terça-feira, 8 de março de 2016

Há 24 anos...!!

A cidade inteira acordou com uma expectativa imensa!! Na noite de 6 de março de 1.992 o Criciúma estreava na Taça Libertadores da América!! Um sonho que, talvez, o mais fanático torcedor nem imaginava se transformar em realidade quando em 21 de fevereiro de 91 o Tigre fazia sua primeira partida na Copa do Brasil, no Mato Grosso, empatando em 1 a 1 com o Ubiratan. Naquela data começava a campanha vitoriosa da Copa do Brasil que premiou o Criciúma, juntamente com o São Paulo, a representar o País na competição inter-clubes mais importante do continente! Lembram do que viria pela frente?? Quanta saudade, hein?? O Criciúma foi inserido no grupo 2 e tendo como adversários, além do São Paulo, o Bolívar e o San José, ambos bolivianos. A campanha do Criciúma foi vitoriosa na primeira fase deixando todos os catarinenses maravilhados com o que assistiam!! A torcida do Tigre, então...viveu dias em estado de graça!!Em seis jogos, o Tigre, de Levir Culpi, ganhou quatro, empatou um e perdeu outro. Terminou a primeira fase como líder!! Veio a segunda etapa do torneio e um “mata-mata” contra o Sporting Cristal, do Perú. De novo, o Criciúma “deu as cartas” lá e aqui: 2 a 1 e 3 a 2...pelas oitavas de final. Depois...novamente o São Paulo, de Telê Santana...e a desclassificação mais aplaudida que o estádio Heriberto Hülse já viu. Isso, depois de derrota no Morumbi, 1 a 0; e, empate aqui...1 a 1!
Quanto ao jogo de estréia na Libertadores/92...lembro bem que o Criciúma foi simplesmente perfeito!! Tudo ordenado e preparado num curto espaço de tempo! A casa tricolor necessitava de reparos...reformas pra receber uma competição em âmbito internacional...a Copa Libertadores, certame que jamais outro clube catarinense teve o gostinho de disputar!! Na época, o presidente Moacir Fernandes e seus pares de diretoria...dentre eles, Algemiro Manique Barreto e Afonso Back, “correram” muito para deixar o estádio Heriberto Hülse em condições de abrigar partidas tão importantes como as que já estavam na tabela divulgada pela Conmebom. Arrumações no gramado, nas arquibancadas...uma ajeitada aqui outra ali nos vestiários e instalações para a imprensa e...pronto!! Enfim...o grande dia!!
O público oficial divulgado, conforme o borderô da partida...21.345 torcedores. Arrecadação... em cruzeiros: 73.855.000,00!! Delírio total no estádio Heriberto Hülse quando o alto-falante do estádio anunciou que haveria uma chamada do jogo, isso na TV Globo, dentro do Jornal Nacional!! E...o melhor ainda estava por vir!! O Tigre não “tomaria conhecimento” do São Paulo e surpreenderia o Brasil com uma goleada de 3 a 0. Jairo Lenzi fez o 1º, a 41 minutos da 1ª etapa; Gélson, a 5 do 2º tempo, marcaria o segundo gol(de pênalte); e, Adílson Gomes, aos 44 minutos...”fechando a conta”...3 a 0! Atentem para os árbitros que eram de “primeira linha”: Renato Marsíglia, o juiz, com Cláudio Vinícius Cerdeira e Paulo Jorge Alves.

Times?? Claro....relembro com imenso prazer!!Criciúma: Alexandre; Sarandi, Vilmar, Wílson e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Vanderlei, Zé Roberto e Jairo Lenzi. Durante a partida, Levir Culpi tirou Vanderlei e colocou Soares; e, Zé Roberto Saiu para a entrada de Adílson Gomes. O São Paulo teve: Zétti; Pintado, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Mona, Suélio e Eraldo; Catê, Gilmar e Cláudio Moura. Entraram, ainda, no time de Telê...Cafú e Raí. Quanta saudade, hein gente??!! E...como é bom relembrar o que foi bom!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário