terça-feira, 28 de abril de 2015

Estilos de jogo, nomenclaturas...4-4-2, 4-3-3 e tantos outros!

Acompanhando o futebol desde que “me entendo por gente”, chego a algumas conclusões que servem para expressar o que realmente acontece em campo em termos de disposição tática empregada pelos diversos treinadores de futebol espalhados pelo Brasil e também pelo mundo. O melhor técnico do “planeta bola” hoje é, sem dúvida alguma, Pep Guardiola(foto abaixo)! Foi atleta profissional de futebol de 1.990 a 2.006. Era volante de boa qualidade técnica! Masss... se notabilizou mesmo de 2.008 a 2.012 quando treinou o timaço do Barcelona em 247 partidas! Também foi técnico da seleção espanhola e, tanto pelo “Barça” quanto pelo selecionado nacional, acumulou títulos e grandes conquistas! Hoje, Pep Guardiola é técnico do Bayern e, depois da sua chegada lá, a equipe alemã melhorou ainda mais seu futebol!
E, nós que o acompanhamos à distância em jogos só pela TV, observamos que seus times são muito bem treinados, dispostos organizadamente em campo e com uma movimentação que, na maioria das vezes, consegue total envolvimento sobre os adversários! Segredo? Talvez tenha os seus...muito bem guardados! Só que além do excelente nível de seu trabalho que proporciona ótimos resultados, os jogadores que ele teve “na mão” no Barcelona, na seleção da Espanha e agora tem, no Bayern, são bastante diferenciados...extremamente qualificados, sob todos os aspectos! E olha que a grande maioria exerce forte marcação nos adversários, encurta espaços e procura dificultar o máximo possível a ação do time rival! Em algumas situações, inclusive, todos voltam pra trás da linha da bola. A partir disso, o objetivo é, então, roubar a bola, puxar contra-ataques, pegar a defesa do adversário desprotegida e chegar ao gol!

Mas esse é a meta de muitos outros que sonham um dia chegar perto da capacidade e competência de Pep Guardiola! Aqui no Brasil, por exemplo, quase todos os técnicos jogam assim! Ou melhor...tentam fazer igual! Claro que não conseguem!! Nossa safra de treinadores é muito pobre! Além disso, a qualificação técnica dos nossos jogadores é muito baixa! Logo... não dá pra exigir o mesmo nível de competitividade aqui como acontece lá na Europa. No entanto, é importante frisar que Barcelona, Real Madrid, Bayern e outros tantos clubes que hoje são destacados mundialmente, além de técnicos como Guardiola, José Mourinho, Carlo Ancelotti ou Fábio Capello, também têm seus pontos fracos! Nenhum deles é invencível! Conhecimento e habilidade não lhes faltam! Só que, em jogo de futebol...nem sempre o melhor e com mais qualidade sai vencedor!!

Passarinho Arrepiado me alerta sobre as últimas do Criciúma. Moacir Júnior, o treinador, garante que o Tigre treina todos os dias nesta semana!! Olha só...medida corretamente aplicada em razão da necessidade de aprimoramento do time em campo que passa por reformulações, além da própria troca no comando. E, quanto aos atletas, além da apresentação de Adalberto, Wânderson e Rodrigo Andrade, chegou Neto Baiano(foto a seguir). Jogador tem 32 anos, é atacante de área e fama de artilheiro não lhe falta!! Lembrando que o Criciúma só joga em 8 de maio, contra o Mogi Mirim, fora de casa, estreando no Campeonato Brasileiro da Série B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário