quinta-feira, 11 de junho de 2015

A “gangorra” é normal!!

Esse sobe/desce...vai/vem do Criciúma, série A, série B, em toda a sua recente história... mesmo com toda a indignação e revolta de quem gosta do Clube, pode ser encarada com certa naturalidade! O histórico de participações do Criciúma em competições nacionais começou em 1.979, mas ainda numa espécie de 2ª divisão, da época. Depois disso vieram a Taça de Prata, também na “segunda linha” do futebol nacional em 1.980,81,82 e 83; o Torneio Paralelo de 86; a Copa União de 87 e 88; a 2ª Divisão de 89 a 91; a Intermediária de 92; de novo a “Segundona” de 1.993; e, o recorde em permanência na 1ª Divisão, de 94 a 97...4 anos! Após, o Criciúma foi rebaixado, quando mudou a nominata dos torneios. Série B...em 98 e 99. Em 2.000, o Módulo Amarelo da Copa João Havelange e, então, na sequência, um revezamento de disputas entre séries A, B e C. E, justamente aí começa a tal “gangorra” do Criciúma. Atentem bem...2.001 e 2.002, Série B; nos dois anos seguintes...Série A; 2.005, “B”; 2.006, “C”; Série B em 2.007/08; novamente “C” em 2.009 e 2.010; “B”, 2.011 e 2.012; a seguir dois anos na “A” e, por último, na atualidade, outra vez a Série B!

Observaram quanto rebaixamento...quanto acesso??!! Sem falar das viradas de mesa, convites e outras situações que envolveram as competições nacionais que o Criciúma, seja de azul ou amarelo, preto e branco...disputou! Masss...essa é a história e realidade da qual não podemos fugir!! Aliás, os outros catarinenses também são assim! A não ser o Figueirense que conseguiu se segurar na Série A de 2.002 a 2.008...7 anos!! Assim como também acho que o Tigre foi campeão da Copa do Brasil em 91 e também atingiu seu ápice!! Inclusive, imagino que no atual contexto e diante das atuais circunstâncias que envolvem o futebol do nosso Estado, dificilmente tais marcas sejam igualadas e muito menos ultrapassadas! Ou alguém acredita o contrário?? Dentro do que penso, acho que precisamos ser realistas e “calçar as sandálias da humildade”!! Criciúma, seus parceiros do interior e os dois da Capital são do mesmo tamanho, em termos abrangentes! Os objetivos são idênticos!

Sobre os 5 principais clubes do futebol catarinense vale à pena acrescentar que eles precisam continuar se reestruturando e se modernizando! Obrigatoriamente, uma garantia de estabilidade financeira passa pelo investimento em garotos. Não há como continuar contando só com investidores, patrocinadores e muito menos com o famoso “pires na mão”!! A saída está na revelação de novos jogadores, de preferência com 16, 17 ou 18 anos, conseguir bons negócios e assim ganhar boas quantias. Atingindo tal estágio, qualquer clube hoje em dia conquistará estabilidade necessária para chegar a resultados convincentes em campo...com títulos, que é o que o torcedor mais quer!!

2 comentários:

  1. Giba.. primeiramente em 1993 o tigre disputou série A tb, apesar do regulamento favorecer os times do clube dos 13 o tigre inclusive ficou numa honrosa 14 posição a exemplo de 2003.. e dizem q ficamos em 9 no geral em 86 mas ai a discussão é enorme..outro detalhe sobre a queda de 2005.. Tigre e Naútico foram os únicos na era pontos corridos a caírem p B após liderar a série A e e caírem p C no ano seguinte... baita façanha quase como a do ano p-assado qdo fomos lanterna pela 1 vez na história.

    Sobre o time/ clube Crciuma já deveria ter consolidado sua condição de time grande e referencia no Estado há mto tempo.. e essa crise sem dúvida [e uma das piores. O que se observa principalmente p qm n é da cidade é que existe um ciúme mto grande.. uma inveja entre os líderes e empresários da cidade maior do que a rixa entre avai e figueira aqui em Floripa o que acaba prejudicando o clube sem dúvida..

    e uma pergunta Giba?? At\e que ponto a ELENKO continua mandando no time? Afinal a escolha do técnico tb passava por eles ano passado e Hemerson Maria é a escolha mais certa p o atual momento do tigre.. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Valmor, pode sair a qq momento o nome do técnico que, pra mim, está entre Petkovic, PC Gusmão, Hémerson Maria, Geninho e até Benazzi. Elenko? Acho q ela e outros empresários! Abs!

    ResponderExcluir