quarta-feira, 13 de maio de 2015

Marcar e jogar...aos 68 anos!!

Talvez este seja o desejo de todos os técnicos de futebol. Quando não se consegue exercer bem a marcação ou eventualmente se o sistema ofensivo não funciona, há dificuldades para a obtenção de bons resultados. Alguns treinadores priorizam um esquema defensivo como forma de bloquear o máximo possível qualquer ação do adversário, principalmente quando este possui qualificação técnica mais apurada! Ou seja, “meu time é inferior tecnicamente, então, vamos ficar atrás para tentar explorar os contra-ataques e matar o jogo!”. Quantas vezes você, leitor que acompanha futebol, já ouviu ou observou esta frase? Várias...com certeza! Sem citar a tal “recomposição” que se torna obrigatória nos times que partem em velocidade para o setor de frente. Alguém perde a bola e há necessidade de voltar bem rapidinho e, então, recompor a defesa!

Como todo mundo que gosta de futebol é metido a técnico...eu gosto de time que marca lááá na frente!! Entenderam?? Ou seja, nada de ficar esperando cá no campo defensivo, em algumas vezes atrás do grande círculo, com duas linhas de 4 jogadores...ou uma de 5, e só um na frente correndo atrás dos zagueiros. Quem se comporta assim enfrentando equipes com bons recursos técnicos e de razoável movimentação, acaba sendo envolvido e levando gol(s)!! Na maioria dos casos, quem prefere se dispor em campo desse jeito, se dá bem quando joga contra times mais fragilizados, sem grande virtudes!

Outra situação que está sendo praticada e treinada pelos diversos clubes do futebol dito moderno é a bola parada. Uma falta nas proximidades da área, quando bem ensaiada, pode resultar em gol ou, no mínimo, em jogadas de extremo perigo. Ressalto, entretanto, que há necessidade de treinar bastante para que as coisas funcionem como o esperado!! Hoje em dia, são raros os técnicos e jogadores que procuram insistir repetidas vezes uma bola parada no dia a dia de atividades. Vale frisar que, para alcançar sucesso, é preciso treinar MUITO e váááárias vezes!! O velho e bom Zico ficava ensaiando faltas...sendo persistente! Em razão disso, mais sua qualidade natural como um dos melhores jogadores do mundo em sua época, o aproveitamento era acima da média!! Outro que ficava treinando para procurar se aperfeiçoar era Valdomiro, nos tempos do Internacional. Depois de todos irem pro vestiário, acabado o treino, Rubens Minélli  permanecia no campo passando orientações e ensinando o ex- atacante do Comerciário. Valdir Espinosa fazia o mesmo com Renato Gaúcho, no Grêmio. Assim era com Roberto Dinamite, Rivelino, Éder Aleixo e, hoje, com Rogério Ceni que não se cansa de tentar aperfeiçoar cada vez mais sua quase mortal bola de falta na frente da área.

Passarinho Arrepiado lembra aos leitores que, nesta quarta(13), o Criciúma Esporte Clube faz aniversário! Lá se vão 68 anos de uma história rica e de conquistas! Claro que não há muito o que comemorar...no momento! O “Azulão” que virou “Tigre” vem de descenso no Brasileiro e de uma participação muito ruím no Campeonato Catarinense. Obviamente que a torcida está sentida...triste e magoada! Mas, há de se levar em conta, que o Criciúma, como clube e instituição, cresceu muito no aspecto estrutural, além das vitórias tão decantadas por nós...os 3 títulos nacionais que estampam estrelas na camisa amarela, preta e branca!! Somando e subtraindo tudo...não dá pra deixar de reverenciar o que é o Criciúma, o que representa pra cidade e região!! Assim...parabéns a todos que fizeram ou fazem parte da história da maior “bandeira” do Sul do Estado...o que temos de melhor pra mostrar: o Criciúma...o Tigre de todos nós!! E...como notícia, a informação de que Juba(de calção preto na foto abaixo), atacante de 30 anos, que jogava no Operário de Ponta Grossa-PR é, sim, a 10ª contratação do Criciúma para este início de Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário