quarta-feira, 29 de abril de 2015

A insegurança da segurança!!

Se você, leitor, procurar em qualquer dicionário vai colher alguns sinônimos do que significa segurança: bem-estar, estabilidade, confiança, garantia...dentre outros termos usados pra definir que se está seguro! Certo? Sim! Na teoria é isso! No Brasil, entretanto, a coisa não é bem assim! Trazendo o assunto pro nosso chão, em Criciúma e região nos sentimos cada vez mais inseguros...palavra que tem o sentido de estar abalado, frouxo...!! Mudo o assunto hoje, saindo um pouquinho do futebol e do esporte em geral, em razão do que ocorreu na noite desta segunda-feira(27). Infelizmente, uma profissional da área médica, a Sra. Mirella Maccarini Peruchi, de 35 anos, foi vítima de assassinato após tentativa de assalto. Ou seja, no linguajar policial usado: latrocínio(assalto seguido de morte).

Isso aconteceu numa rua da área de um bairro movimentado em Criciúma, o Michel, por volta das 22 horas e a vítima ainda estava acompanhada de seu marido! Dois bandidos, entre os quais um menor de idade, tentaram levar o carro e tudo acabou virando uma tragédia!! O caso ganhou comoção geral e revolta, ao mesmo tempo! E nem poderia ser diferente! O autor do disparo, único e fatal, foi o menor, morador do bairro Cristo Redentor! O que vai acontecer com ele? Olha...pelo que sei já tem outras 11 passagens pela polícia, é bandido, na verdadeira acepção do termo, e talvez seja punido com internação em alguma casa de recuperação para menores infratores! Só? Sim...somente isso! As leis do País impedem maior rigor na aplicação de penalidades. Como o dito cujo tem 17 anos, lembro ao leitor que, ao completar 18 e atingir a dita maioridade, sua ficha policial será “zerada”!! Assim, ele vai entrar para a idade adulta “limpinho da silva”!!

Masss...não dá pra reclamar!! É o que prevê a lei!! E...convenhamos, mudá-la não é de interesse de muitos poderosos “lá em cima”(leia-se Brasília), não é mesmo?? Sou totalmente favorável à diminuição da maioridade penal para 16 anos. Aliás, o mais correto seria o sujeito ser preso ou ficar sob os cuidados da justiça desde que cometa crimes contra a vida ou que envolvam o tráfico de drogas, independentemente da idade!! Inclusive, o mundo das drogas é responsável por mais de 95% da criminalidade em todo o Brasil!! E outra...as penas deveriam ser cumpridas cfe. o que for determinado no julgamento, sem habeas-corpus, recursos ou qualquer outro meio que tente reduzir o tempo do criminoso na cadeia...ou até mesmo libertá-lo!!

Ah! Existem ainda os casos em que não há perdão, dentro do que penso. Fecho com as idéias do juiz Rubens Salfer. Ou seja...matou pra roubar ou estuprou...mata! Pena de morte...sem a menor sombra de dúvida!! A questão do tráfico de drogas também precisa ser avaliada com muita atenção e ter penas duras e rígidas!! De outro modo, sabemos que a Polícia Militar e a Polícia Civil não têm efetivo suficiente para realizar vigilância ostensiva, principalmente nas área de maior risco. As autoridades, os governantes e a classe política como um todo, precisam e devem ser cobradas!! Inclusive, lembrar deles nas próximas eleições...entenderam bem?? Alguns defendem que o Exército vá para as ruas e contribua no combate à criminalidade! Tenho a opinião que, claro, vai ajudar! Entretanto, não é a solução mais adequada. O correto é fazer novas leis, rever o tal Código Penal e dar bem melhores condições estruturais para que nossas polícias realizem seu trabalho! Agindo assim, com certeza, haverá diminuição no numero de casos absurdos como alguns que estamos vendo nos últimos tempos por aqui e que antes, pelo menos na “terrinha” aconteciam com menor freqüência!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário