quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Em qualquer circunstância...um time competitivo!!

Quem é apaixonado por futebol ou pelo menos aprecia o esporte mais popular do País gosta de ver bons jogos, disputados...mas, as vezes, sem grande nível sob o ponto de vista técnico. Particularmente, faço parte dessa dita maioria pelos “amantes da bola”! Claro que é melhor ainda assistir um time de alto nível técnico jogar como o Barcelona, dos dias de hoje; a Seleção Brasileira...de 1.970 ou de 82; o Ajax, da Holanda, em 73 e 74...! Enfim...ficaríamos aqui puxando pela memória aquelas equipes que encheram nossos olhos em épocas...muito mais passadas do que o que se observa na atualidade!! Times como o Santos, de Pelé; o Cruzeiro, de Tostão e Dirceu Lopes; o Palmeiras, de Ademir da Guia; o Flamengo, de Zico; o Vasco, de Roberto Dinamite; o Fluminense, de Rivelino; o Botafogo, de Garrincha e Zagalo; o Internacional, de Falcão...Valdomiro e cia..., dentre outros que também merecem destaque na história do futebol brasileiro.

Aqui em Santa Catarina dava gosto de ver o Figueirense, de Sérgio Lopes...na época treinado por Lauro Búrigo. E o Joinville, de Fontan, Nardela e outros marcaram seus nomes na memória do futebol barriga-verde. Entretanto, com todo o respeito que merecem esses clubes...mais o Avaí que jogava o “fino da bola” com Balduíno e Renato Sá, NINGUÉM mais elevou tanto o nome do futebol catarinense lá fora do que o Criciúma Esporte Clube...de Alexandre(foto acima), Grizzo, Jairo Lenzi...e os demais “feras”!! Aliás, expondo todo meu bairrismo, sem deixar a razão de lado, vou mais longe!! Pois...entendo que, lááááá atrás, década de 60, num tempo em que o futebol do Estado “nem aparecia no mapa”, o Metropol já mostrou que nós, criciumenses, soubemos fazer futebol!! Um time que tinha Rubão(foto abaixo), Flazão e Madureira...por exemplo, ganhar duas vezes o Campeonato Sul Brasileiro, em 1.964 e 68, naqueles anos, não era pra qualquer um...em se tratando de clube do interior de Santa Catarina, passando por rivais, principalmente do Paraná e do Rio Grande do Sul! Quanto ao Criciúma...”chover no molhado” falar ou digitar algo sobre o que fez!! A conquista da Copa do Brasil, de 91; o honroso quinto lugar na Taça Libertadores, em 92; e o título brasileiro da Série B, em 2.002...dizem tudo!!

Todos estes times que cito na postagem vi jogar. Alguns mais vezes...outros nem tanto, massss... busquei em vídeos e publicações as informações adequadas pra tais conclusões. E...em nenhum deles notei alguém com falta de comprometimento ou espírito de luta. Vale destacar, de outro modo, a qualidade técnica que tinham...obviamente!! Contudo, todos sempre demonstraram elevado espírito de luta e determinação! Ninguém jogava “por jogar” ...simplesmente!! Os caras entravam em campo esbanjando vontade e dedicação!! E...é isso que espero do Criciúma pra 2.016!! Sei que não teremos um time de grande qualificação. Aliás, no atual contexto do futebol nacional, é pouco provável formar um grupo de alta qualidade técnica e que seja “guerreiro”! Mas, ainda é possível aliar um pouco de cada uma das virtudes e dispôr em campo equipes que possam trazer resultados práticos no quesito técnico! Assim...no Criciúma que já estamos com saudades de ver em campo, a responsabilidade é do novo comando: Jaime Dalfarra, Émerson Almeida e, principalmente, Roberto Cavalo!!!

2 comentários: