quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Por que o Criciúma vai aproveitar tantos garotos da base?

Em razão da queda pra Série B do Campeonato Brasileiro! Alguém duvida? Eu não! Pelo contrário...tenho “150%” de certeza!! No Criciúma, as chances que estão sendo dadas aos meninos dentro das atuais circunstâncias se deve ao fato do rebaixamento e suas conseqüências econômicas. Muito embora a Gestão de Ativos seja administrada por empresários extremamente bem sucedidos financeiramente, a empresa em si trabalha com orçamento e limites. Se em 2.014 o Criciúma tinha como parâmetro monetário algo em torno dos 52 milhões de reais, para o ano que está começando esta quantia caiu pra 16 milhões. Só da TV Globo e suas “ramificações”, o Criciúma ganhou na última temporada valores próximos dos 20 milhões. Agora...deve vir perto dos 4 milhões!! Ainda há a questão dos patrocinadores que, obviamente, vão desembolsar menos porque expôr produtos com visibilidade de Série B é bem diferente da A...certo?!

Outra situação que precisa ser levada em consideração diz respeito ao quadro associativo. Se antes o Criciúma quase bateu os 15 mil sócios, hoje este número caiu para praticamente um terço!! Sobre isso, inclusive, entendo que 5 ou 6 mil sócios representam uma fatia mais fiel da torcida do Tigre. Há os que se irritam com o descenso e, com atitudes impulsivas preferem rasgar carteirinha, deixam de pagar mensalidades ou simplesmente abandonam o Clube. Além destes, sempre existem os torcedores oportunistas que só vão com freqüência ao Heriberto Hülse quando o adversário é de considerado nível elevado; e aqueles que só aparecem quando o time está na Série A pra ver e até torcer pra Santos, São Paulo, Grêmio, Flamengo, Inter e outros mais.

Sobre isso, inclusive, minha opinião é de que torcedor assim é melhor que nem reapareça! Ora bolas...tenho idéia de que, quem é Criciúma e torce por ele, vai ao estádio pra ver o Criciúma, não o adversário! E sou daqueles que penso em, cada vez mais, elevar o nome do Clube e da cidade porque o Criciúma é um “produto” da nossa terra e região!! É claro que causa um desânimo muito grande ver o time do coração tão mal e sofrer com ele, como ocorreu ano passado. Massss...quem gosta e realmente se envolve emocionalmente, está junto nos bons e nos maus momentos!! Assim deve ser!! Lembro que nas derrotas se aprende bem mais pra conseguir as tão sonhadas vitórias!!
Assim sendo, diante do exposto, o Criciúma vai dar chance pra garotada porque é bem mais barato iniciar o ano assim! Os custos são bem mais baixos e se enquadram no que pensam gastar “sêo” Antenor e “sêo” Arnaldo. Só pra se ter uma idéia, em 2.014 a folha de pagamento do futebol do Criciúma chegou a 1 milhão e 600 mil reais/mês! Agora...está em torno dos 460 mil...o que não deixa de ser outra redução bastante drástica!! E, claro que se o Criciúma não tivesse caído, as projeções seriam outras! O projeto montado ano passado teria continuidade com investimentos em jogadores “rodados” de considerada(na teoria)“boa qualidade”. Como a “casa caiu”...vamos com a maioria sub-20 pra cima do Guarani de Palhoça e cia. a partir do dia 31...!!

Passarinho Arrepiado...mesmo de longe, vai estar ligado na Copa São Paulo, nesta quinta, 17:30, quando o Criciúma enfrenta o Lemense. A equipe paulista, por sinal, fez campanha idêntica a do Criciúma na etapa anterior da competição. Os mesmos 7 pontos, passando invicta pelo grupo H. Em termos numéricos, aproveitamento de Criciúma e Lemense na primeira fase do torneio: 77,8%. Quem passar dos dois, pega São Paulo ou Atlético do Paraná.

4 comentários:

  1. Concordo com o blogueiro, porém penso que por idéia dos Angelonis, já estariam usando mais garotos a mais tempo, o que remou contra foi o fato dos garotos não darem "jabá" para os contratadores. Em relação a debandada de sócios uma boa parte desta "conta" vai para a imprensa (não ao blogueiro) por ter potencializado os pontos negativos dos acontecimentos aumentando a revolta. Já ouvi de colegas seus que a base do Tigre é perdedora, que não ganha nada ... Pois bem pra mim é cuspir no prato que come, a imprensa esportiva vive por conta do Criciúma, mas nada tá bom, nada presta, nada é bem feito, quanta magua e rancor!!! Acredito no projeto e continuo sócio patrimonial, mesmo morando aqui em São Jose. Regis

    ResponderExcluir
  2. Primeiro lugar, quem paga mensalidade ninguém é mais ou menos torcedor por pagar mensalidade.. existem outras formas de se apoiar o clube e Giba, qual seria a melhor forma do torcedor protestar?? Todas as maneiras de protesto foram criticadas por imprensa e clube, dando a impressão que a função do torcedor é somente de pagar e ficar quieto. Existem várias formas de se apoiar o time, não necessariamente de maneira financeira, até pq para mtos não se tem condições de pagar o a mensalidade e nem por isso são menos ou mais torcedores que os sócios, as vezes os humildes amam mto mais o clube mas não conseguem pagar, principalmente depois de um ano em que o dinheiro foi jogado no lixo e não houve um dirigente que tivesse liderança e pedisse desculpas e incentivasse o torcedor.. fomos tratados como gado e difícil assimilar tudo isso frente a evolução dos clubes menores no estado que ficaram na série A .. é preciso deixar de culpar o torcedor que é passional e sabe dos trambiques nos bastidores do futebol e fica triste qdo além de tudo isso, ver seu time de coração e um dos grandes do brasil como o tigrão ser tratado como foi.. cancelar carteiras ou atrasar mensalidades é as vezes a única forma de manifestar insatisfação.. assim pergunto quais formas pode o torcedor protestar de forma que a direção mude a atuação situação????

    ResponderExcluir
  3. Tb continuo sócio em Fpolis e sei de mtos em Brusque e guabiruba mas a vontade de protestar continua.. vamoas acreditar num tigre forte e vitorioso como sempre foi

    ResponderExcluir
  4. Legal Segala, então como sócio Patrimonial você sabe que independente do que a GA faça teremos que estar de acordo e torcer que ao final do contrato teremos um clube sanado sem dívidas e isto é mais que o suficiente para torcermos para o sucesso e não ficar amargurando e remoendo como a impressa prefere do que ocorreu no ano passado😞😞😞😞

    ResponderExcluir