segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Que Criciúma o torcedor quer?

Os trabalhos visando a temporada já começaram e, depois dos rotineiros exames médicos, mais os trabalhos físicos, vem a “bola” e dia 31...a estréia no Catarinense. É rapidinho! E que time vamos ver neste início de 2.015? É uma incógnita! Nunca é demais lembrar que o Criciúma que vimos estrear no Estadual do ano passado, dia 26 de janeiro, empate em 1 a 1 em Joinville, criou expectativa bem mais positiva! O Tigre vinha de uma temporada onde, em 2.013, havia conquistado o título regional e, mesmo a duras penas, conseguiu se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. Só pra recordar a primeira escalação do Criciúma no ano passado: Galatto; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Rogério; Diego Oliveira, Ricardinho e Paulo Baier, Lulinha, Rodrigo Silva e Lucca. Foram usados, ainda, pelo então técnico Ricardo Drubscky, Ânderson Uchoa, Fernando Karanga e Thiago Humberto que, por sinal, foi expulso. Lembro que a mídia do restante do Estado e nós mesmos apontamos o Criciúma como favorito em extremo potencial para chegar ao título! Ledo engano!!
Este ano está tudo diferente! A começar pelos planos anunciados e cogitados! Bem mais humilde, o Tigre alimenta sua torcida com poucas esperanças de fazer bonito no Estadual. Não vou projetar já o Campeonato Brasileiro porque ele ainda está longe. Direciono minhas atenções, por enquanto, para o Catarinense que é chance real de o Criciúma ganhar uma competição. Copa do Brasil e Série B ficam pra depois! O orçamento é bem mais baixo do que em 2.014. O presidente Antenor Angeloni prefere falar menos. Raimundo Queiroz, o executivo do futebol, foi contratado com a incumbência de montar um novo time e a “ordem” é aproveitar, o máximo possível, jogadores da base. Até a comissão técnica é toda ela formada em casa!! Boa sorte a Luizinho Vieira e cia!!
....
A classificação do time sub-20 do Criciúma para a segunda etapa da Copa São Paulo de Futebol Júnior valoriza bastante o trabalho que está sendo desenvolvido pelas categorias de base. Há 10 anos o Tigre não passava de fase nesta competição! Dentro daquilo que está sendo programado pelos dirigentes no sentido de aproveitar o máximo possível a garotada da casa, também dá pra fazer projeções mais otimistas ainda quanto a esta filosofia. Sim! Afinal…se por aqui já trabalha um time com vários jogadores promovidos do sub-20 e a comissão técnica é toda ela feita no Heriberto Hülse, fica fácil pensar que quem se destacar lá em São Paulo será também usado na equipe principal quando acabar a Copinha.
E está correto o Criciúma? Sim…dentro das suas convicções! Que, por sinal, não são as minhas! Já expressei aqui neste espaço o que penso sobre aproveitar a meninada. É um caminho, penso eu, correto desde que haja mescla com jogadores mais experientes e as cobranças ocorram de forma moderada para com quem está buscando espaços na carreira. Além disso, nós da mídia esportiva e que vivenciamos o dia a dia do Criciúma, além da própria torcida, precisamos ter uma boa dose de paciência pra não “queimar” qualquer jogador que esteja surgindo. Sobre isso, inclusive, o próprio Clube deve fazer um trabalho de conscientização e usando muito da psicologia juntos aos novos atletas. Já vimos muitos jogadores receber constantes vaias quando atuavam no Criciúma. Nem todos absorvem bem ou têm estrutura adequada para tal! É nessa hora que entra o trabalho de uma psicóloga, dos próprios dirigentes e também da comissão técnica.
A gurizada corre e os experientes comandam. Vários técnicos de futebol se utilizam desta “estratégia” pra poder superar os adversários. Geralmente, quem sobe da base quer mostrar mais serviço, na maioria dos casos tem bom condicionamento físico. Já, os mais “rodados cadenciam o ritmo e também orientam os mais novos. Dentro desta teoria que exponho é melhor que a “espinha dorsal” do time seja formada por jogadores de maior bagagem. Tipo…o goleiro, pelo menos um zagueiro, o 1º volante, o meia de chegada e o centroavante. Para tais funções, pelo menos por enquanto, o Criciúma tem o goleiro Sílvio e o meia Cléber Santana. Sem falar de Rafael Pereira, que não tem taaannnta tarimba assim; e, o recém contratado Danilo Tarracha, que é lateral esquerdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário