sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Rincão só no verão? Não!

Vale só a rima!! Masss...é uma realidade que muita gente vive e assim considera a praia mais popular da região! Afinal, pra boa parte dos freqüentadores, o balneário “abre” durante a época de Natal e “fecha” na quarta-feira de Cinzas. Esquecem estes que lá há uma população com 12 mil habitantes, município recentemente emancipado de Içara e que, como todos os outros deste Brasil, tem seus problemas! Só que muitos veranistas fazem do Rincão um depósito. Sim...de lixo, animais...principalmente cachorros, móveis velhos e até de casas abandonadas!!

O prefeito Décio Góes não tem medido esforços pra tentar “arrumar a casa” que mais pareceu, durante anos e anos, um quintal muito mal cuidado de Içara! Só que há MUITO trabalho a fazer e não será de uma hora pra outra ou de um verão pro outro que vamos ver um Rincão com jeito de Laguna, por exemplo. Nem cito aqui os badalados Balneário Camboriú ou Tramandaí, este no Rio Grande do Sul. Os que vão pro Rincão somente durante a alta temporada querem calçadão, arrumação nas estradas e ruas, mais bares e restaurantes e mais segurança! E...fazer com que a população se sinta segura é um dos maiores desafios das autoridades!
Tenho procurado me informar a respeito de alguns assuntos e antecipo ao leitor e blogueiro que um calçadão é possível e viável para ser construído na área central, próximo à orla, entre a antiga New York e o Verdão. Teríamos pistas para caminhadas e academia ao ar livre. Já, por outro lado, sobre a retirada das dunas...esqueçam!! Os órgãos e as leis ambientais impedem qualquer passo nesta direção. O que pode ser feito é a construção de mais passarelas ao longo da praia, sem que a vegetação nativa e as dunas sejam atingidas. Alguém pode perguntar? Mas, em outros balneários, como isso pode ser feito? Acontece que em Laguna, Balneário Camboriú, Itapema ou nas praias de Florianópolis...tudo foi mexido numa outra época quando as leis e a fiscalização não eram tão rígidas como hoje. Sobre melhorias em ruas e acessos, elas estão sendo realizadas de forma gradativa. E...quanto a bares, mais opções noturnas de lazer...é algo que pode ser incrementado pela iniciativa privada, entretanto, com o apoio do poder público.

Tem o outro lado da moeda nisso tudo. Não esqueçamos que boa parte dos moradores vive da pesca, pois as áreas industrial e comercial ainda carecem de crescimento adequado para poder contribuir com mão de obra e vagas de trabalho. Alguns micro-empresários e também pescadores como o Negão do Roda, Sílvio, João da Barra Velha, Jair, João Pícollo, Zé Mosquito e cia. são figuras populares do Rincão e fazem trabalho humanitário junto às comunidades mais carentes. Aliás, pobreza no verdadeiro sentido da palavra é o que não falta no novo município. São bolsões de famílias onde, só com muita ajuda de outras pessoas, é possível sobreviver! E assim, literalmente, “segue o barco”!!

Passarinho Arrepiado empolgadíssimo com o time sub-20 do Criciúma que avançou para a 3ª fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Aplicou uma goleada de 4 a 1 pra cima do Lemense e segue no torneio jogando no próximo domingo(18). Vai muito bem, obrigado, a equipe treinada pelo Duca. Da mesma forma, o sub-13 também se classificou para a fase semifinal da Taça Cidade Verde, em Três Coroas, no interior gaúcho. O grupo é comandado por Filipe Monteiro e ganhou do Sandense por 2 a 1. Por outro lado, o sub-17 não está bem em Santiago, no Torneio Internacional daquela cidade gaúcha, e perdeu o 2º jogo consecutivo. Desta feita para o Universidad, do Chile. Precisa vencer o Aparecidense, de Goiás, na próxima segunda-feira(19) para ainda tentar passar para a próxima etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário