quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Criciúma, 136 anos...comemorar o que??

Olha...pelo que observo, mesmo sendo extremamente bairrista e um declarado apaixonado pela terra onde nasci...reconheço que não temos muito o que festejar neste seis de janeiro. Talvez, se formos olhar prá nossos antepassados, as pessoas que fizeram e fazem a história da cidade, a garra e o orgulho que temos...quem sabe...algo que mereça reverência. Afinal, Criciúma chegou onde está graças ao seu povo que sempre lutou e trabalhou muito!! Algumas famílias foram responsáveis pelo rápido crescimento da cidade...principalmente nas décadas de 60, 70, 80 e 90. O carvão, a cerâmica e a indústria do vestuário alavancaram bastante o progresso econômico de Criciúma e região. O dinheiro circulava com maior facilidade e, por conseqüência, se evidenciou o poderio econômico do Sul do Estado.

O tempo passou e nossa classe política foi perdendo força e representatividade. A partir de então os efeitos negativos foram aparecendo. Se antes havia uma certa “união política” em torno dos interesses da coletividade, hoje tudo é bem diferente! Faz tempo que perdemos o título de Capital do Carvão ou do Azulejo!! Em muito pouco foi facilitado por aqui a instalação de novas indústrias, pólos produtivos!! Os municípios vizinhos também querem crescer e, sem grandes picuinhas políticas...cada um, ao redor de Criciúma, vai se moldando à realidade e procurando o bem estar de seus habitantes. Masss...ei...ninguém está afirmando aqui que viver em Nova Veneza, Içara ou Morro da Fumaça, citando apenas exemplos, significa que trata-se do “paraíso”!!
Só que Criciúma está castigada, mal-tratada, esquecida, esculachada!! Perdemos nosso domínio...nossa força!! Masss...Gilberto: tudo por causa da fragilidade política de Criciúma e do Sul...como um todo?? Respondo que...também!! É só refrescar a memória com os constantes desentendimentos entre prefeito que saiu e prefeito que entrou...e depois o que entrou, saiu e o que saiu, entrou! Antes disso, entretanto, Criciúma já dava sinais de fragilidade...perda de potência, mesmo!! De vice governador estamos “por aqui”!!! O Dr. Eduardo Moreira até tem caneta...mas é sem tinta!! Sendo assim, observamos Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul, Brusque...dentre outros municípios e regiões que já nos “passaram” há teeeemmpo!!


Contudo, esperança sempre há!! E...resposta boa deve ser dada quando das próximas eleições!! Só que não podemos esquecer de todos os problemas e, na hora “H”, por causa de uma cesta básica ou 30 litros de gasolina, votar em gente que deixa a desejar!! Não esqueçam das vezes em que você procurou um pronto atendimento, na área da saúde, e não foi atendido prontamente bulhufas nenhuma!! Da mesma forma, lembrem, também, de um amigo ou parente seu que foi assaltado ou teve sua residência roubada!! Fique bem antenado pra não esquecer do nosso precaríssimo sistema educacional e do seu carro que quebrou o amortecedor ou rasgou o pneu por causa dos MUITOS buracos espalhados pelas nossas vias públicas!! Apesar dos infortúnios, somos daqui e amamos a “terrinha” que é boa...sem dúvida alguma!! O problema está com quem mandou e manda na cidade e região...e deixaram Criciúma ficar assim!! Ah...mas um dia a coisa melhora!! Deus há de querer!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário