre o passado recente, o presente e o futuro do Clube. Algumas situações repetitivas...é verdade! Mas, há uma clara evidência que em 2.015 vamos ver em campo um time mais barato e com capacidade técnica que vai depender muito mais da competência de quem for atribuído para a execução do planejamento de trabalho. Traduzindo em miúdos... Raimundo Queiroz terá de provar sua real eficácia! Como responsável por “executar” o futebol do Criciúma, caberá a ele não errar na contratação da comissão técnica e de jogadores que deverão vir e serem qualificados como reforços na verdadeira acepção do termo, entenderam??

Raimundo Queiroz já adiantou que sua intenção é trazer profissionais que procurem buscar espaços e crescimento na carreira para que todos saiam ganhando! Afinal, quando se consegue organizar um grupo de atletas que realmente “quer” algo...há maior tendência em acerto! Claro que nem sempre tal objetivo é alcançado por quem planeja. Mas, a idéia apresentada é a mais correta! Em 2.014 o Criciúma trouxe jogadores de reconhecida qualidade e o resultado dentro de campo foi desastroso! Por que tudo deu errado? Olha..são vários os caminhos para se encontrar uma justificativa adequada. Só que, até agora, imaginamos muito mais possíveis erros e equívocos do que chegamos a uma conclusão exata! E a falta de comando no vestiário? Sim, na nossa opinião ela existiu e foi decisiva para o insucesso do Criciúma no Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, com várias evidências, quem estava no Depto. de Futebol garante que sempre houve alguém que estivesse junto aos atletas e as cobranças existiram, sim!! Só que permitir que dois jogadores tivessem tomado 3º cartão amarelo, casos de João Vitor e Cléber Santana, pra não enfrentarem o Corínthians na última rodada e, assim, anteciparem suas férias, não são indícios de que havia “governo” no vestiário!! Se bem que tal fato foi apenas um dentre tantos outros que notamos durante o ano. O mau comportamento de alguns jogadores fora de campo também comprova que faltou autoridade por quem era de dever!!

Dentro do que penso, ocorreram outras circunstâncias que nos deixaram bastante perplexos. Afinal...Ricardo Drubscki  veio pra cá e, com ele, o time pouco produziu. Mas, no comando do Goiás, houve evolução do seu trabalho e a equipe acabou o Brasileiro em 12º lugar com 47 pontos. Wágner Lopes também é outro exemplo de questionamento! Aqui...baixíssimo rendimento. No Atlético Goianiense brigou até a última rodada pelo acesso. E o atacante Rodrigo Silva que jogava no ABC, fazia gols, veio pra cá, só marcou uma vez...voltou pra Natal e lá também fez as pazes com a artilharia. Fernando Karanga é outra amostra de que, no Criciúma, carência de gols...e, no Boa Esporte, muitos marcados!! E o Paulo Baier, o Cortêz, o Serginho, o João Vítor, o Zé Carlos...outros e outros??!!

Passarinho Arrepiado me informa que o Criciúma júnior, representado, na sua grande maioria por garotos da categoria sub-17, estreou com vitória no torneio Centenário Granate que está sendo realizado na Argentina alusivo ao centenário do Club Atlético Lanús. O jogo foi nesta segunda(08) e os “tigrinhos” ganharam da Seleção do Paraguai Sub-20 por 2 a 1. O próximo compromisso será nesta quarta(10), diante do Lanús, só que da Colômbia. 

3 comentários:

  1. Giba
    não diria modesta, mas sim provinciana. Vai ser usar base e técnico de casa e ver pra onde isso leva. Eu tenho dito que para série C. Já pensaste que casos bem sucedidos qto a sua manutenção na A a exemplo da chapecoense tinham no máximo dois jogadores da base?
    Pq seria?
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Émerson, vc sempre se mostra, aqui neste espaço, como alguém que DETESTA jogadores da base. Vc fala da Chapecoense? Pois ouvi do Argel Fucks que, no Figueirense, ele usou 12 da base durante o Brasileiro! Sou TOTALMENTE favorável ao aproveitamento dos meninos feitos em casa. Eles têm muito mais identificação com o clube e apresentam inúmeras outras vantagens sobre quem vem de fora. Mas é um assunto muito complexo que não dá pra ficar aqui com um rebatendo a opinião do outro. Em postagens anteriores já me referi favoravelmente à utilização da garotada.De qq modo, é uma boa discussão! Abs!

      Excluir
  2. HORRÍVEL a entrevista do presidente que admiramos muito..mas que esse ano foi um desastre..n esclareceu nada dos erros absurdos e infantis de 2014 imputando em algumas vezes a responsabilidade por prejuizos com a queda ao torcedor e sem nem um pedido de desculpas aos que com dinheiro suado pagaram a conta da crise...assim acho q ele espantou mais sócios do que atraiu.. ele n demonstrou nenhum entusiasmo ou convicção de melhora...é verdade que mtos jogadores n corresponderam mas trocar 6 vezes de técnico e dirigentes mostra a falta de perfil, de controle, de preparo egestão.. além de comprovar que qm comandou o MAIOR DE SC este ano não entendia de futebol..ou seja um desastre.. n esclareceu de q forma a empresa ELENKO continuará e já assinala a venda dos pcos que honraram nosso camisa como LUCCA e CLEBER SANTANA .... espero q seja apenas fachada mas me deixou mto em dúvida sobre se continuo de sócio.. pois mesmo com calendário p 2015 como moro longe n posso ir aos jogos e pagava o valor integral da mensalidade por amor e confiança no projeto do tigre mas agora.. se nem o presidente quer subir ano q vem vamos pagar o q?????. DÁ LHE TIGRE TEMOS Q VOLTAR EM 2016

    ResponderExcluir